MusicaisPrêmiosRio de Janeiro

Veja a lista dos vencedores do Prêmio Cesgranrio de Teatro 2018

O Copacabana Palace recebeu na noite de ontem, 21, mais uma edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro. A premiação é conhecida por ser uma das mais generosas com os vencedores, distribuindo ao total R$ 300 mil entre aqueles que se destacaram na última temporada teatral do Rio de Janeiro. Neste ano, as premiações foram equilibradas e vários espetáculos saíram vencedores na cerimônia conduzida por Julia Lemmertz e Jonatas Faro.

Julia Lemmertz e Jonatas Faro apresentaram a cerimônia do Prêmio Cesgranrio. FOTO: José Renato Antunes

A grande homenageada desta edição foi Fernanda Montenegro, que completa 90 anos em 2019 e fez um discurso em defesa dos jovens artistas e relembrou outra grande inspiração para sua carreira, a também atriz Bibi Ferreira.

O momento dessa geração que está aí, mais jovem, é difícil. É você fazer um ofício do qual você não pode se manter. Tem que viver que nem mendigo, pedindo aqui, pedindo ali, se submetendo às vezes a comissões tão direcionadas, com um caminho ideológico ou de atendimento político, e você fica fora. Eu respeito todos esses jovens atores que estão aí batalhando. É comovente“, disse Fernanda em seu discurso.

Fernanda Montenegro homenageada no Prêmio Cesgranrio de Teatro
Fernanda Montenegro fez discurso em prol dos jovens artistas. FOTO: José Renato Antunes

Entre os musicais os destaques ficaram para “Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte” da Aventura Entretenimento, vencedor do prêmio de melhor figurino e “Elza”, da Sarau Agência de Cultura, que faturou troféus de melhor direção pelo trabalho de Duda Maia e na categoria especial, que premiou todo o elenco feminino do espetáculo que narra a trajetória da cantora Elza Soares.

Cláudio Galvan foi agraciado por sua atuação como o Frei Lourenço em “Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte”, enquanto Amanda Acosta recebeu o prêmio de melhor atriz em musical pelo papel-título de “Bibi – Uma Vida em Musical”, obra da Negri e Tinoco Produções Artísticas que apresentou ao público a vida de Bibi Ferreira. Jules Vandystadt levou para casa o troféu de melhor direção musical, por sua contribuição em duas peças: “70? – Década do divino maravilhoso Doc Musical” e “Pippin”.

Jules Vandystadt contribuiu para diferentes espetáculos e faturou prêmio de melhor direção musical

O prêmio de melhor espetáculo foi entregue para a peça “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, que colocou em cena a questão da representatividade do povo nordestino no teatro. A obra é inspirada o livro de mesmo nome do autor Durval Muniz de Albuquerque Jr. Já na categoria de melhor texto nacional inédito, o vencedor foi Leonardo Netto, pelo espetáculo “A ordem natural das coisas”.

Veja  a lista dos premiados

Melhor Figurino – João Pimenta, por “Romeu e Julieta ao som de Marisa Monte”

Melhor Cenografia – Dina Salém Levy, por “Cérebro_coração”

Melhor Iluminação – Russinho, por “Memória do esquecimento”

Melhor Ator – Daniel Dantas, por “O inoportuno”

Melhor Ator em Teatro Musical – Cláudio Galvan, por “Romeu + Julieta ao som de Marisa Monte”

Melhor Atriz – Mariana Lima, por “Cérebro_coracao”

Melhor Atriz em Teatro Musical – Amanda Acosta, por “Bibi – Uma vida em musical”

Melhor Texto Nacional Inédito – Leonardo Netto, por “A ordem natural das coisas”

Categoria Especial – Elenco do musical “Elza”

Melhor Direção de Musical – Jules Vandystadt, por “70 – Década do divino maravilhoso” e “Pippin”

Melhor Direção – Duda Maia, por “Elza”

Melhor Espetáculo – “A invenção do Nordeste”

Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!