B!NewsMusicaisSão Paulo

A magia de “Pippin” chega à São Paulo

Totia Meireles interpreta o Mestre de Cerimônias de Pippin
Totia Meireles vive um dos personagens mais icônicos da Broadway, o Mestre de Cerimônias de Pippin

Depois de levar quase 20 mil pessoas ao teatro no Rio de Janeiro, o musical “Pippin“, de Stephen Schwartz estreia hoje, 19, em São Paulo com novos rostos. Esta é a primeira vez que a cidade recebe uma montagem oficial do espetáculo, montado pela originalmente no Brasil em 1974, no Teatro Adolpho Bloch, hoje  Teatro Prudential.

Embora Totia Meireles e João Felipe Saldanha sejam remanescentes do elenco anterior – nos papéis de Pippin e da Mestre de Cerimônia – a trupe ganha vida agora na interpretação de outro grupo de artistas, entre eles, Mira Haar, substituindo Nicette Bruno no papel da avó do personagem, a simpática e ousada Berthe.

João Felipe Saldanha assume novamente o protagonista do espetáculo, após terminar a temporada carioca substituindo Felipe de Carolis
João Felipe Saldanha assume novamente o protagonista do espetáculo, após terminar a temporada carioca substituindo Felipe de Carolis. FOTO: Daniel Coelho

Fernando Patau interpreta o pai do protagonista, rei Carlos Magno, personagem histórico conhecido por ter sido o primeiro regente do Sacro Império Romano. Ao lado dele está a astuta rainha Fastrada, papel defendido por Mariana Galindo, acompanhada de Thiago Machado, que vive o filho dela e meio-irmão de Pippin, Lewis.

O interesse amoroso do jovem príncipe, a viúva Catarina é interpretada Bel Lima, que na temporada anterior fez parte do elenco como integrante da trupe. A atriz é acompanhada pelos pequenos Pedro Sousa e Pedro Burgarelli, que se revezam para dar vida ao personagem Theo, filho de Catarina e responsável por ensinar a Pippin grandes lições sobre a vida simples no campo.

Pippin se sobressai a outros espetáculos tanto pelo caráter imersivo de suas apresentações, bem como pelos elementos nos quais foi inspirado, principalmente a commedia dell’arte italiana. O gênero teatral popular é conhecido pela interação com o público, uma característica bastante presente neste musical, que usa a metalinguagem para contar a saga do protagonista.

Em seu 43º musical, a dupla Claudio Botelho e Charles Möeller reforça nesta obra uma característica muito própria de sua cartilha – não trabalhar com réplicas, mas criar uma identidade própria em cima da obra original, que recebeu a benção do próprio autor da peça, Stephen Schwartz.

O dramaturgo e compositor norte-americano esteve presente ontem, 18, para um encontro com a imprensa e celebrou criatividade da montagem nacional, que tem cenografia de Rogério Falcão, visagismo de Beto Carramanhos e figurinos de Luciana Buarque. As coreografias de Bob Fosse, diretor e coreógrafo do espetáculo original e referência em dança no teatro, são assinadas pelo tarimbado Alonso Barros.

Ao lado de Claudio Botelho, Stephen Schwartz celebra a criatividade da produção brasileira de Pippin. FOTO: Grazy Pisacane.

O musical estreou em 1972 na Broadway, se tornando um fenômeno, sendo remontada em 2013 e novamente impactando o público ao trazer elementos circenses com elaborados números acrobáticos e ilusionismo na versão assinada por Diane Paulus. No Brasil,  a peça estabelecendo um marco: Marília Pêra e sua eventual substituta Suely Franco foram as primeiras atrizes até então a interpretar o personagem masculino Mestre de Cerimônia (Leading Player, na versão em inglês). No último revival da Broadway, a ideia foi mantida e Patina Miller viveu o papel, recebendo um prêmio Tony Award de melhor atriz em musical pela sua entrega no palco.

Marília Pêra e Marco Nanini como protagonistas da primeira montagem de "Pippin" no Brasil
Marília Pêra e Marco Nanini como protagonistas da primeira montagem de “Pippin” no Brasil

Serviço – Pippin

Onde: Teatro FAAP – Higienópolis, SP

Quando: 19 julho a 18 agosto 2019. Sextas-feiras, às 21h / Sábados, às 17h e às 21h / Domingos, às 15h e às 19h

Quanto: de R$ 75,00 a R$ 120,00

Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!