“Bilac Vê Estrelas”, de Ruy Castro, ganhará adaptação musical em janeiro

O romance “Bilac Vê Estrelas” (2000), do escritor e jornalista Ruy Castro, ganhará uma versão para os palcos cariocas. A nova produção da Tema Eventos Culturais, que levará o mesmo nome da obra, será adaptada para o universo do teatro musical e está prevista para estrear em 09 janeiro de 2015, no Sesc Ginástico.

imageTendo o Rio de Janeiro como pano de fundo, a história, que mistura aventura com charme e bom humor, é na verdade uma espécie de documentário irreal, rico em fatos históricos e personagens verdadeiros, mas fictício. Ambientada no início do século XX, durante a agitada Belle Époque, a trama tem como cenário lugares como Paquetá, a Confeitaria Colombo, e a rua do Ouvidor, e traz à cena um pouco de suspense, quando durante a passagem de Santos-Dumont pelo Brasil, o poeta patriota Olavo Bilac (RJ-1865/1918) resolve ajudar seu amigo, José do Patrocínio, na construção de um dirigível, o Santa-Cruz, que passa a ser disputado por duas pessoas interesseiras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dirigido por João Fonseca, com texto de Julia Romeu e Heloísa Seixas, e uma trilha original, composta por 18 canções assinadas pelo compositor Nei Lopes e musicadas por Luis Filipe de Lima, o elenco terá à frente os atores André Dias, Izabella Bicalho e Tadeu Aguiar, que em 2010, fizeram parte de um outro espetáculo baseado na obra de Ruy Castro, “Era no Tempo do Rei”, também de Heloísa e Julia e dirigido por João.

André Dias, Izabella Bicalho e Tadeu Aguiar - Fotos: Divulgação

André Dias, Izabella Bicalho e Tadeu Aguiar – Fotos: Divulgação

Completam o time os atores Gustavo Klein, Alice Borges, Saulo Segreto, Jefferson Almeida e Reiner Tenente, que bateu um papo com o B! e falou sobre esse novo trabalho, onde viverá o poeta Guimarães Passos, amigo de Olavo Bilac.

“‘Bilac Vê Estrelas’ é um projeto ousado, eu acho, porque tanto o texto quanto as canções são autorais, e isso ainda é raro no nosso panorama do teatro musical, exatamente por essa questão, de que o gênero está muito atrelado ao valor comercial que ele tem. Estamos acostumados com espetáculos que já são conhecidos, como os importados, ou aqueles que o texto é autoral, mas usa-se músicas conhecidas, então vejo como uma ousadia por isso, por essa questão de ser um espetáculo com texto e canção nova, que o público não conhece, onde mais do que nunca a canção tem que dar conta, ela tem uma função muito importante, porque a popularidade não vem à frente delas, como nos outros musicais”.

Reiner, que já esteve sob a direção de João Fonseca nos musicais “Tim Maia – Vale Tudo” e “O Grande Circo Místico”, não poupa elogios à ele, por quem dedica muita admiração e com quem se sente muito à vontade para trabalhar, e sobre essa nova experiência dividida, ele conta:

“Trabalhar com o João novamente é uma honra, um presente, porque eu já disse e não canso de repetir, ele é um dos artistas mais generosos que eu conheço, não só enquanto artista, mas enquanto pessoa também, em relação a permitir que o ator crie, que o ator elabore junto, então quero trabalhar sempre com ele, é um prazer muito grande”.

Reiner Tenente - Foto: Divulgação

Reiner Tenente – Foto: Divulgação

Sobre “Bilac Vê Estrelas”

A obra do escritor Ruy Castro, que no mesmo ano de seu lançamento foi premiada como o título altamente recomendável na categoria Jovem, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ, já foi também adaptada para a televisão em 2001, como um episódio homônimo da série Brava Gente, exibida pela Rede Globo, e que trazia em cena um grande elenco, estrelado por Jorge Maya, Miguel Falabella, Ângelo AntônioDeborah Evelyn, Gilles Gwizdek, Xando Graça, Carla Ribas, Zilca Salaberry, Carlos Eduardo Dolabella, Othon Bastos e Licurgo Aspínola .

*Com colaboração de Fábio Costa, jornalista e pesquisador de teledramaturgia.
*Foto de Capa: Site Loja São Paulo

Anúncios

2 Respostas para ““Bilac Vê Estrelas”, de Ruy Castro, ganhará adaptação musical em janeiro

  1. Pingback: Obra de Ruy Castro “A Noite do Meu Bem”, vai virar musical | A Broadway É Aqui!·

  2. Pingback: ‘Bilac vê estrelas’ | Heloisa Seixas·

E você? O que achou da matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s