B!NewsMusicaisMusicais BiográficosMusicalMusical BrasileiroMusical OriginalRevivalsRio de JaneiroSão Paulo

2024: Saiba o que estreia e reestreia no teatro musical

O ano garante montagens brasileiras de títulos internacionais inéditos, além de revivals e homenagens biográficas a grandes personalidades.

O ano de 2024 enfim chegou, e com ele dezenas de apostas dos palcos, que prometem movimentar o eixo Rio-São Paulo já a partir deste mês. Seguindo a tradição de todos os anos, o B! reuniu alguns títulos, montou a lista mais completa de musicais, e te conta tudo.

O público já pode esperar por grandes estreias e reestreias no teatro musical, pois existem opções para todos os gostos, entre produções confirmadas e especulações, desde revivals, superproduções inéditas e musicais brasileiros, até comédias, dramas e romances, além de alertas para temas importantes, celebrações à vida e carreira de estrelas da música nacional e internacional, e muita representatividade.

Anote na agenda e programe-se, pois o ano já começou!

AGENDA TEATRO MUSICAL 2024:

Estreias, reestreias, revivals…

Entre as opções de montagens brasileiras e produções originais que seguem em cartaz ou retornam aos palcos, o que não vai faltar para os fãs de teatro musical é diversidade com títulos como  “A Cor Púrpura”, “A Noviça Rebelde”, “A Pequena Loja dos Horrores”, “As Metades da Laranja”, “Alguma Coisa Podre”, “Bossa Nova Cabaret”, “Cabaret”, “Luther King”, “Hairspray”, “Matilda”, “O Rei Leão”, “Once”,“Priscilla – Rainha do Deserto” e “80 – A Década do Vale Tudo – Doc. Musical”.

A Cor Púrpura: A premiada produção da Estamos Aqui Produções, que vem realizando temporadas pelo país desde 2019, ganhará novas sessões em São Paulo no mês de junho. Informações como elenco e local ainda serão divulgadas.

A Noviça Rebelde: Uma nova montagem do clássico retorna ao palco, agora em nova parceria da dupla Möeller & Botelho com a Aventura. Malu Rodrigues e Larissa Manoela retornam aos papéis de Maria e Liesel, conforme montagem de 2018, enquanto Pierre Baitelli assume o posto de Capitão Von Trapp. A produção cumpre temporada no Teatro Riachuelo Rio, no Rio de Janeiro, de 19 de abril a 23 de junho. Já São Paulo recebe o espetáculo em micro temporada na Vibra São Paulo de 13 a 28 de julho. 

A Pequena Loja dos Horrores: O espetáculo, que chegou ao Brasil pela primeira vez em 1989, retorna aos palcos produzido pela Estamos Aqui Produções e Touché Entretenimento, a montagem será dirigida por Tadeu Aguiar, que, há 35 anos, estrelou a montagem no papel de Seymour. Informações como data, local e elenco ainda serão divulgadas.

As Metades da Laranja: Embalado por canções de Fábio Jr., a comédia musical é estrelada por Tauã Delmiro, responsável também pelo texto e direção, Vitor Maia e Analu Pimenta. A direção musical e arranjos são de Tony Lucchesi, que acompanha o trio ao piano. Após duas temporadas cariocas, o premiado musical da Produtora Alada retorna ao palco para três únicas sessões no Teatro Prio, no Jockey Club do Rio de Janeiro.

Alguma Coisa Podre: Produzido pela Touché Entretenimento, Barho Produções e Uma Boa Produção, a comédia musical mais premiada de 2023, dirigida por Gustavo Barchilon, com direção musical de Thiago Gimenes, e estrelada por Marcos Veras, George Sauma, Laila Garin e grande elenco, deve retornar aos palcos em 2024. Informações como data, local e atualizações de elenco ainda serão divulgadas. [Saiba mais]

Bossa Nova Cabaret: A comédia musical escrita e dirigida por Pedro Paulo Bogossian e Helen Heline – que também integra o elenco junto de nomes como Rosi Campos, Conrado Caputo e Rachel Ripani, segue em cartaz no Teatro da Fiesp, localizado no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. A produção reabre suas cortinas dia 11 de janeiro e os ingressos são gratuitos, podendo ser reservados no site oficial da Fiesp ou adquiridos na bilheteria local, através de remanescentes.

