Um musical para… Tiago Barbosa

Tiago Barbosa

Ele é ator, cantor e pedagogo… Do Rio de Janeiro, Tiago Barbosa é formado em Pedagogia e Fonoaudiologia e tem seus laços estreitados com a música desde pequeno. Foi através do grupo Nós do Morro, localizada no Vidigal, que ele conheceu o universo dos musicais, ao fazer a preparação vocal e ser assistente de direção e canto do espetáculo “Bandeira de Retalhos”, em 2012.
A oportunidade lhe abriu para a arte e no mesmo ano teve a oportunidade de fazer um teste para o musical “O Rei Leão”, considerado o marco da Broadway. Sua audição se tornou uma das mais conhecidas do mercado nacional e internacional, ao conquistar Julie Taymor e a banca de criativos de forma imediata. Na ocasião, a diretora americana se emocionou ao dizer para o Simba eleito que ninguém jamais tinha feito como ele, em nenhum lugar do mundo.

A consagração rendeu a Tiago o Prêmio Bibi Ferreira, na categoria Ator Revelação e o Troféu Raça Negra, por sua contribuição à Arte, e o sucesso que veio junto com quase dois anos de temporada o conduziu para outras superproduções. Foi o cômico capanga TJ em “Mudança de Hábito” e também se dividiu entre dois personagens em “Cinderella”, Lord Pinklenton e Príncipe Topher – conquistando o posto de primeiro Príncipe negro.

A escolha acertada de Taymor refletiu de forma significativa na carreira do carioca, que anos depois foi convidado à reassumir a coroa e reviver o personagem que deu novos rumos a sua história. Tiago se mudou para Madrid, Espanha, na condição de assumir o posto de 4º Simba, mas tamanha dedicação logo o levou a conquistar a escala oficial. Desde o dia 1º de agosto, o protagonista da versão madrileña de uma das mais famosas animações da Disney é um brasileiro. Tiago estrela a 8ª temporada de “El Rey León”, sucesso no país desde 2010 e celebra todas as conquistas que o rugido lhe trouxe.

Na música, Tiago passou por grupo de samba, coral de igreja, e teve seu nome e rosto conhecido após participar de um reality show musical, “Ídolos 2012”, exibido pela Record TV. Com aceitação total dos jurados da edição, ele chegou à 8ª posição, e não teve tempo de lamentar a saída por ter tido poucos meses para mergulhar de cabeça no ritmo e processo intenso da T4F, produtora de “O Rei Leão”, que cumpriu temporada no Teatro Renault, em São Paulo.
Com uma voz diferenciada e um gosto musical eclético, Tiago colhe até hoje os frutos do seu primeiro show solo, “Estrada”, onde apresentou um repertório sobre suas memórias e trajetória, partindo de seus primeiros desafios, ainda criança, em São João de Meriti, até sua entrada no reino de Elton John e Tim Rice, responsáveis por música e letra da obra que estreou na Broadway há mais de 20 anos.

Diretamente do Teatro Lope de Vega, o Bate-Bola do Tiago “Simba” Barbosa.

“Já estou rindo antes de começar a responder essas perguntas!! Se acaba hoje a pouca admiração que o público de teatro musical brasileiro tem comigo !! Brincadeiras à parte, mas não me matem!! Mas não sou o maior amante de teatro musical!!
Pense numa criança de olhos fechados com medo do que vai fazer, mas tá querendo fazer?! Sou eu agora!!! Vamos com tudo!!”


BBB
Um musical: The Color Purple
Um musical para se sentir feliz: Mudança de Hábito
Um musical para se sentir triste: Les Misérables
Um musical para sair pensando: Billy Elliot
Um musical para sair chorando: O Homem de La Mancha
Um musical para sair dançando: Kinky Boots
Um musical para dar boas risadas: Mudança de Hábito
Um musical para dar boas bocejadas: Chico Buarque em 90 Minutos (Não me matem!!! Ai Jesus!! Não vão deixar eu voltar para o Brasil nunca mais!!!)
Um musical para cantarolar junto: Milton Nascimento – Nada Será Como Antes (foi vida na minha vida)
Um musical para amar a trilha inteira: The Color Purple
Um musical para amar somente uma música: Cats
Um musical para vidrar os olhos nos detalhes: O Rei Leão
Um musical para vidrar os olhos nos atores: Avenida Q
Um musical para querer assistir sempre: “Contas Pagas – O Musical” – é maravilhoso
Um musical para querer assistir só uma vez: Les Misérables (não me xinguem, em nome de Jesus hahahaha)
Um musical para estrear no Brasil: The Color Purple
Um musical para voltar ao Brasil: O Rei Leão / Wicked
Um musical para homenagear um ícone da música: Nina Simone
Um musical para homenagear uma personalidade: Nelson Mandela
Um musical para querer ver no cinema: Bandeira de Retalhos (Nós do Morro)
Um musical do cinema para querer ver no palco: Um
documentário musical de Nina Simone seria lindo.
Um musical para recomendar a alguém: Milton Nascimento – Nada Será Como Antes
Um musical para não recomendar a ninguém: O Guarda Costas
Um musical para te descrever: O Rei Leão
Um musical para reviver: Mudança de Hábito
Um musical para sonhar fazer: Dream Girls, Kinky Boots, Once no This Island, Hamilton – ah, posso ser a Elphaba na nova versão? Hahaha, zueira.

Anúncios

E você? O que achou da matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.