B!BrasilInfantilMusicaisPelo Brasil

“Notredame de Paris” está em cartaz em Curitiba e participa do Festival FRINGE

Image

Nos quatro cantos do país o teatro musical vem sendo produzido e apreciado, e no sul não poderia ser diferente, o espetáculo “Notredame de Paris” vem com tudo abrindo espaço para o cenário de musicais em Curitiba, além de oferecer uma peça para adultos e crianças, com um discurso atemporal, entre o belo e o feio, e a paixão e o ódio, com direito a diversão, dança e acrobacia.

O Enredo

O juiz Frollo, severo e arbitrário persegue com veemência ciganos e mendigos da cidade por considerá-los uma ameaça à ordem pública. Numa das perseguições, Quasimodo fica órfão, e será criado até a adolescência pelo próprio juiz, seu tutor. Contudo, pelo seu aspecto “diferente” (era corcunda), será mantido oculto no campanário de uma igreja. Num domingo de festa, acontece a escolha do “rei dos Tolos”. Quasimodo acaba por ser escolhido “rei”, seu rosto era propício para o divertimento. Surge em cena Esmeralda a cigana, quem chama atenção não só pela sua dança e beleza, mas por seus atos de solidariedade e coragem com que enfrenta a injustiça sofrida. O juiz Frollo, em segredo acaba se apaixonando por ela; mas o coração de Esmeralda bate pelo capitão Phebo, responsável pela guarda da cidade. O capitão é ferido e Esmeralda condenada como principal suspeita. Quasimodo, percebendo a injustiça salva-a da condenação e a esconde no campanário, seu lar. Esmeralda lhe fará uma importante revelação, Phebo recuperado liberta Esmeralda e a toma como esposa. Quasimodo se liberta do seu exílio e juntos celebrarão a justiça e a liberdade

O ator e músico Henrique Dronneau (New York New York – Curitiba), responsável pela direção e trilha sonora original do espetáculo, conversou com exclusividade com o B!, e contou um pouco mais sobre a criação do projeto.

Image
Henrique Dronneau (Foto: Neto)

“A proposta inicial do projeto não era a de ser um musical, ou mesmo que os atores cantassem em cena (era apenas na composição de trilha instrumental do espetáculo), mas após uma primeira reunião, os atores toparam o desafio e comecei a compor a trilha.
Ao longo do processo dei aulas de canto em formato masterclass e logo em seguida, quando o personagem já tinha sua música solo composta, trabalhava coachings individuais para a preparação vocal deste ator, o que foi na verdade o maior desafio; Com exceção de alguns, fazer atores que não tinham nenhuma experiência com o canto, cantarem. Entre compor a trilha, gravar (pois os atores cantam sobre o play back), e preparar o elenco em apenas 25 dias, introduzindo as técnicas do Belting, fiz quase um milagre!”
,
 conta Henrique.

A trilha de “Notredame de Paris” conta com canções como: “Aos olhos de Notre Dame”, “Rei dos Tolos”, “Como o mundo realmente é”, “Eleito o Rei dos Tolos”, “Ave Maria”, “Notre Dame olhai por mim”, “Eu te amo Esmeralda”, “Entre os sinos, entre as gárgulas“, entre outras.

No elenco: Danilo Correia (Piere Gringoire), Fernando Kadlu (Quasimodo), Júlia Campos (Esmeralda), Tarciso Fialho (Frollo), Henrique Dronneau (Capitão Phebo), Janete do Amaral (Mãe Cigana e elenco de apoio), e Melissa Buest (Clopin e elenco de apoio).

Cena de "Notredame de Paris" - Foto: Arquivo Pessoal/Facebook
Cena de “Notredame de Paris” – Foto: Arquivo Pessoal/Facebook

FRINGE

O espetáculo foi inscrito em um dos grandes Festivais do Brasil, o FRINGE, e se apresenta nos dias 29 e 30 de março. No festival, os grupos e companhias podem apresentar mostras próprias, criando um invólucro que destaque trabalhos de linguagens ou linhas de pesquisas semelhantes, assim como também os próprios teatros podem projetar – com a programação oferecida no evento – a sua tradição, reforçando suas vertentes e criando identidade com o público que já é cativo do espaço, formando assim plateia para o ano todo.

A adaptação do clássico de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre Dame” foi feita por Sandro Tueros, que também assina a direção, a trilha sonora original e sonoplastia ficam por conta de Henrique Dronneau, coreografias de Mariáh Voltaire, cenários e figurinos de Paulo Vinicius, e produção e realização da ST Produções.

Serviço:

"Notredame de Paris"

Onde: Teatro Regina Vogue - Shopping Estação/Curitiba
Quando: 01 à 23 de fevereiro (sábados e domingos 16h)
Temporada Colégios: 17 à 21 de março (manhãs/tardes)
Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!