Cabaret: O musical ganha nova montagem brasileira dirigida por Kleber Montanheiro e estrelada por Ícaro Silva, André Torquato e grande elenco A produção estreia no primeiro semestre no 033 Rooftop, localizado no Complexo JK Iguatemi, em São Paulo.

Hairspray: Estrelado por Tiago Abravanel no papel de Edna, a produção, encabeçada pelo artista, marca também a grande estreia da Motivo Live no mercado de musicais, junto da Abrava e AR Produções. A produção tem previsão de estreia para o primeiro semestre em São Paulo. Informações como data, local e demais nomes do elenco ainda serão divulgadas.

Luther King: Produzido pela Cia Nissi, o musical sobre o pastor americano, considerado um dos maiores líderes dos direitos civis da história, tem direção, texto e letras de Caíque Oliveira e direção musical de Paulo Ocanha. A produção retoma a temporada dia 05 de janeiro e estreia temporada inédita no Rio de Janeiro ainda no primeiro semestre.

Matilda: Em cartaz desde outubro de 2023, a produção dirigida por John Stefaniuk e com direção musical de Vânia Pajares segue em cartaz no Teatro Claro Mais, em São Paulo, estrelada por Belle Rodrigues, Luísa Moribe, Mafê Diniz e Maria Volpe, que se revezam no papel-título, além de nomes como Myra Ruiz, Fabi Bang, Fabrizio Gorziza e Cleto Baccic. A produção retoma a temporada dia 03 de janeiro, com sessões de quarta a domingo.

O Rei Leão: Considerado o maior sucesso da Broadway, a superprodução da Disney que retornou ao país em 2023, após 10 anos, é agora estrelada por Thales Cesar, Marcel Octavio, Drayson Menezes, Diego Luri, Lucas Cândido e elenco, e segue em cartaz no Teatro Renault, em São Paulo, durante o primeiro semestre. O musical reabre as cortinas dia 11 de janeiro, com sessões de quinta a domingo e ingressos promocionais para compras antecipadas. [Saiba mais]

Once: Dirigido por Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia, um dos musicais mais premidos de 2023, com estatuetas do Bibi Ferreira e Destaque Imprensa Digital, produzido pela Palco 7 Produções, Rega Início Produções e Solo Entretenimento, e estrelada por Bruna Guerin e Lucas Lima e grande elenco de artistas que também tocam diversos instrumentos musicais, ganha nova temporada no palco do Teatro Villa-Lobos, em São Paulo, a partir de 25 de janeiro. [Saiba mais]

Priscilla – A Rainha do Deserto:  Baseado no icônico filme de 1994, o musical retorna ao país após 12 anos em uma versão inédita dirigida por Mariano Detry e com cenografia de Matt Kinley. A produção tem previsão de estreia para o mês de maio, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Informações como data e elenco ainda serão divulgadas.

80 – A Década do Vale Tudo – Doc. Musical: Seguindo o sucesso de produções como o Doc. 60 e Doc. 70, a produção idealizada pelo diretor Frederico Reder, da Brain+, e o roteirista Marcos Nauer, é estrelada pela cantora Sandra de Sá, que, junto a um elenco de grandes vozes, revisitam os principais acontecimentos da década de 1980, embalados por vários sucessos da época, sob a direção musical de Jules Vandystadt. O musical reabre as cortinas dia 04 de janeiro, no Teatro Claro Mais, no Rio de Janeiro.

Pela primeira vez no Brasil…

No time de títulos internacionais inéditos do teatro musical, estão produções como “Amélie”, “Elvis – A Musical Revolution”, “Hadestown”, “Kinky Boots”, “Memphis”, “Querido Evan Hansen” e “Rocky”.

Amélie: Baseado na comédia romântica “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, lançada nas telas em 2001, o espetáculo, que já passou pela Broadway e West End está entre os projetos do ano produzidos pela Rega Início Produções. Informações como data, local e elenco ainda serão divulgadas. (imagem meramente ilustrativa)

Elvis – A Musical Revolution: Celebrando Elvis Presley, a produção australiana, que estreou há cinco meses em Sidney, chega ao Brasil produzida pela Atual Produções, com direção de Miguel Falabella e direção musical de Jorge de Godoy. O musical tem estreia marcada para o segundo semestre, no Teatro Santander, em São Paulo. 

Hadestown: O espetáculo que traz uma versão do antigo mito grego de Orfeu e Eurídice fez sua estreia oficial em 2006, em Vermont, se transformando em um álbum conceitual lançado em 2010, e chegando ao West End em 2016 e a Broadway em 2019. Agora, de acordo com uma rede social oficial, ele pode chegar ao Brasil em 2024. Informações como data, local e elenco ainda não foram divulgadas.

