Musical homenageia centenário do Hotel Copacabana Palace
História da hospedagem mais famosa do Brasil é contada por grandes nomes, como Suely Franco e Vanessa Gerbelli
O hotel mais famoso do Brasil, o Copacabana Palace completa 100 anos em 2023 e ganha uma série de homenagens, incluindo um musical que conta a história da casa de hospedagem, fundada pela família Guinle, nome comum na trajetória da elite do Rio de Janeiro. O espetáculo conta com 19 artistas, entre eles Suely Franco, Vanessa Gerbelli e Mouhamed Harfouch, entre outros nomes.
Completando seu nonagésimo espetáculo, Suely Franco divide o papel da personagem com Vanessa ao interpretar Maria Isabel Guinle, ou Mariazinha como era conhecida a esposa do magnata da família, o empresário Otavio Guinle.
As duas vivem linhas temporais distintas e dão um toque feminino a história do hotel. Após o falecimento de Otavio em 1968, Mariazinha Guinle passa a gerir o hotel em meio às dificuldades financeiras e risco de perda do patrimônio envolvido neste processo.
O empresário norte-americano James Sherwood, fundador da rede Belmond, se interessa em comprar o hotel e a Maria vive o dilema: abrir mão do hotel ou seguir em frente em meios às dificuldades. A história é embalada por canções de artistas que já passaram pelo Golden Room – o salão de festas do hotel. Entre esses artistas estão nomes como Cauby Peixoto, Carmem Miranda, Elza Soares, além de artistas internacionais como Marlene Dietrch e Sarah Vaughan.
O espetáculo já foi encenado em 2022, na reinauguração do Teatro Copacabana Palace, localizado nas dependências do próprio hotel e segue em curta temporada até 27 de agosto.