B!ExtraB!OffEntrevistasExclusivoMusicaisMusicalPrêmio Bibi Ferreira

Daniela Blois fala do sucesso de “Gabriela”

Ela é de Manaus, formada em medicina, e dona de um timbre peculiar. Estreante no mundo dos musicais, Daniela Blois vêm colhendo os frutos da nova fase profissional que virou sua vida de cabeça para baixo no início do ano, após ser escolhida pelo diretor João Falcão para dar vida à Gabriela, famosa personagem do homônimo clássico literário de Jorge Amado.

Em entrevista exclusiva ao B!, a médica-cantora, e agora também atriz, de 26 anos, falou sobre a importância de ver um pedaço da história brasileira representada no palco e ainda fazer parte disso, fortalecendo o gênero que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de teatro musical.

Gabriela CAPA.jpg“Fazer um espetáculo 100% brasileiro é motivo de muita alegria pra mim e para o público também. Sentimos uma intimidade com aquilo que está sendo apresentado. O jeito de ser brasileiro, as expressões, as músicas que crescemos escutando… Tudo remete a algo muito nosso. Essa identificação é de uma riqueza imensa e aproxima a platéia. O Brasil sempre teve uma tendência a importar muito as coisas. Gabriela mostra que podemos criar algo nosso, fazer musicais com o nosso jeito. Isso é uma reverência à nossa cultura, ao nosso povo”.

E quando perguntada sobre como é poder representar o norte do país em um musical que vem encantando os paulistas, ela analisa: “Infelizmente temos um isolamento geográfico e cultural no norte do país. As coisas são difíceis tanto de sair quanto de chegar lá. Os elencos dos teatros musicais raramente contam com nortistas. Existe uma real barreira pra que isso ocorra. Transpor isso é mostrar que temos muito talento no norte e que apesar das dificuldades a nossa arte pode chegar a ter alcance nacional. Isso só enriquece a produção cultural do nosso país, que passa a contar com elementos mais diversos, com uma brasilidade mais plural”.

gabriela-site-fundo-em-alta.jpg
Cena do espetáculo – Foto: Roberto Setton/Divulgação

Aprovada na primeira etapa das audições, que contou com mais de 700 candidatos, Daniela passou para a segunda fase, onde disputou a vaga de protagonista com 50 possíveis ‘Gabrielas’, e foi aprovada com segurança pelos criativos da banca, a quem conquistou com sua simplicidade, além de agradar por sua aparência, que atendia as características procuradas pela produtora, Caradiboi Arte e Esportes.

E sobre a experiência de ser pupila do premiado diretor João Falcão, que acabou dando novos rumos para sua vida e carreira, ela revela: “O João trouxe tudo de novo pra minha carreira. Por causa de Gabriela, pude ter acesso a aulas de canto, de corpo, de atuação. Nunca tinha feito nada disso. Minha vida deu um giro. Trabalhar com João foi maravilhoso. Ele me permitiu testar, pesquisar e arriscar. Me deu liberdade de criação”. E embora Daniela tenha buscado encontrar nos ensaios o melhor caminho para chegar à personagem, o percurso parece não ter sido tão difícil, uma vez que revelou ter boas semelhanças com a icônica cozinheira de Ilhéus, bem como “a liberdade de ser quem é, o gosto pelas coisas pequenas, e o prazer na dança, no canto, e no amor”.

gabriela-site-retrato.jpg
Foto: Roberto Setton/Divulgação
O que muita gente não esperava é que esse processo de troca proposto por Falcão, de criação e construção sem amarras, renderia à ‘Gabriela de Daniela’ uma importante indicação ao Prêmio Bibi Ferreira, na categoria de Melhor Atriz Revelação; E sobre essa novidade, que vem junto de outras 12 indicações do espetáculo, sendo ele o recordista da 4ª edição do evento, a jovem comemora: “Foi uma alegria imensa. Montamos Gabriela com muito carinho. Tantas indicações mostram que o teatro musical brasileiro, feito aqui mesmo, tem muito pra crescer, que as pessoas gostam e querem assistir”.
.
O super-votado “Gabriela Um Musical”, encerra sua temporada no Teatro Cetip, em São Paulo, neste fim de semana, domingo, 07, com previsão de passar pelo Rio de Janeiro em breve.
Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!