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Estrelado por Claudia Raia, musical “Tarsila, a Brasileira” divulga elenco

Com ingressos a venda, produção inédita e original sobre Tarsila do Amaral e período modernista é a primeira estreia de 2024.

Foto de Capa: Paschoal Rodrigues
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O próximo aniversário da cidade de São Paulo, celebrado no dia 25 de janeiro de 2024, será marcado pela estreia de “Tarsila, a Brasileira”, um musical 100% nacional que lança luz sobre a vida – e as obras – da modernista Tarsila do Amaral. Realizado pela Oito Graus Produções, com produção da Rega Início Produções Artísticas e idealização da Raia Produções, o espetáculo, com ingressos já à venda e elenco recém divulgado, estará em cartaz no Teatro Santander, localizado no Completo JK Iguatemi, destaca Claudia Raia no protagonismo e também à frente de todos os detalhes da produção, em mais um trabalho compartilhado com o marido Jarbas Homem de Mello, como intérprete de Oswald de Andrade.

O espetáculo propõe uma viagem ao início do século XX, trazendo, em um primeiro momento, o contato com ícones como Anita Malfatti vivida por Keila Bueno, Mário de Andrade vivido por Dennis Pinheiro e Menotti del Picchia vivido por Ivan Parente. Juntamente com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, eles formam o quinteto de modernistas responsável por desempenhar um papel fundamental na história da arte brasileira, mas que acabam por dar lugar ao biografismo da criadora de Abapuru, abrindo caminho para um mergulho mais fundo em sua vida, pautada por muitos romances e grandes dramas pessoais e profissionais.

O elenco que reúne ao todo 23 atores-cantores, inclui ainda talentos como Carol Costa que vive a icônica Pagu, Liane Maya, Reiner Tenente, Marcos Lanza, Estela Ribeiro, André Luiz Odin, John Seabra, Fernanda Godoy, Fernanda Salla, Marilice Cosenza, Matheus Paiva, Mirella Guida, Carol Botelho, Rafael Leal, Renato Bellini, Vanessa Costa e Guilherme Pereira. Já a equipe criativa, é composta Anna Toledo que assina texto e letras junto de José Possi Neto, sendo ele também responsável pela encenação e direção de arte. Já direção musical é de Guilherme Terra, que assina também as letras originais junto de Tony Lucchesi.  As coreografias e direção de movimento estão à cargo de Alonso Barros, a cenografia de Renato Theobaldo, os figurinos de Fabio Namatame e o visagismo de Dicko Lorenzo.

Sinopse:

A história começa com a chegada de Tarsila a São Paulo, em 1922, vinda da Escola de Artes de Paris, e seu encontro com os modernistas, que daria origem ao famoso Grupo dos Cinco (Tarsila, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia) e seria o início de um tórrido romance entre ela e Oswald. A ação então passa pela efervescência e excessos dos modernistas, a vida entre São Paulo e Paris, o atribulado e concorrido atelier de Tarsila em Paris, frequentado pela nata artística da época (Pablo Picasso, Igor Stravinsky, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros), o “redescobrimento do Brasil” e as revoluções estéticas que culminaram no movimento Antropofágico e na criação do Abaporu, ponto máximo da colaboração artística entre Tarsila e Oswald.

A segunda parte da história começa justamente com a Crise de 1929, quando Tarsila perde toda a sua fortuna e descobre a traição de Oswald com Pagu, jovem protegida do casal. Separada de Oswald e destituída de suas fazendas, Tarsila viaja para Moscou e dá início a sua fase de pinturas “sociais”, retratando os trabalhadores brasileiros. Tarsila é presa pela polícia de Getúlio Vargas, suspeita por atividades “revolucionárias” pelo simples fato de ter ido à Rússia. Acolhida e amparada pelos amigos, Tarsila então conhece seu último amor, o jornalista carioca Luis Martins, 24 anos mais jovem do que ela, com quem viveria por dezoito anos.

Após a morte da sua filha e sua neta, da separação de Luís, e da morte de Mário, Anita e Oswald, Tarsila reflete sobre suas perdas e encontra consolo na espiritualidade – mais especificamente, na doutrina espírita de Chico Xavier. Numa epifania, Tarsila revela sua visão e renova sua convicção na Arte como possibilidade de transcendência e de encontro com as pessoas que amou e as pessoas que compartilharam do mesmo sonho, que se funde com a Retrospectiva da Semana de Arte Moderna, cem anos depois, numa grande consagração da Cultura brasileira.

SERVIÇO:

Onde: Teatro Santander –  Complexo JK Iguatemi
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041, Itaim Bibi, São Paulo
Quando:
  25 de janeiro a 26 de maio (conferir no site todas as datas disponíveis)
Quintas-feiras, às 20h; Sextas-feiras, às 20h; Sábados, às 16h e 20h; Domingos, às 16h e 20h
Quanto: R$25 a R$300
Vendas: Sympla (com taxa de conveniência) e Bilheteria Local (sem taxa de conveniência)
Duração: 2h30min, com intervalo
Classificação etária: Livre, menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

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