B!OffB!OffEntrevistaExclusivo

“Sonho que meninas mais gordinhas possam fazer papéis além da Tracy”, diz Chiara Guttieri

A cantora lírica e professora fala sobre carreira, desejos e dificuldades enfrentadas na pandemia

A paixão da cantora lírica Chiara Guttieri pelo teatro musical começou cedo, aos 8 anos. “Eu me apaixonei pelo ‘O Fantasma da Ópera’. Na época, já adorava cantar, levava jeito e era bem afinada, foi assim que decidi que seria ‘igual a Christine’ e comecei a estudar canto lírico”, relembrou a artista que atualmente é professora de canto. Em entrevista ao B!, ela fala da carreira, dos sonhos profissionais e da falta de apoio do atual governo à classe artística.

Após terminar o ensino médio, Chiara foi estudar canto lírico na Unesp e o teatro musical acabou ficando um pouco de lado, isso até o momento em que surgiu as audições para o espetáculo “A Noviça Rebelde”, em 2018. “Esse sempre foi um dos meus musicais preferidos e o Teatro Renault [onde o espetáculo foi apresentado] é encantador. Ser a freirinha que cantava para a Maria Von Trapp entrar na igreja era emocionante em toda sessão”, falou a artista.

Confira o cover de ‘Only Us’ que o casal da vida real, Chiara Guttieri e Vitor Moresco, gravou com exclusividade para o B! inspirado no musical “Dear Evan Hansen”: 

A carreira artística também começou cedo. Aos 13 anos, a cantora integrou Coro Infantil da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e posteriormente o Coro Juvenil. “Junto da faculdade integrei o Coral Jovem do Estado de São Paulo, coro que integro até hoje e é dirigido pelo maestro Tiago Pinheiro com preparação vocal da soprano Marília Vargas.”

Chiara também esteve na temporada paulista da ópera “Sonho de Uma Noite de Verão”, dirigida por Jorge Takla e Claudio Cruz, na qual interpretou Mustardseed. Além de atuar, a artista também se dedica as suas aulas: “Como sempre gostei e tive facilidade com o belting, acabei me aprofundando no estudo fisiológico e técnico dele durante a faculdade e sou professora de técnica vocal há dois anos”.

Os sonhos de Chiara

Chiara Guttieri

No teatro musical, o sonho da cantora é dar vida à personagem Christine: “Tenho essa vontade por conta do que ela representa para mim e da riqueza do papel. Também adoraria interpretar Natasha, de ‘O Grande Cometa’, e adoro a Lucy, de ‘Jekyll and Hyde’”. O que ela também deseja é ver mais representatividade nos palcos: “Sonho com um mundo em que princesas não precisem ser todas iguais fisicamente e em que meninas mais gordinhas possam fazer papéis além da coadjuvante engraçada ou da Tracy, de ‘Hairspray’”.

Sobre a atual situação dos artistas, Chiara declara: “Acho uma vergonha que um país do tamanho do nosso não perceba que cultura é educação. Enquanto na Europa pequenos recitais já voltaram a acontecer, aqui não temos nem previsão de retorno”.

Ela ainda ressaltou as dificuldades que vem enfrentando: “As atividades do Coral Jovem, do qual participo, seguiram ‘normalmente’, lançamos um concerto virtual lindo, todo gravado em casa, mas não consigo deixar de comentar o stress que é ter que se reinventar completamente do dia para a noite para continuar trabalhando. Gastos com equipamentos, as horas incontáveis de trabalho tanto com gravação como com edição de áudio e de vídeo. É um momento complicado para toda classe artística, mesmo para quem possui trabalho fixo, como eu”.

Etiquetas
Mostrar mais

William Amorim

Jornalista com trabalho acadêmico de pesquisa sobre a história do Teatro Musical no Brasil, repórter de entretenimento/cultura no Portal iG, jurado do Prêmio DID e colunista do A Broadway É Aqui!

Artigos relacionados

Comente

Botão Voltar ao topo
Fechar