Curso e WorkshopMusicaisPelo Brasil

Alunos da CAL usam crowdfunding para realizar segunda temporada de “RENT”

Após o sucesso de uma breve temporada em abril, a montagem estudantil de “Rent“, produzia pelos alunos da Casa de Artes da Laranjeiras (CAL) fará uma nova leva de apresentações no Rio de Janeiro. E agora, o desafio é outro: captar recursos para a produção, em contraste com a primeira que foi custeada pelos alunos e professores da escola. Para alcançar esse objetivo, a produção abriu uma arrecadação no site de crowdfunding Catarse como forma de obter os recursos. Veja no quadro abaixo como você pode colaborar com o projeto e ainda ganhar um agrado!

recompensas

“Desde o surgimento das primeiras ferramentas, o crowdfunding sempre me chamou muita atenção porque faz muito sentido que todos tenhamos uma participação mais ativa quando se trata do financiamento de projetos que queremos ver acontecer. Junto a isso, a primeira temporada do ‘RENT’ aconteceu como um crowdfunding interno: foi financiado totalmente pelos alunos e professores do curso ‘Mergulho no Musical’ e além disso contou com um esforço coletivo na criação do espetáculo. Os alunos assumiram papéis alem dos de ator pra fazer tudo acontecer: figurino, versões, objetos de cena, comunicação visual, cenário e várias outras coisas foram desenvolvidas ou inteiramente por alunos do curso ou com uma forte participação dos mesmos. Por isso achamos que faria muito sentido incluirmos outras pessoas no levantamento do espetáculo através do Catarse” conta Caio Loki, intérprete do personagem “Angel” e responsável pela abertura da captação Catarse.

Umas das novidades do retorno é a gravação de um CD com as canções do musical interpretadas pelos estudantes da montagem, que também se dividem em tarefas como cenografia, figurino e produção. O álbum será disponibilizado para os contribuintes que colaboraram com R$ 45,00 ou mais, que também receberão programas e posters do espetáculo, além de reservas para assistir. Com uma meta inicial de R$ 8.475 alcançada (metade do valor necessário para os custos do musical), os alunos seguem na campanha convidando o público a comprar a ideia. As contribuições podem ser entregues até o dia 17 de agosto.

“A resposta dos apoiadores foi ótima, mas estamos esperando ultrapassar a nossa meta inicial pra podermos financiar mais da metade do projeto com a ajuda dos apoiadores e ainda falta bastante pra isso acontecer. Mas saber que temos pessoas queridas e desconhecidos fazendo um baita esforço junto com a gente, tanto financeiro quanto em termos de divulgação e mobilização, é muito maravilhoso pra gente e muito gratificante! Queria aproveitar esse momento pra agradecer a todas as pessoas, conhecidas ou não, que apoiaram o projeto e entraram nessa com a gente. O que foi incrível nessa prática de montagem, principalmente, foi ver o quão empolgados e dedicados os alunos e professores estavam pra fazer acontecer tudo da melhor maneira. Nos tornamos uma familia de verdade – um grupo enorme de melhores amigos dividindo um espetaculo que amamos. Melhor que isso não ficaria né? Mas ficou, porque a resposta do público também foi incrível e pela nossa limitação de espaço, sabemos que muitos não puderam assistir. Por essas razoes pareceu muito natural que trabalhássemos pra uma segunda temporada acontecer”

[vimeo http://vimeo.com/102578246]

“Rent” estreou originalmente na Broadway em 1996, levando os Tonys Awards de melhor partitura, melhor roteiro, melhor musical e melhor ator coadjuvante, intérprete original do personagem “Angel”. Três anos após o sucesso nos Estados Unidos, o espetáculo aportou no Brasil pelas mãos da antiga Companhia Interamericana de Entretenimento (CIE), hoje chamada de T4F. Assim como na Broadway, onde o musical lançou nomes como Adam Pascal, Idina Menzel e Antony Rapp ao estrelato, no Brasil artistas como Alessandra Maestrini, Jarbas Homem de Mello, Andrea Marquee e André Dias foram alguns que deslancharam na carreira após integrar o elenco da montagem nacional.

catarse

Já os jovens artistas que compõem o elenco desta montagem são:  Augusto Volcato (Mark), Ugo Capelli e Mateus Penna Firme (Roger), Carol Botelho e Laura Braga (Mimi), André Guedes (Benny), Gabi Porto e Lhays Macêdo (Maureen), Ava Catarina e Nathalia Serra (Joanne), Allan Chang e Gabriel Peregrino (Collins) e Caio Loki (Angel), acompanhados do ensemble, composto por Maria Penna Firme, Rebeca Abdo, Vitor Louzada, Paula Berwanger, Isabelle Nascimento, Du Pessanha, Hugo Bittencourt, Andréia Sodré, Michelle Rocha, Clara Schmitt Equi e André Poyart.

O nosso RENT é baseado no teatro ambiental, onde o público está no meio do espetáculo, como numa arena invertida, e a ação acontece ao redor e por entre os espectadores. Nossa intenção nunca foi tentar replicar o espetáculo original, mas achar uma nova verdade dentro do material, e sempre, é claro, com muito respeito e admiração pelo original”, diz Caio.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!