Das páginas do livro para o palco: “Gabriela, Um Musical”

gabriela_cartaz

Eternizada pelas letras de Jorge Amado, a personagem  Gabriela, do romance “Gabriela Cravo e Canela” já ganhou versões para o cinema (com Sonia Braga no papel da personagem título), dança (espetáculo de balé apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro), quadrinhos, pela editora Brasil-América e para a televisão, produzida na década de 1960, pela TV Tupi, e em 2012, pela emissora Rede Globo. Agora, chega a vez da obra ser reencenada nos palcos, com música dança e todo o remelexo digno de sua protagonista.

João Falcão leva ao Teatro Cetip, em São Paulo, “Gabriela, Um Musical”, produção inspirada nesta premiada obra de Jorge Amado, que ao som de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Martinho da Vila, Lulu Santos, Gonzaguinha, Arnaldo Antunes e Marisa Monte reconta as páginas do romance. A protagonista é interpretada pela atriz paraense Daniela Blois, escolhida em um processo que contou com mais de 700 candidatas.

gabriela

Em cena, o ciclo do cacau da Bahia e a década de 1920 são o cenário de fundo para a história de amor e sensualidade entre a retirante Gabriela e o sírio Nacib, dono do bar Vesúvio, que passa a ganhar novos clientes graças ao tempero de Gabriela e sua beleza agreste. Além deste embate, há uma presente ruptura na ordem social, com o declínio da velha ordem dos coronéis, devido a abertura dos portos, e a ascensão de um empresariado, encarnado na figura do carioca Mundinho Falcão.

gabriela_casal

Além de Débora Blois, o elenco é formado por Almério, Bruce de Araujo, Bruno Quixotte, Daniela Blois, Danilo Dal Farra, Eliane Carmo, Frederico Demarca, Guilherme Borges, Ingrid Gaigher, Isadora Melo, Juliana Linhares, Leo Bahia, Luciano Andrey, Luísa Vianna, Mauricio Tizumba, Marcel Octavio, Natasha Jascalevich, Rafael Lorga, Tamirys O’hanna, Thomás Aquino e Vinicius Teixeira. Os músicos Antonio Loureiro, Danilo Penteado, Edson Santanna, Maria Beraldo Bastos e Rafa Barreto, presentes em cena, completam o número de artistas.

gabriela_elenco

gabriela_elenco_2

Serviço

Quando: 9 de junho a 7 de agosto – quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; domingos às 18h

Onde: Teatro Cetip – (Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros)

Quanto: de R$ 30,00 (meia entrada) a R$ 190,00

Anúncios

E você? O que achou da matéria?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s