B!BrasilMusicais

Ceará é palco de documentário sobre teatro musical e outras novidades

Image

Realmente nos quatro cantos do Brasil a Broadway tem encontrado seu lugar.  Recentemente, André Gress e Deberton Entretenimento produziram o mini documentário “Broadway Brasil – Teatro Musical no Ceará que mostra um pouco dos bastidores do projeto que trouxe para o Norte/Nordeste o ator Thom Warren (do elenco nova iorquino de “The Lion King” e Professor da New York  Film Academy) e a atriz brasileira de musicais Renata Ricci (“Avenida Q”, “Gypsy” e “Como Vencer na Vida Sem Fazer Força”).

Renata
Foto: Camila Cerdeira

O documentário coloca o expectador dentro do que está se desenvolvendo no cenário musical fora do eixo Rio de Janeiro – São Paulo e aborda as experiências sobre como o workshop afetou os participantes, colocando em evidencia as dificuldades e acertos que existem ao buscar uma capacitação em teatro musical. Com foco no aperfeiçoamento da técnica “Acting Song”, a oficina proporcionou toda uma estrutura com professores de canto, correpetidor , pré workshops e show de encerramento para os participantes que mais se destacaram durante o evento. Confira o documentário: http://www.youtube.com/watch?v=M098NqZP6UY&feature=youtu.be

Fortaleza

Para os produtores do filme, é importante mostrar o que se está sendo produzido em outras localidades do Brasil e salientar que existem pessoas com talento e que estão dispostas a se preparar para atender os altos padrões exigidos para quem trabalha com esse tipo de arte. Um fato interessante sobre o documentário é que nos créditos finais que contam com os vídeos de vários atores renomados da Broadway dando suporte ao projeto como: Kristin Chenoweth (Wicked, Glee), Kate Baldwin (Big Fish) e os elenco de The Lion KingPriscilla, The Queen of DesertNewsiesBook of Mormon e Cinderella.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=YdhtVrnzYIQ]

O workshop é o início de um longo processo para atingir um objetivo maior. Neste ano, André e Deberton compraram os direitos para a montagem de Avenida Q,  que será o primeiro musical da Broadway montado no Nordeste. Este espetáculo é autorizado pela MTI – Music Theatre International (EUA) que deve estrear até Setembro de 2014.

Avenida Q

Buscando uma profissionalização de artistas locais para atender a uma nova demanda surgiu a ideia de se capacitar pessoas para atender os padrões de execução do teatro musical fora do eixo Rio/ São Paulo. Quando iniciei o processo de montagens acadêmicas em 2007, sempre o maior empecilho era executar algo sem as pessoas terem o treinamento específico. Infelizmente em Fortaleza não existem profissionais especializados em belting, muito menos com alguma vivência nessa especificidade. E muitas vezes por não se conhecer a logística de estrutura de montagem, muitos grupos criaram o método “faça do seu jeito”. Nossa ideia é subir o nível dos profissionais através de cursos preparatórios e juntamente com a estrutura americana fazer uma junção com o nosso modo de se fazer teatro, sem esquecer as bases americanas”

“Como tudo se fundamenta no modo como se conta uma historia, nossa primeira iniciativa foi trazer o americano Thom Warren para falar um pouco da técnica de “Storytelling”. Juntamente com ele trouxemos também a Renata Ricci para falar sobre como é a visão dela do mercado de teatro musical no Brasil. É interessante como os americanos de uns tempos pra cá vêem o Brasil como potência na produção. Nosso intuito com a exposição do documentário é mostrar para outras partes do país que no Nordeste está ocorrendo um movimento de teatro musical, que existe a preocupação não só de se “brincar” de fazer teatro, mas sim, o intuito de crescer e quem sabe se fazer mais presente no panorama de montagens profissionais no Brasil”, diz André Gress

Tom
Foto: Camila Cerdeira

Saiba mais sobre o Broadway Ceará: http://www.broadwayceara.com/

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!