Rio de Janeiro ganha centro de estudos em teatro musical

cartola

Há algum tempo atrás, quando algum ator morador do Rio de Janeiro se interessava pela formação em teatro musical, era preciso que frequentasse diversos cursos, escolas e workshops diferentes para que pudesse ter um aprendizado sobre o gênero. Para mudar essa realidade e permitir que os aspirantes ao teatro musical tenham um local que concentre todo esse aprendizado, com um projeto pedagógico próprio, Reiner Tenente criou o CEFTEM – Centro de Estudo e Formação em Teatro Musical.  O ator, atualmente em cartaz no espetáculo Tim Maia, sempre sonhou em construir uma escola em que pudesse praticar o canto, a dança e a interpretação, como revelado na entrevista que Reiner concedeu ao A Broadway é Aqui! em 2012.

Agora o projeto se tornou realidade e é amparado por um time de profissionais gabaritados em teatro musical, que não só estiveram em cena atuando, mas também já trabalharam na preparação de elencos para peças do gênero. O corpo docente do CEFTEM é formado por :

Ana Bello (Cambaio, Na Bagunça do Teu Coração);

Ester Elias (Les Misérables, Cristal Bacharach, Ópera do Malandro, Lado a Lado com Sondheim, Império);

Reiner Tenente (Roda Viva, Tim Maia – Vale Tudo, Tip Tap ratos de sapatos)

Sabrina Korgut (Tip Tap ratos de sapatos , Cabaret Brasil, Miss Saigon, Sassaricando, Avenida Q, entre outros);

Felipe Habib, preparador vocal de “Tim Maia – Vale Tudo” e diretor musical do espetáculo “Zumbi – O Sonho de Revolução”,  que estreou no festival internacional de teatro e dança “Let’s Dance, na Inglaterra;

Ana Zinger, (Marília Pêra canta Carmem Miranda, A noviça rebelde), já lecionou no instituto Voz Plena e no curso “Mergulho Musical”, da Casa de Artes das Laranjeiras (CAL)

Sueli Guerra, professora da CAL desde 1997, assina a coreografia e direção de movimento de “Tim Maia – Vale Tudo”, o premiado “Praça Onze O musical”, “Rádio Nacional”, “Oui Oui a França é Aqui”, entre outros;

Adriana Salomão, co-diretora do Festival de sapateado “Tap in Rio”, desde 2002, bailarina da “Cia Nós da Dança” e da “Cia Steven Harper”;

Patrícia Carillo, diretora da única academia especializada em sapateado norte-americano no Rio de Janeiro: a Academia do Tap;

Cláudia Eugênia de Freitas, que foi professora titular da cadeira de jazz, na UniverCidade, no RJ;

Alan Rezende, participou das montagens de: “Aida”, “Hair”, “Bruxas de Eastwick”, “O Magico de Oz”, “Nada Sera como Antes” e “Como vencer na Vida sem fazer força”, “Cats” e assina a coreografia de “Tudo por um Pop Star”;

Marcelo Farias, presente nas montagens de “The Rocky Horror Show, “Cambaio”, “Tommy” e “Spamalot”. Também foi diretor musical e ator substituto, no Musical “O Meu Sangue Ferve por Você”;

Patricia Maia,  fonoaudióloga, professora de canto, cantora profissional e preparadora vocal de espetáculos teatrais, como “Maroquinhas Fru Fru”, “Outside – Um Musical Noir”, “Renato Russo”;

Paula Sandroni, trabalha como diretora assistente da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, desde 2001, e atuou como diretora assistente em “Rock in Rio- O musical”, com direção de João Fonseca.

“Nenhum professor foi escolhido aleatoriamente. Com todos eu tive a oportunidade de trabalhar ou ser aluno. O mais bacana desse processo é que eu estou montando uma escola do jeito que eu sempre sonhei, com as pessoas que eu sempre quis que fizessem parte do projeto”, comemora Reiner em entrevista ao B!

Os cursos são voltados tanto para iniciantes, como para quem já tem experiência em teatro. Há ainda a possibilidade de optar inicialmente por cursos de embasamento em áreas específicas, por exemplo, aulas voltadas apenas para canto, dança ou interpretação. A proposta é permitir que o aluno se aperfeiçoe em determinada área que não tenha um domínio muito grande. Caso o ator já possua uma base nas três modalidades existem ainda coaching individual, pós-graduação chancelada pela UniverCidade e o cursos de aprofundamento, divididos em 4 módulos, com duração de três meses cada.  Ao longo desse curso, o ator terá contato com a metodologia própria do CEFTEM desenvolvida por Reiner e participará de uma montagem estudantil de conclusão do ensino. A escola também dará oportunidade para novos autores experimentarem os seus textos como parte dos exercícios dos  alunos.

reiner“O CEFTEM tem a proposta de ser um facilitador na vida dos artistas, permitindo que monte um plano de carreira e de gastos também, centralizando todo o estudo em um só lugar a um preço bem mais em conta do que fazer tudo separado. Também temos uma filosofia de estimular a criatividade do autor, permitindo que ele seja um profissional pensante, não apenas um mero repetidor. Usaremos o espaço da escola para promover debates, seminários e ciclos de palestras com o objetivo de fomentar o teatro musical não só como entretenimento, mas também como arte que ele é”, explicar o ator.

O CEFTEM fica na rua Santa Clara, em Copacabana,  92, e funciona dentro do espaço Roberto de Oliveira. A escola está com as portas abertas para cursos, e maiores informações podem ser obtidas no site do instituto ou em sua fan page.

Anúncios

Uma resposta para “Rio de Janeiro ganha centro de estudos em teatro musical

  1. Pingback: CEFTEM realiza prática de montagem de “Gota d’água”, com direção de João Fonseca | A Broadway é Aqui!·

E você? O que achou da matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.