Saiba os detalhes de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos”

O ano de 2014 promete ser de muitas homenagens a Chico Buarque em comemoração ao 70º aniversário do compositor, e as celebrações já começam nesta semana, dia 9, com a estreia de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos”, espetáculo de Charles Möeller e Claudio Botelho. O musical conta com oito atores no elenco e segue a linha de outros trabalhos de sucesso da dupla, como “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes” e “Beatles Num Céu de Diamantes”.

DSCF3020-001A peça também marca o retorno de Claudio Botelho aos palcos, que antes dessa grande estreia, chegou a se apresentar no show “Cole Porter e meus musicais de estimação”, em julho de 2013, em comemoração ao aniversário de 90 anos do hotel Copacabana Palace. Ao lado de Claudio, estão Soraya Ravenle, Malu Rodrigues, Lilian Valeska, Estrela Blanco, Renata Celidonio, Davi Guilherme e Felipe Tavolaro, todos convidados para participar dessa primeira homenagem a Chico.

“A nossa relação com o Chico é antiga. É a sexta vez que trabalhamos com a obra dele, desde ‘Na bagunça do teu coração’. Eu acho que a carta branca que ele nos deu nesse musical é o maior dos orgulhos. Produzimos esse espetáculo em 35 dias, na época certa, os atores que queríamos estavam mais ou menos disponíveis. Então, gente fazia o musical agora ou nunca mais. Originalmente, a peça estava prevista para estrear em março, mas a produção adiantou o processo e aí nós corremos. Fizemos em 35 dias o que levaria 90″, diz Charles Möeller, em entrevista exclusiva ao B!

capa chico

O repertório é formando especialmente por canções do compositor voltadas para o universo teatral, como “Gota d’água”, “Tatuagem”, “Pedaço de mim” e “Sem fantasia”, mas também fazem parte do espetáculo clássicos que ficaram conhecidos em trabalhos na TV.

Para os atores do elenco, além de desfrutar da obra do compositor, fazer parte de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” tem sido um aprendizado, inovador de diversas formas, e eles contam porque:

DSCF3072-001“Cada musical para mim é um mundo novo. Ainda mais sendo músicas brasileiras do Chico Buarque. Eu já conhecia algumas, mas há canções na peça que só quem é muito fã do Chico realmente conhece. Ser convidada para o elenco aumenta a responsabilidade. Eu acho que esse é o espetáculo mais desafiador da minha vida… Primeiro porque a gente teve pouco tempo de ensaio e depois porque é Chico Buarque, que é uma das coisas mais difíceis de se cantar bem, ao mesmo tempo que também acho uma das mais belas. A letra é muito teatral, mesmo que você tire a melodia, o texto ainda é uma peça”, comenta Malu Rodrigues sobre sua participação no musical.

“Eu conhecia tudo, eu fui aquela que cresceu embalada pelos LPs do Chico Buarque. Para mim, o que acontece de interessante nesse espetáculo é que agora eu estou cantando músicas que nunca cantei antes. Elas caem sobre mim com certa novidade, eu posso colocar a minha assinatura, o meu olhar. Estou habituada a me recordar dessas músicas e associá-las a ínterpretes como Cauby Peixoto, Elba Ramalho, mas nesse trabalho, o processo de “descolar” deles está sendo delicioso. É difícil escolher uma canção favorita nesse musical, pois são clássicos seguidos por clássicos. Trabalhar com esse elenco com perfis heterogêneos de atores cria um painel muito rico para as personagens também”, diz Soraya Ravenle sobre a sua experiência de trabalhar com o jovem elenco do musical.

DSCF3022-002

Junto com os atores, estão os músicos Thiago Trajano, responsável pela regência e violão, Priscilla Azevedo, ao piano e acordeon, Marcio Romano na percussão e Luciano Correa, no violoncelo. A direção musical e o roteiro das canções escolhidas ficou por conta de Claudio Botelho, que repete a parceria de sucesso em “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes” com Jules Vandystadt, o criador dos arranjo vocais do espetáculo. O design de som é assinado por Marcelo Claret, sob a coordenação artística de Tina Salles e a direção de Charles Möller.
A cenografia é um criação de Rogério Falcão, em mais um trabalho com a dupla, que recebeu orientações e ideias de Möeller. Os figurinos são assinados por Marcelo Pies.

“A cenografia é expressionista alemã, atemporal, em contraste com os figurinos de época. Todo o espetáculo se passa nas memórias de um dono de uma companhia de teatro e o cenário traz caixas de pandora de onde emergem as lembranças desse protagonista, que remendam a narrativa e entrelaçam os personagens como em uma teia de aranha”, explica Charles sobre suas escolhas para compor a cenografia.

DSCF3018

“Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos” começa sua temporada no Teatro Clara Nunes nesta quinta-feira, dia 9, e segue até 27 de abril. De quinta a sábado, às 21h e aos domingos, às 20h.

Veja o álbum completo de fotos em nossa fan page.

Serviço:
Teatro Clara Nunes / Shopping da Gávea
Rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º piso. Tel: 2274-9696
Ingressos: R$100 e R$80
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos
Vendas pela internet: www.ingresso.com.br
Anúncios

4 comentários em “Saiba os detalhes de “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 minutos”

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.