Lenda arturiana é revisitada em “Merlin e Arthur, Um Sonho de Liberdade”

No ano em que  Raul Seixas completa 30 anos de falecido, a Aventura Entretenimento presta uma homenagem ao cantor e compositor no musical “Merlin e Arthur – Um Sonho de Liberdade“, que parte das lendas do Rei Arthur e aTávola Redonda para contar uma nova história, onde a política e a crítica social estão presentes – tal qual na obra de Raul Seixas.

Dois rostos novos para o teatro musical fazem sua estreia no gênero nesta superprodução, integrante do Circuito Cultural Bradesco Seguros. O Rei Arthur é vivido pelo cantor Paulinho Moska, acompanhado da atriz Larissa Bracher, esposa de Moska, que interpreta a Rainha Guinevere. Completando a tríade de protagonistas, o Mago Merlin ganha vida na atuação de Vera Holtz, contudo, em uma proposta cênica completamente diferente.

Gustavo Machado e Paulinho Moska: duas fases do mesmo personagem

Na concepção de Guilherme Leme, idealizador e diretor do projeto, o personagem deveria estar em outra esfera, fora do plano físico. A solução encontrada pelo criativo foi realizar projeções de Merlin ao longo das diversas cenas em que o personagem aparece. Para tal, Leme convidou três profissionais – Camila Schmidt, Anna Turra e Roger Velloso, que criaram em conjunto a projeção.

Projeções utilizadas para trazer o mago Merlin à vida no espetáculo.

Em “Merlin e Arthur”, a Aventura Entretenimento buscou criar uma lenda própria em cima dos contos do personagem medieval. O texto de Márcia Zanelato investigou a fundo as canções de Raul Seixas, encontrando pontos em comum com as diversas variantes das estórias do ciclo arturiano. Para imprimir uma assinatura própria no texto, foram eliminadas algumas referências temporais, enquanto outras foram combinadas com elementos modernos (e pós-modernos) para criar um outro momento, nem atual, nem passado e nem no presente. Essa intenção fica tangível, por exemplo, nos figurinos de João Pimenta, de que adotam cortes e formatos medievais, com tecidos e adaptações que lembram uma arte futurista, com a presença marcante de tons metálicos.

A cenografia de também usa paleta de cores semelhantes, mas busca suas formas em uma obra completamente brasileira: Bichos, de Lygia Clark. A caracterização dos personagens, a partir do visagismo de Fernando Torquato, também adota esse tema, com mulheres que trajam figurino medieval, mas usam cortes de cabelo ao estilo “sidecut” (bem baixo na lateral).

Ao todo, 25 canções embalam o repertório do espetáculo, o que também representou um desafio para a equipe responsável pelo som, formado por Jules Vandystadt, Fabio Cardia, ambos na direção musical e por Carlos Esteves, que assina o design de som. O grupo precisou trazer à tona uma sonoridade “céltica” para a obra de Raul Seixas, o que inclui passagens do coro neste idioma e na língua élfica criada por J. R. R. Tolkien, autor do épico “O Senhor dos Anéis”.

Vera Holtz com o time criativo de “Merlin e Arthur”

Além de Vera, Moska e Larissa, o elenco conta com Gustavo Machado no papel de Lancelot, cavaleiro que compõe o triângulo amoroso junto a Guinevere e Arthur. A vilania fica a cargo de Patrick Amstalden e Kacau Gomes, que estreia sua primeira antagonista. Os dois vivem os personagens “Dreadmor” e “Anamorg”, um casal que tem planos de tomar o poder no reino. Curiosamente, os dois nomes são anagramas de outros de dois outros personagens da lenda do rei Arthur: sua meia irmã Morgana e seu filho Mordred. Completam o elenco Rodrigo Salvadoretti, Natália Ganz, Saulo Segreto, Gabi Porto, Ubiracy Brasil, Santiago Villalba, Fernanda  Gabriela, Daniel Haldar, Oscar Fabião, Laíze Câmara, Thainá Gallo,  Dennis Pinheiro, Renato Caetano,  Paulo Poliny, Leonan Moraes, Carol Pita e Félix Boisson.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Serviço – Merlin e Arthur, Um Sonho de Liberdade

Onde: Teatro Riachuelo Rio – Rua do Passeio, 38/40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20021-290

Quando: de 15 de março de 2019 a 26 de maio de 2019; sextas, sábados e domingos.

Quanto: Entre R$ 70,00 e R$ 140,00. Até 17 de março a preços promocionais com 50% de desconto.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.