“Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical”, de Gustavo Gasparani, estreia no RJ
Após sua estreia em São Paulo, o espetáculo “Gilberto Gil, Aquele Abraço – O Musical” chega ao Rio de Janeiro no palco do Teatro Clara Nunes. Com autoria e direção do premiado Gustavo Gasparani (de “SamBRA – 100 anos do samba” e “Samba Futebol Clube”), o espetáculo segue na contramão das biografias musicais e apresenta uma homenagem à obra deste ícone da Tropicália.
Em cena, oito atores e músicos – Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas, Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima – se reúnem novamente (estiveram juntos em “Samba Futebol Clube) para relembrar a poesia e teatralidade das composições de Gil, ao longo de 11 blocos distintos, cada um com um tema diferente, formando um carrossel de 55 canções. A versatilidade do elenco é colocada em prova quando se totaliza a quantidade de instrumentos musicais utilizados pelos atores – 39 ao todo.
Saiba quais são os 11 blocos temáticos que formam o musical
1) Abertura – O compositor me disse
2) Impressões à beira do cais
3) E o mar virou sertão
4) Os anos de chumbo e a Tropicália
5) A paz invadiu o meu coração
6) Negritude e fé – a Refavela
7) Negritude e fé – o canto dos orixás
8) A raça humana – dois mil e Gil: uma odisseia no espaço
9) O poeta, a canção e o tempo
10) Refestança – Gil de todos os ritmos
11) A lata do poeta – metáfora
Como parte de um processo colaborativo, os próprios atores contam em depoimentos pessoas a influência da obra de Gilberto Gil em suas vidas, tanto nas esferas de trabalho como pessoais. E, para aproximar mais ainda o público do universo do homenageado, o mesmo responsável pela cenografia dos shows de Gil também assina os elementos cênicos deste musical, que conta com projeções e recursos multimídia.
Serviço:
Quando: De 9 de junho a 14 de agosto de 2016 – quinta, 21h; Sexta, 21h; Sábado, 21h; Domingo, 20h
Onde: Teatro Clara Nunes – Rua Marquês de São Vicente – Gávea
Quanto: de R$ 50,00 a R$ 120,00