Kinky Boots: Dos mesmos produtores de Naked Boys Singing!, Bacana Produtora e Mosaico Produções, o musical, com ingressos já a venda, tem direção de Rodrigo Alfer. A estreia acontece dia 29 de maio, no Teatro Liberdade, em São Paulo.

Memphis: A história do disc jockey Dewey Phillips de Memphis, um dos primeiros DJs brancos a tocar música negra na década de 1950 chega ao Brasil em uma produção assinada pela Estamos Aqui Produções. Informações como data, local e elenco ainda serão divulgadas. (imagem meramente ilustrativa)

Querido Evan Hansen: Produzido pela Estamos Aqui Produções em parceria com a Touché Entretenimento, o musical será estrelado por Rodrigo Lombardi e Vanessa Gerbelli, sob a direção de Tadeu Aguiar. A produção tem estreia marcada para junho, no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro. [Saiba mais]

Rocky: A história fictícia do famoso boxeador do cinema, Robert “Rocky” Balboa, inspirado no lutador Chuck Wepner, ganhará os palcos em uma produção da Del Claro Produções, de Adriana Del Claro, que se une ao Grupo Live, dos empresários Guga Pereira e Wilson Anastácio. Informações como data, local e elenco ainda serão divulgadas. (imagem meramente ilustrativa)

Diretamente do Rio de Janeiro…

“Beetlejuice – Os Fantasmas se Divertem” e “O Jovem Frankenstein” fazem a principal ponte aérea do país e também dos musicais, aterrissando em São Paulo após concluírem suas temporadas cariocas.

Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem: Após sucesso no Rio de Janeiro, em temporada realizada de outubro a dezembro de 2023, o espetáculo da Touché Entretenimento chega a São Paulo estrelado por Eduardo Sterblitch, Ana Luiza Ferreira, Joaquim Lopes e grande elenco. A estreia acontece dia 22 de fevereiro, no Teatro Liberdade, e os ingressos já estão a venda. [Saiba mais]

O Jovem Frankenstein: Após estreia no Rio de Janeiro, a comédia musical da dupla Möeller & Botelho, em parceria com a Aventura, chega à São Paulo estrelada por Marcelo Serrado, Malu Rodrigues, Totia Meireles, Dani Calabresa, entre outros nomes conhecidos do humor, nos palcos e na televisão. A estreia acontece dia 18 de janeiro, no Teatro Bradesco. [Saiba mais]

Os biográficos…

As biografias também vão marcar presença na programação de teatro musical do ano, homenageando grandes artistas brasileiros, como Clara Nunes, Martinho da Vila, Renato Aragão e Tarsila do Amaral. O gênero reserva também espaço para o ativista Herbert Daniel e para o ícone mundial Elvis Presley, em uma produção inédita.

A Vedete do Brasil: Dirigido por Claudia Netto e com direção musical de Alfredo Del-Penho, o espetáculo jukebox que celebra o centenário da vedete Virgínia Lane, estrelado por Suely Franco, Flávia Monteiro e Bela Quadros, segue em cartaz no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, chegando a São Paulo dia 08 de março, no Teatro FAAP.

Adorável Trapalhão: Estrelado por Rafael Aragão, também idealizador do projeto realizado pela Rega Início Produções, o musical que celebra a vida e carreira de Renato Aragão, o Didi Mocó, tem texto escrito por Marília Toledo, letras e músicas do diretor musical Marco França em parceria com Fernando Suassuna e direção de José Possi Neto. Informações como data, local e demais nomes de elenco ainda serão divulgadas. [Saiba mais]

Cássia Eller: Completando uma década desde sua estreia, a produção da Turbilhão de Ideias, que conquistou o feito de passar por todas as 27 capitais do país ao longo de suas temporadas, retorna ao palco para uma temporada comemorativa de 10 anos ininterruptos em cartaz. O musical ganha nova temporada em julho, em São Paulo. Informações como data e local ainda serão divulgadas.

