EntrevistaExclusivoMusicaisPelo Brasil

Tatiana Gurgel e sua trajetória de 15 anos no teatro musical

Tatiana 2
Reprodução: Facebook

A cidade de Guarulhos (14km de SP) também é reduto de artistas que estão se qualificando e degustando Musicais, e Tatiana Gurgel é um dos grandes nomes que com vinte anos de carreira, dedica quinze aos musicais, através da Cia. Tatiana Gurgel.

Aos 35 anos, Tatiana é musicista (cantora, pianista, tecladista, violonista), compositora, regente de corais, produtora/diretora de teatro e teatro musical e professora de música. Formou-se em Administração, com ênfase em Marketing (seus projetos foram realizados na área de Marketing e Produção Cultural), e fez pós-graduação em Psicopedagogia e Arte Terapia, na Faculdade Paulista de Artes (FPA), em São Paulo.

Aos oitos anos, começou a fazer aulas de teclado, A artista frequentou diferentes escolas de música, dentre elas o Conservatório Musical Ilse Reimann, Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos e Conservatório Musical de Guarulhos.  Como musicista, trabalhou como Intérprete e Instrumentista em vários bares em SP, e empresas como o Grupo Pão de Açúcar, Ericsson, entre outros.

Em 2005, lançou seu primeiro CD, intitulado: “Tatiana Gurgel” – trabalho como intérprete, compositora e instrumentista; Produção independente; Em 2006 participou da gravação do CD da Banda Motiva, como pianista; E em maio de 2008, lançou seu segundo CD, com evento na Secretaria de Cultura da Cidade de Guarulhos.

Foto: Elisenda Llinares
Foto: Elisenda Llinares

Na área teatral, teve participação como pianista nas peças de Circo-Teatro com direção de Fernando Neves: “Terra Natal”, “Feitiço” e “Chica Boa”. Também fez parte do elenco do Musical “Tipos”, com direção de Oswaldo Montenegro.

Como educadora musical, trabalhou em diversas escolas, como Colégio Julio Mesquita (aulas de teatro e música), Escola Livre de Música Método (ensino de teoria musical, canto, violão, teclado e piano), Escola de Idiomas Skill (direção e produção de musicais da Broadway nos idiomas inglês e espanhol, bem como coral natalino), Colégio de Lux Sapiens (aulas de Educação Artística voltada para arte musical), Faculdade Integradas de Guarulhos (regência de corais infanto-juvenil e de pais e professores), Colégio Santa Rita (aulas de música do Infantil ao 4° ano do EF, produção e direção do Grupo de Teatro Santa Rita, aulas de violão), Colégio Monte Sinai (aulas de música do Infantil ao 4° ano do EF), Colégio Clip (aulas de Teatro Musical e Música), Colégio Cartesiano (aulas de Teatro), Colégio Novo Rumo (aulas de Música e Teatro), Externato São Judas Tadeu (aulas de música e teatro), além de ministrar aulas particulares de canto e instrumentos e prestar consultoria à bandas e corais da região. Em 2013, fundou seu estabelecimento especializado, a Academia de Artes Tatiana Gurgel.

Tatiana 3
Reprodução: Facebook

 

Em entrevista exclusiva ao B!, a polivalente Tatiana conta como tudo começou no mundo dos Musicais.

“Comecei a trabalhar com teatro musical por acaso. Após reger um coral de natal em uma escola de inglês, os donos da escola, apaixonados por musicais, me convidaram pra montar um grupo de Teatro Musical (1999). A princípio, não gostei muito da ideia, porque curtia mais o lado da arte brasileira, cantava MPB, e minha praia era muito mais compor, cantar, tocar piano do que dirigir. Foi só começar a estudar um pouco da arte do Teatro Musical, que me apaixonei. Me apaixonei pelas obras, arranjos vocais, pela arte de se interpretar unido ao canto, a dança, etc.. Desde então, nunca mais parei de fazer teatro musical. O grupo, na época amador, deu tao certo que passou a viajar apresentando o espetáculo “On Broadway” (musical didático com trechos de famosos musicais, mudado a cada ano). Foi dirigindo e produzindo que entendi que poderia, sim, unir minha formação em Administração e Mkt com a minha formação em Arte. Atualmente possuo a Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel – além do trabalho de formação, também realizamos pesquisa e apresentações de espetáculos musicais, de forma beneficente, pela periferia de SP e Guarulhos (divulgando e apresentando o teatro musical ao público mais carente), a Academia de Artes Tatiana Gurgel, onde realizo trabalhos como professora de piano, violão, canto, consultoria a artistas que necessitam de direcionamento de carreira. Além do meu trabalho como compositora (já tenho dois Cds gravados e sempre que posso vou pro estúdio registrar minhas composições)”– diz Tatiana Gurgel.

Confira o Clipe “Virou a Página”:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fdX1PmxWrfo]

 

15 Anos de Teatro Musical

Tatiana atua como produtora e diretora desde 1999, quando deu início ao projeto “Skill on Broadway”, desenvolvido pelo Grupo de Teatro Skill Guarulhos. O projeto durou cinco anos e teve apresentações na capital paulistana e em outros estados. O Grupo de Teatro também mostrou seu trabalho em programas de TV, dentre eles o “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” (exibido pela Rede Globo), e também na revista que leva o nome da atração. Esse projeto da escola de idiomas, que na época foi pioneiro, hoje multiplica-se em outras unidades e também em diversas escolas como curso/montagem, onde o aluno trabalha disciplinas envolvidas no estudo de teatro musical: inglês, teatro, dança e canto.

Atualmente ela dirige e produz os espetáculos e cursos montagens da “Cia de Teatro Musical Tatiana Gurgel” e também os espetáculos do Teatro da Villa (projeto da escola Villa dos Idiomas). Na lista de espetáculos produzidos pela diretora estão: On Broadway (musical que reúne versões próprias de trechos dos famosos musicais apresentados na Broadway,  que conta a cada ano com um novo musical, desde 1999, como “O Despertar da Primavera” (2011), “Mamma Mia – O Musical” (2012) e “Grease” (2014), em comemoração aos seus 15 anos dedicados ao gênero do Teatro Musical, completados em março deste ano.

Seus trabalhos com música e teatro lhe renderam dois prêmios na cidade onde reside atualmente: Premio E! 2009, na Categoria Música, e Premio E! 2012, na Categoria Cultura.

Tatiana 4
Crédito: Arquivo Pessoal

E sobre seus trabalhos de sucesso, ela conta: “Nossos musicais em destaque nesses 15 anos foram: On Broadway, Mamma Mia e Despertar da Primavera. EssVe ano, em comemoração aos 15 anos , faremos Grease. Apesar de não ser um musical que sempre tive vontade de montar, escolhi Grease, por ser um clássico”.

 

Acompanhe todos os trabalhos:

https://www.facebook.com/ciadeteatromusicaltatianagurgel?fref=ts

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Comente

Botão Voltar ao topo
Fechar