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Festival Paulista de Teatro Musical anuncia 2ª edição e abre inscrições para leituras dramáticas e espetáculos

Os selecionados pela curadoria recebem um cachê em dinheiro, que pode variar de R$ 800 a R$ 10 mil reais.

Foto de capa: Azáfama – FPTM 2022 | Foto: Caio Gallucci
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Após uma primeira edição on-line, planejada e executada em meio a pandemia da Covid-19, como forma de entreter e dar suporte aos artistas de teatro musical e seus públicos, o Festival Paulista de Teatro Musical (FPTM) anuncia sua segunda edição, agora em formato híbrido, a ser realizada no complexo do Teatro Sérgio Cardoso (Sala Paschoal Carlos Magno e salas de ensaio) entre os dias 17 e 24 de abril. Extensivo a produtores e autores de todo o Brasil, os interessados devem se inscrever até 05 de março de 2023, exclusivamente através do site oficial. Já os selecionados, poderão contar com cachês que variam de R$800 a R$ 10 mil reais.

Os interessados em participar da 2ª edição do FPTM passarão pelo crivo da curadoria convidada, um time de renomados profissionais que possuem em comum forte apreço pelo teatro musical e amplo conhecimento em diferentes áreas. Encabeçado pelo próprio realizador, se juntam a ele o grande pesquisador do gênero, Jamil Dias, os jornalistas especializados Ubiratan Brasil e Miguel Arcanjo Prado, e o premiado diretor musical, Daniel Rocha, responsável por assinar e reger grandes produções em São Paulo.

Destinado a diferentes tipos de projetos, o que inclui produções nunca realizadas e produções que já tiveram sua estreia nos palcos, a principal condição é que a obra tenha criação 100% original, sendo restrita apenas à espetáculos biográficos sobre compositores ou intérpretes e/ou formato jukebox. Embora o mercado de teatro musical no país se desenhe sob forte influência da dramaturgia americana, de acordo com Marllos, a iniciativa serve como estímulo para os trabalhos autorais, proporcionando uma maior conscientização dos caminhos que a dramaturgia brasileira vem traçando nos últimos anos, com crescimento considerável.

“É importante entendermos que o teatro musical não é uma invenção americana, existe teatro musical em diversas regiões do mundo e diversos formatos, e é isso que o festival pretende mostrar. A música brasileira é uma miscelânea cultural de ritmos, e trazer isso para os palcos é importante para a dramaturgia e a cultura do país. Uma companhia que pesquisa o seu estilo é muito bem vinda, assim como um dramaturgo que possui um estilo mais próximo ao da Broadway”, explica.

Todas as inscrições podem ser realizadas através do site www.fptm.art.br sem nenhum custo, bem como o acesso a todas as atividades que serão realizadas, a exemplo de leituras de textos finalizados ou em desenvolvimento e palestras. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição com os dados sobre o espetáculo, enviar uma cópia do roteiro em PDF e no mínimo 04 (quatro) canções do espetáculo – podem ser gravações em voz e piano.

Os espetáculos que já tiverem sua apresentação gravada em alta qualidade, poderão se inscrever fazendo uso da mesma. Já aqueles que não tiverem registro profissional, e forem contemplados, contarão com a produção de uma sessão especial para captação do material, incluindo vídeo e foto. A programação poderá ser acompanhada gratuitamente pelo canal do YouTube do Prêmio Bibi Ferreira .

Quem pode se inscrever?

MOSTRA DE ESPETÁCULO: Espetáculos de teatro musical inéditos e não inéditos.

LEITURAS DRAMÁTICAS: Roteiros finalizados ou em desenvolvimento com um mínimo de 40 minutos de obra pronta.

Os Contemplados

Promovido de forma não competitiva, o Festival contemplará até 08 espetáculos e 04 leituras de texto. Não são elegíveis produções que se enquadrem no formato jukebox ou biográfico, com canções de autores e compositores conhecidos. Os projetos selecionados receberão um cachê que variam de R$800,00 a R$10.000,00.

  • Leitura Dramática: R$800,00
  • Espetáculo inédito: R$10.000,00
  • Espetáculo não–inédito: R$8.000,00

Sobre o FPTM

Idealizado pela Marcenaria de Cultura, de Marllos Silva, também criador do Prêmio Bibi Ferreira, o festival, contemplado pelo Edital PROAC 34/2022, em parceria com o Governo Federal, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem como intuito revelar talentos e contribuir para o desenvolvimento do mercado de musicais brasileiros autorais, espaço pelo qual o produtor, diretor e dramaturgo à frente do evento, luta há mais de 10 anos através de seus projetos sócio-culturais, sempre destinados a gerar novas oportunidades que reflitam positivamente em futuras gerações, nas mais diferentes áreas de atuação.

“Como um profissional de teatro que atua em várias frentes, eu busco aproximar o campo de visão de todas elas. O meu lado dramaturgo sabe que há pouco espaço para apresentar as obras originais, e o meu lado produtor conhece a dificuldade de investir em obras originais. Então, criar um festival para os dramaturgos e compositores de teatro musical apresentarem suas obras é muito importante”, explica Marllos.

Com o objetivo de se tornar uma vitrine de exposição para mentes criativas, Marllos conta que a ideia promove ainda o encontro de dramaturgos e produtores, que podem assim vislumbrar possibilidades de ajustes, como o aperfeiçoamento de uma linguagem de escrita do teatro musical, e até mesmo uma possível produção do espetáculo, encorajando a aposta em obras nacionais e originais, capazes de despertar um maior interesse do público.

Parte de um conjunto de ações promovidas pelo renomado Prêmio Bibi Ferreira, criado em 2012, e que, além de conquistar um importante lugar na cena teatral do país, ao ser considerado um dos mais importantes prêmios teatrais, tem entre seus principais interesses traçar um panorama da produção cultural da capital paulista, o Festival soma esforços no fortalecimento e propagação do segmento, buscando sempre beneficiar o máximo de pessoas possíveis.

Confira todas as regras do regulamento e tenha acesso ao edital em http://www.fptm.art.br/

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