Clara Nunes, a Tal Guerreira: Estrelado pela cantora Vanessa da Mata, a artista, que completou 40 anos de sua morte em 2023, será celebrada na nova produção da Palco 7 Produções e Solo Entretenimento, que conta com a visão de Jorge Farjalla. Informações como data, local e demais nomes de elenco ainda serão divulgadas. [Saiba mais]

Codinome Daniel: O espetáculo original é inspirado no livro “Revolucionário e Gay: a vida extraordinária de Herbert Daniel”, com texto e direção de Zé Henrique de Paula e músicas de Fernanda Maia. A produção estrelada por Davi Tápias encerra a Trilogia Para a Vida, que inclui “Lembro Todo Dia de Você” e “Brenda Lee e o Palácio das Princesas”, abordando o tema HIV. O musical estreia dia 12 de Janeiro no Teatro do Núcleo Experimental, em São Paulo.

Martinho – Coração de Rei: Fechando a trilogia do samba idealizada por Jô Santana, da Fato Produções Artísticas, e que já contemplou Cartola e Dona Ivone Lara, a homenagem ao cantor Martinho da Vila ganha vida pelas mãos de Miguel Falabella, que assina texto e direção. A estreia acontece no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Informações como data e demais nomes de elenco ainda serão divulgadas.

O Rei do Rock – O Musical: Inédito e original, o musical é estrelado por Beto Sargentelli, responsável também pelo texto e produção através da H Produções Culturais, em parceria com a Andarilho Filmes e Turbilhão de Ideias. Com direção de João Fonseca, direção musical de Thiago Gimenes e direção de movimento e coreografias de Keila Bueno, a estreia acontece dia 15 de março, no Teatro Claro Mais, em São Paulo. [Saiba mais]

Tarsila – A Brasileira: Homenageando um dos principais nomes do movimento modernista, a produção é idealizada pela Raia Produções, de Claudia Raia, que estrela o papel-título, além de Jarbas Homem de Mello, Ivan Parente, Carol Costa e grande elenco. Dirigido por José Possi Neto e com texto de Anna Toledo, o espetáculo produzido pela Rega Início Produções e realizado pela Oito Graus Produções estreia dia 25 de janeiro, no Teatro Santander, em São Paulo. [Saiba mais]

Estrelas da MPB…

Ainda agradando os fãs da música popular brasileira e de teatro musical, o público pode esperar por homenagens inéditas à Chico Buarque, Djavan, Rita Lee, e ao grupo Paralamas do Sucesso.

(imagens meramente ilustrativas)

Chico Buarque: O cantor e compositor ganhará um musical inédito que foge aos padrões biográficos. Baseado em suas canções e obra, o projeto tem texto e direção de Rafael Gomes e a produção de Andrea Alves, da Sarau Cultura Brasileira. A dupla renova a parceria de sucesso de “Gota d’Água [A Seco]”, estrelado por Laila Garin, que também se junto ao musical como o primeiro nome confirmado. A produção deve estrear em junho, mês em que o artista completa 80 anos. Informações como data, local e demais nomes de elenco ainda serão divulgadas.

Rita Lee – Uma Autobiografia: Estrelado por Mel Lisboa, que retorna ao palco na interpretação da roqueira, um novo musical, baseado agora em sua primeira autobiografia, ganhará os palcos sob a direção de Débora Dubois e Márcio Macena – os mesmos de “Rita Lee Mora ao Lado”. A previsão de estreia é para o mês de abril, no Teatro Porto, em São Paulo. Informações como data e demais nomes de elenco ainda serão divulgadas.

Djavan – O Musical: A biografia oficial do artista chega aos palcos produzida pela Turbilhão de Ideias. Idealizado por Gustavo Nunes, o musical conta com a concordância de Djavan e da Editora Luanda, e terá o filho do homenageado, João Viana, à frente da direção musical, junto de Fernando Nunes. O intérprete do músico será escolhido através de audição nacional. A estreia está prevista para o segundo semestre e informações como data, local e nomes de elenco ainda serão divulgadas.

Vital – o musical dos Paralamas: Baseado na trajetória de 40 anos do grupo musical, o projeto da Turbilhão de Ideias, idealizado por Gustavo Nunes e Marcelo Pires, vai abrir audições nacionais para encontrar os intérpretes dos músicos de Hebert Viana, Bi Ribeiro, João Barone, do empresário José Fortes, entre outros personagens. A estreia está prevista para junho, no Rio de Janeiro, já prevendo temporadas em São Paulo e Brasília. Informações como data, local e nomes de elenco ainda serão divulgadas.

Cheios de brasilidade…

Para os fãs de musicais originalmente brasileiros tem opções como “Itapuca – O Musical”, “Na Rua, Na Chuva, na Fazenda”, “O Jogador – O Musical”, “Por Elas – O Musical” e “Viva o Povo Brasileiro”.

