Tropicália vira tema de musical infantil no RJ

O projeto “Grandes Músicos para Pequenos“, da produtora Entre Entretenimento, incluiu um novo musical ao seu hall de homenagens. Depois de celebrar a carreira de nomes da música brasileira como Luiz Gonzaga, Braguinha e Milton Nascimento, chegou a hora do movimento Tropicalista entrar em cena com “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças“. Com autoria de Henrique Lopes e direção de Diego Morais, o espetáculo apresenta para os pequenos o som e poesia destes bahianos.

O movimento artístico da Tropicália surgiu no final da década de 1960, combinando elementos do cultura pop e vanguardas artísticas e teve expressões em várias frentes, como artes plásticas, cinema, teatro e principalmente a música. O aspecto lúdico desta produção foca na amizade entre Caetano Veloso e Gilberto Gil para a construção de um bem maior. O espetáculo também celebra o aniversário de 50 anos do disco “Tropicalia ou Panis et Circensis”, lançado em 1968 e que marcou o manifesto tropicalista.

A narrativa fala sobre o “Reino de Pindorama”, governado por uma rainha que ao chegar ao poder, emite um decreto proibindo músicas e cores. Cabe aos amigos Cae e Gil a missão de resgatar estes elementos e trazê-los de volta ao lugar. Dessa forma, em tom farsesco, o estória aparentemente infantil lança luz sobre o período da ditadura militar no Brasil e conta o pano de fundo do nascimento da Tropicália, mostrando que o espetáculo não apenas dialoga com crianças, mas com o público adulto também.

FOTOS: Andrea Rocha

O repertório do musical é bem generoso, com 43 canções, entre músicas completas e trechos, incluindo obras como “Alegria, alegria”, “Vamos fugir”, “Expresso 2222”, “Tropicalia” e “Você é linda”. No elenco, estão Martina Blink como a autoritária monarca de Pindorama, Pedro Henrique Lopes como Cae, Orlando Caldeira como Gil, Flora Menezes como Pobo, Hamilton Dias como Lindoneia e Rafael de Castro como Juca.

Serviço – Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças

Onde: Teatro XP Investimentos -Av. Bartolomeu Mitre, 1.110- B – Gávea – Rio de Janeiro

Quando: De 18 de agosto a 9 de setembro / Sábados, às 16h, e domingos, às 11h e 16h.

Quanto: R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada)

Duração: 55 minutos

Funcionamento da Bilheteria: Terça-feira, das 13h às 17h, Quarta a sexta-feira, das 17h às 21h, Sábados, das 13h30 às 21h e Domingos, das 13h30 até a hora do espetáculo em cartaz.

Possui estacionamento

Anúncios

Autor: Cláudio Martins

Editor do A Broadway é Aqui! - MTB - 0039321/RJ

E você? O que achou da matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.