Musicaismusical brasileiroTV e StreamingYouTube

Musical “Jacksons do Pandeiro” ganha estreia digital

Espetáculo da Barca dos Corações Partidos será transmitido no próximo dia 10 pelo YouTube e pelo canal de TV Bis

Previsto para estrear no começo do ano, a homenagem ao compositor e músico “Jacksons do Pandeiro“, estrelada pela inventiva companhia Barca dos Corações Partidos precisou ser não apenas adiada, mas remodelada pela pandemia da Covid-19. Agora, o espetáculo finalmente tem uma data para estrear: 10 de outubro, por meio de transmissão ao vivo no YouTube e pela TV. Esse tem sido o caminho de diversos espetáculos e atrações culturais durante o fechamento dos teatros. Após a viralização das lives, as peças e eventos culturais começam a adotar modelos híbridos para voltar à cena, com todos os cuidados possíveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

A chamada “homenagem sincopada” ao Rei do Ritmo, tem texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios e combina episódios da vida do multi-instrumentista brasileiro com a trajetória dos integrantes da Barca, companhia teatro-musical que se empenha em colocar a  brasilidade em cena. Nomes como Gonzagão, Chico Buarque e Ariano Suassuna estão entre o hall dos homenageados com produções do grupo. A direção é de Duda Maia, a mesma que assinou o premiado “ELZA“, para a Sarau Agência de Cultura, e as batutas da direção musical estão sob responsabilidade de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

Estreia em múltiplas telas e ação solidária

A estreia segue após a realização do festival online @Barca, que trouxe cultura, música e entretenimento para público durante a fase mais restritiva da quarentena no país. Agora a ação intitulada “Lá Vem A Barca” conta ainda com colaboração do público para gerar contribuições para todos os profissionais envolvidos neste projeto, não apenas na ênfase artística.

Com opções de R$ 10,00 a R$ 1000,00 disponíveis, cada uma delas conta com uma recompensa diferente, que vão de catálogo digital autografado, faixas bônus das canções da peça até um vídeo com um improviso com o elenco da Barca dos Corações Partidos usando o nome do doador. Além da transmissão digital pelo YouTube, o espetáculo poderá ser acompanhado em sua estreia no canal de TV por assinatura Bis, que tem programação dedicada à música.

Recriação do universo rítmico do homenageado

O ritmo é que o que dá o tom dessa produção e deu a deixa para a concepção artística de todo o time criativo. Pequenas esquetes divertidas (o humor era uma marca do cantor) costuram a trajetória de Jackson do Pandeiro, contada em um palco que trabalha com dois níveis distintos de altura, onde se apresentam os integrantes da companhia Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios, Fábio Enriquez, Renato Luciano e Ricca Barros e três convidados: Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza.

Além de novos arranjos para os cocos e baiões que se tornaram populares na interpretação do artista, novas composições foram inclusas. As marcações corporais, as pausas e não apenas o texto falado são o compõem a ligação entre as cenas, fruto do trabalho de estudo de corpo da diretora Duda Maia, que volta a trabalhar com a Barca após o sucesso do premiado e autoral “Auê”. Outra paixão de Jackson do Pandeiro, os outrora populares filmes de “faroeste” também estarão presentes na dramaturgia do espetáculo, além de canções como “Sebastiana”, “Chiclete com Banana” e “O Canto da Ema”.

Serviço

Jackson do Pandeiro – Estreia Online

Quando: 10 de outubro, às 20h

Onde assistir: YouTube ou Canal Bis (NET – 120/620, SKY – 560 e 160, OI – 131, Vivo – 535)

Etiquetas
Mostrar mais

Cláudio Martins

Jornalista formado pela FACHA (RJ) e fundador do A Broadway é Aqui!

Artigos relacionados

Comente

Botão Voltar ao topo
Fechar