B!NewsMusicaisMusicalMusical BrasileiroRio de Janeiro

Adaptação musical de “A Hora da Estrela” estreia nesta semana no RJ

Ouça uma canção da trilha sonora original do espetáculo, assinada por Chico César

Levar a densidade da obra Clarice Lispector para o palco, não é uma tarefa fácil, mas a escolha de Andréa Alves foi ainda mais desafiadora: um musical inspirado na narrativa de “A Hora da Estrela“, uma das publicações mais conhecidas da escritora. O resultado de todo um esforço colaborativo poderá ser conferido a partir dessa quinta-feira, 5, no espetáculo “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa“.

Com encenação no Centro Cultural Banco do Brasil, o musical é protagonizado por Laila Garin, que recebeu de Andréa o convite para estrelar a obra. Laila é acompanhada no elenco por Claudia Ventura e Claudio Gabriel que juntos, apresentam ao público as canções originais compostas por Chico César em uma nova parceria com a Andréa e sua produtora, a Sara Agência de Cultura.

Laila Garin, Claudio Gabriel e Claudia Ventura no elenco de "A Hora da Estrela"
Laila Garin, Claudio Gabriel e Claudia Ventura se dividem para contar a história de “Macabéa”, protagonista do livro “A Hora da Estrela”. FOTO: Silvana Marques

 

O musical chega ao circuito no ano em que Clarice Lispector completaria seu centenário e mais de 40 anos após sua morte, o que justifica a atualidade de “A Hora da Estrela”. O livro foi lançado postumamente em 1977 e nos anos seguintes ganhou adaptação para o cinema em 1985, mantendo o título original da publicação. Agora, a obra ganha som pelo trabalho em conjunto do já mencionado Chico César, acompanhado dos arranjos de Marcelo Caldi, que também assina a direção musical do espetáculo.

Esta é a segunda colaboração de Chico César para os projetos da Sarau Agência de Cultura. A produtora e o compositor foram parceiros no musical “Suassuna – O Auto do Reino do Sol“, espetáculo que revisitava a obra do escritor Ariano Suassuna. Em termos literários, está é a terceira inserção musical da Sarau na literatura brasileira. Conhecida por valorizar a nossa cultura e raízes, a produtora adaptou recentemente “Macunaíma” para o teatro musical, sob direção de Bia Lessa e mergulhou na obra de Suassuna para criar um espetáculo completamente brasileiro.

Ouça uma das canções do musical “A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa”

André Paes Leme dirige o musical e traz sua experiência em adaptações da literatura para os palcos. Leme já levou ao palco versões teatrais de “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, de Guimarães Rosa, e “Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados”, de Nelson Rodrigues. Junto à Sarau, dirigiu o musical “Forrobodó”, inspirado na opereta com composições de Chiquinha Gonzaga.

Nesta nova montagem, André propõe um jogo cênico respeitando a estrutura narrativa do livro. Enquanto na obra, a saga da alagoana “desprovida de brilho” é contada e analisa pela perspectiva do narrador Rodrigo S.M, na peça, Laila tem a função de se dividir entre os papéis. A diferença é que Rodrigo vem a tona nos contornos da personagem “Atriz”, que dá vida à personagem e eventualmente sai do papel para analisar a jornada da infeliz protagonista.

Serviço: A HORA DA ESTRELA OU O CANTO DE MACABÉA

Onde: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – R. Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Quando: 5 de março a 10 de maio / quintas e sextas, às 20h; sábados e domingos, às 19h.

Quanto: R$ 30,00 (inteira)

Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!