B!NewsRio de Janeiro

Aventura aposta em novo modelo de espetáculo: musical de palco em formato de série

Dividido em seis apresentações distintas, obra leva ao palco a contribuição das mulheres negras para a música brasileira

Pensando em formatos inovadores, a Aventura lança uma nova empreitada para falar de um tema importante: a contribuição das mulheres negras para a música nacional e o lugar de fala delas no país. Unindo debates e música, a produtora lança o projeto “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, que estreia no dia 19 de maio no Teatro Prudential, Rio de Janeiro.

O espetáculo é dividido em “episódios”, apresentadas um a cada semana, que trazem ao público diferentes temas para promover conversas com público, mediadas por pensadoras atuais, como Djamila Ribeiro, autora do famoso livro “Pequeno Manual Antirracista”, entre outras publicações que se pautam pelo combate ao preconceito racial e de classe no Brasil.

A idealização e direção do espetáculo é do tarimbado Gustavo Gasparani, conhecido por suas criativas produções nacionais, como “SamBRA”, que homenageia o samba no país e “Bem Sertanejo”, outro grande espetáculo que celebra um grande gênero musical brasileiro. O elenco é formado por Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown com participação de Verônica Bonfim como apresentadora e mediadora dos debates com público. Quem assina a dramaturgia da obra é de Rodrigo França.

A cada semana, o espetáculo abordará um recorte temático e terá uma convidado para debater sobre os temas como violência doméstica, lugar de fala e representatividade. Para a realização do espetáculo, a produção contou com apoio de Deborah Medeiros, consultora em temas de representatividade racial e de gênero, além do suporte da pesquisa histórica de Rodrigo Faour.

As sessões podem ser assistidas separadamente e fora de ordem sem que a experiência do espectador seja prejudicada. Entre as artistas homenageadas no projeto estão nomes como Elizeth Cardoso, Clementina de Jesus, Dona Ivone Lara, Dolores Duran, Elza Soares, Alcione e até talentos mais recentes da música negra como Sandra de Sá, Margareth Menezes e IZA. Veja abaixo o cronograma dos espetáculos com seus respectivos temas:

ESPETÁCULO 1 – ‘A Era de Ouro do Rádio’ 

Artistas homenageadas: Carmen Costa & Elizeth Cardoso

Cantora convidada para uma das sessões: Eliana Pittman

Debatedoras convidadas  uma em cada sessão: Djamila Ribeiro, Dandara Suburbana, Aza Njeri e Flávia Diniz

Sinopse: O primeiro espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino exaltará a Era do Rádio, homenageando duas de suas maiores estrelas: Carmen Costa e Elizeth Cardoso. As duas nasceram no mesmo ano 1920. Ambas eram de origem humilde, e com talento e determinação, superaram as barreiras do preconceito e escreveram seus nomes na história sem negarem suas raízes. O que não era fácil numa época tão cheia de convenções e referências hollywoodianas. Foram pioneiras ao levar a nossa canção pelo mundo afora, alcançando o mais alto degrau da glória. No repertório musical, grandes sucessos de Carmen e Elizeth.

ESPETÁCULO 2 – ‘Samba, Terreiro e Ancestralidade’

Artistas homenageadas: Clementina de Jesus & D. Ivone Lara

Cantora convidada para uma das sessões: Áurea Martins

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Jurema Werneck, Célia Domingues, Flávia Oliveira e Valéria Monã

Sinopse : O segundo espetáculo da série musical Vozes negras – A Força do Canto Feminino exaltará o samba – seus terreiros e sua ancestralidade – homenageando duas de suas maiores damas: Clementina de Jesus e Dona Ivone Lara. Sem esquecer das “tias” baianas que se fixaram no centro do Rio de Janeiro no fim do século XIX, numa região chamada Pequena África; e o famoso quintal da Tia Ciata, por onde passaram grandes nomes do samba. No repertório musical, grandes sucessos de Clementina e Dona Ivone.

ESPETÁCULO 3 – ‘Samba-canção e Bossa-nova’

Artistas homenageadas: Dolores Duran e Alaíde Costa

Cantora convidada para as quatro sessões: Alaíde Costa

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Conceição Evaristo, Jurema Werneck, Dandara Suburbana e Taísa Machado

Sinopse: O terceiro espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino exaltará o Samba-Canção e a Bossa Nova, homenageando duas de suas maiores estrelas Dolores Duran Alaíde Costa.Duas mulheres negras, de origem pobre, fizeram história na música brasileira. Desde cedo aprenderam que para vencer na vida, precisam batalhar e lutar contra as adversidades do sistema. No meio de muito revés, Dolores Duran e Alaíde Costa nunca deixaram de sonhar e cantar. No repertório musical, grandes sucessos de Dolores e Alaíde.

ESPETÁCULO 4 – ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’

Artistas homenageadas: Alcione & Elza Soares

Cantora convidada para uma das sessões: Sandra de Sá  

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão : Fátima Lima, Jaqueline Jesus, Aza Njeri e Leilane Ribeiro

Sinopse: No quarto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltaremos duas divas da nossa canção: Alcione e Elza Soares. As gravadoras bem que tentaram enquadrá-las somente dentro do rótulo de sambistas. Mas sem negar o ritmo que as popularizou, deram a volta no mercado fonográfico e no preconceito, provando que poderiam ir muito além do papel ‘escolhido’ para elas. Criaram uma sonoridade própria, extrapolaram os limites de qualquer rótulo, alcançando uma enorme popularidade. Duas vozes personalíssimas, reconhecidas internacionalmente. No repertório musical, grandes sucessos de Alcione e Elza.

ESPETÁCULO 5 – ‘Do Soul ao Afropop’

Artistas homenageadas: Margareth Menezes & Sandra de Sá

Cantora convidada para uma das sessões: Margareth Menezes

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Claudia Miranda, Flávia Diniz, Célia Domingues e Valéria Monã.

Sinopse : O quinto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltará duas cantoras da pesada que botaram o país inteiro pra dançar: Sandra de Sá Margareth Menezes. E nessa semana memorável, vai ter festa de clube e de rua! Sandra é considerada uma evolução natural do movimento Black Rio que, pela primeira vez, tinha uma representante feminina. Margareth, é a nossa rainha do afropop baiano. É pra dançar! No repertório musical, grandes sucessos de Sandra e Margareth.

ESPETÁCULO 6 – ‘Novas Gerações’ 

Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco & Iza

Cantora convidada para uma das sessões: Urias

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão : Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Leilane Ribeiro e Taísa Machado.

Sinopse : O sexto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltará a nova geração de cantoras, homenageando duas de nossas maiores estrelas: Tati Quebra Barraco Iza. Duas mulheres cariocas: uma da Cidade de Deus e a outra de Olaria. Tati, é uma das precursoras do gênero funk carioca. Iza domina o cenário pop brasileiro. Duas mulheres diferentes, mas que se igualam na coragem de cantar exaltando e enaltecendo a liberdade da mulher. No repertório musical, grandes sucessos de Tati e Iza.

 

Serviço – Vozes Negras – A Força do Canto Feminino

Onde: Rua do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Quando: 19 de maio a 26 de junho

Quanto: A partir de R$ 25,00

Etiquetas
Mostrar mais

Cláudio Martins

Jornalista formado pela FACHA (RJ) e fundador do A Broadway é Aqui!

Artigos relacionados

Comente

Botão Voltar ao topo
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Fechar