Rock in Rio 2022 terá apresentação de musical original brasileiro
Espetáculo Uirapuru tem produção da dupla Moeller Botelho direção de Zé Ricardo
O Rock in Rio começa sua nona edição no próximo dia 2 de setembro com uma série de atrações internacionais e nacionais dignas de um evento do porte. E entre essas atrações há também opção para os fãs de teatro musical, como o espetáculo autoral “Uirapuru”, que faz parte da plataforma “Originals” do Rock in Rio, sob concepção de Roberto Medina e Zé Ricardo com produção da dupla Claudio Botelho e Charles Möeller.
O espetáculo segue a linha da versão enxuta do “Rock in Rio – O Musical“, apresentado nos intervalos das edições anteriores, porém esta obra contará com uma arena própria, com direito a uma cachoeira de 200 mil litros de água reutilizável, uma réplica do pássaro que dá nome ao espetáculo sobrevoando o público e ainda 40 bailarinos e 30 músicos.
A narrativa de Uirapuru segue a lenda envolvida na história dessa ave brasileira. Reza a tradição que o pássaro tem habilidades mágicas e quem o encontrar pode realizar um desejo. De acordo com a lenda surgida no norte do país, um jovem guerreiro índio se apaixonou pela filha do cacique, líder da tribo.
Porém, este amor era proibido e para poder se aproximar da jovem, o guerreiro pediu ao deus Tupã que o transformasse em uma ave de canto belíssimo – o uirapuru. O pai da moça ficou encantado com o som que o pássaro produzia e passou a tentar prender a ave para que tivesse o prazer de ouvi-lo quando quisesse. Desde então, o uirapuru voa pela floresta tentando se aproximar de sua amada, atraindo ela com seu canto.
A partir desse recorte de brasilidade, Medina concebeu o espetáculo e convidou o diretor Zé Ricardo para criar as composições originais do musical, que contou com a participação da orquestra de Heliópolis, de São Paulo com 70 músicos regidos pelo maestro Edilson Ventureli que fizeram parte da gravação da trilha sonora do espetáculo. O objetivo, além de fomentar a cultura brasileira, é criar uma experiência memorável para o público que participar do evento.