Itapuca: Com roteiro e direção de Marllos Silva e composições de Elton Towersey, o musical de temática indígena é uma produção da Scuola Di Cultura, de Niterói, Rio de Janeiro, cidade onde acontece a estreia. (imagem meramente ilustrativa)

Na Rua, Na Chuva, na Fazenda: Contemplado no Prêmio do Humor – A Seleção, a nova comédia musical de Tauã Delmiro é inspirada em filmes de faroeste e embalada por canções do grupo Kid Abelha. A produção, da Produtora Alada, é estrelada por Delmiro, Victor Maia, Analu Pimenta e o diretor Tony Lucchesi, e é a segunda parte da “Trilogia da Bagaceira”, iniciada por “As Metades da Laranja”. A estreia acontece dia 12 de janeiro, na Sede Cia dos Atores, no Rio de Janeiro.

O Jogador: Anunciado pela primeira vez na imprensa em 2017, a produção inédita e original da Estamos Aqui Produções está entre entre as apostas de Tadeu Aguiar e Eduardo Backr. A história terá como pano de fundo o Futebol e deve fazer um paralelo com o mito de Fausto – baseado na história do Dr. Fausto, personagem alemão, mitológico e literário que fez um pacto com Mefistófeles em troca de conhecimento e respostas. Informações como data, local e nomes de elenco ainda serão divulgadas. (sem foto)

Por Elas: Escrito por Eline Porto, que também encabeça o elenco e a produção, o musical que celebra a força do canto feminino, embalado por grandes sucessos de cantoras nacionais e internacionais, tem direção de Stella Maria Rodrigues e direção musical de Claudia Elizeu, e conta ainda com as vozes de Estrela Blanco, Marya Bravo, Jana Figarella e Suzana Santana. A estreia acontece dia 12 de janeiro, no Teatro Clara Nunes, no Rio de Janeiro. [Saiba mais]

Viva o Povo Brasileiro: Baseado na obra de João Ubaldo Ribeiro, o musical, que já passou pelo Rio de Janeiro, é produzido pela Sarau Cultura Brasileira e dirigido por André Paes Leme, com direção de João Milet Meirelles e traz canções originais de Chico César. Estrelado por nomes como Alexandre Dantas, Mauricio Tizumba e Zahy Tentehar, a produção segue em cartaz no Teatro Raul Cortez, localizado no Sesc 14 BIS, até 14 de janeiro. [Saiba mais]

Kids e Teen…

E para os pequenos fãs de teatro musical, as produções “A Fabulosa Fábrica de Música”, “D.P.A – A Peça 2: Um Mistério Musical em Magowood” e “Petshop – O Musicão” garantem a diversão já nas férias.

A Fabulosa Fábrica de Música: Com texto de Adalberto Neto, direção de Roberto Bomtempo e direção musical de Roger Hent, a produção da Turbilhão de Ideias, idealizada por Gustavo Nunes e Rose Dalney, e que fez sua estreia no Rio de Janeiro, é uma aventura – literalmente – musical conduzida por Beethoven, e estrelada por nomes como Manu Estevão, Du Herrera e Rômulo Weber. A estreia acontece dia 06 de janeiro, no Teatro das Artes, em São Paulo. [Saiba mais]

D.P.A – A Peça 2: Um Mistério Musical em Magowood: Das telas para os palcos, a série de sucesso do Gloob, com os detetives do Prédio Azul, ganha novo mistério musical estrelado pelo elenco original da TV e participações especiais. A estreia acontece dia 06 de janeiro, no Teatro Villa-Lobos, em São Paulo.

Petshop – O Musicão: Com texto e letras de Vitor Rocha, a nova produção da Maestro Entretenimento é idealizada e produzida por Juliana Daud e traz Fernanda Chamma na direção e coreografia, o Maestro Fábio G. Oliveira na direção musical e André Abujamra na produção musical. A estreia acontece dia 09 de março, no Teatro Bravos, em São Paulo.

E aí?! Já garantiu seu ingresso para 2024? O ano promete!!

* Essa lista pode sofrer alterações ao longo do mês de janeiro de 2024. Ao reproduzir o conteúdo, credite.
** Confira sempre a data de término das temporadas em redes sociais oficiais ou sites de vendas de ingressos.
*** Os elencos podem sofrer alterações sem prévio aviso.
Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!