BiografiaEntrevistasMusicaisPelo Brasil

Toda a humildade e talento de Sérgio Dalcin

Preparando-se para viver o seu primeiro protagonista em um musical, Sérgio Dalcin comemora as conquistas e os novos trabalhos. Em entrevista exclusiva ao “A Broadway é Aqui!” o simples rapaz do campo compartilha uma pouco de sua experiência e planos para o futuro

sergio

Nascido em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, Sérgio Dalcin cultivava desde pequeno o interesse pela música. Aos 10 anos começou a tocar violão e aos 20 veio para o Rio de Janeiro estudar Artes e aperfeiçoar o seu talento. Começou sua carreira fazendo figuração em novelas como Malhação e anúncios publicitários, nunca deixando de lado o aprendizado da música. No curriculum do cantor, ator e também modelo estão assinam nomes como Paulo Trajano, Ilza Corrêa, e o maestro Tancredo de Oliveira.

Mesmo com a diversidade de trabalhos, para Sérgio ainda faltava alguma coisa. “Não nego que fazer figuração tenho sido um grande aprendizado, mas eu sentia que precisava ir além na minha carreira. Foi quando durante uma das aulas de canto que a minha preparadora vocal sugeriu que eu fizesse um teste para o musical “Por um noite – um sonho nos bastidores da Broadway”,  que eu acabei passando vivendo o personagem Philip. Ali foi a minha primeira experiência com os musicais, que vieram meio de surpresa na minha vida. Eu vim de um universo agrícola, trabalhava com meu pai no campo e a música que acompanhava essa rotina era a moda de viola, o sertanejo. Até então eu não havia tido contato com musicais”.
Após a estreia no mundo dos musicais, Sérgio fez testes para a produção de “O Despertar Da Primavera”, de Möeller Botelho. O ator chegou a passar na seleção, mas ficou no banco de reservas. Outra oportunidade surgiu quando o a famosa dupla produziu o espetáculo “Hair”, o qual Sérgio fez parte do elenco como um dos integrantes da tribo e foi substituto de Hugo Bonemer, protagonista que interpretava o papel de Claude.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=QGHpwlhrZDs]

Amizades para a vida toda

Em “Hair” , o ator teve a oportunidade de fazer um grande amigo: Hugo Bonemer. Os dois além de compartilharem o papel, dividiam também as origens, pois ambos são nascidos no estado do Paraná. “Além disso, nós dividíamos ainda a mesma namorada”, brinca o ator, relembrando o papel de Sheila Frank, interpretada  por Carol Puntel, que era interesse amoroso de Claude e o do líder da tribo de hippies, Berger.
“Eu e o Hugo nos conhecemos em Hair e se estabeleceu uma amizade muita legal entre nós. Geralmente as pessoas tendem a acreditar que a relação entre um ator protagonista e seu substituto é complicada, mas não aconteceu nada disso entre nós. O Hugo sempre me orientava quando eu precisava, a gente se tornou muito parceiro. E essa amizade se estendeu para fora dos palcos, sempre que pode ele colaborava para divulgar o meu trabalho, como ele ajudou na divulgação do filme “Somos tão jovens”, longa-metragem baseado na vida do cantor Renato Russo em que fiz parte do elenco.”
Além da amizade de Hugo, Sérgio tem o carinho e admiração da dupla Möeller Botelho. Carinho tanto, que resultou no convite para integrar o elenco do musical autoral “Milton Nascimento – Nada Será Como Antes”, em 2012. Neste espetáculo o ator teve a oportunidade de dividir o palco novamente com outros dois companheiros de outros trabalhos:  Jules Vandystadt e Cássia Raquel.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=aWO-bPlT9tE]

Novos rumos na carreira

Entre as principais referências musicais de Sérgio Dalcin, estão nomes do sertanejo de raiz, como Chitãozinho e Xororó e bandas rock como U2 que permeiam e inspiram o trabalho do cantor. Parte disso se refletiu no convite para o filme “Somos tão jovens”, do diretor Antonio Carlos de Fontoura. O longa conta a trajetório do cantor Renato Russo e Dalcin viveu o jovem roqueiro “Petrus”, apelido para André Petrorius, filho de um embaixador da África do Sul com quem Renato formaria sua primeira banda, o “Aborto Elétrico”, na década de 1970.

Sérgio Dalcin como o roqueiro "Petrus", em "Somos tão jovens"
Sérgio Dalcin como o roqueiro “Petrus”, em “Somos tão jovens”
“Trabalhar com cinema foi uma experiência muito bacana, uma linguagem que eu não havia lidado ainda. Fiquei muito agradecido pelo convite do Antonio Fontoura que depositou essa confiança em mim”, comenta o ator sobre sua participação no filme.
Mesmo com tantos trabalhos diversos, o cantor nunca deixou sua paixão pela música em segundo plano. Ainda em 2013, Dalcin está preparando o repertório para o lançamento de seu primeiro CD solo, com foco no sertanejo romântico. “Eu sempre gostei de falar de amor, gosto de escrever sobre esse sentimento, pois sem amor, nada que você faz tem sentido
[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tAb4VUsYI5U]

Viagem à Terra do Nunca

Sérgio Dalcin caracterizado como "Peter Pan" Foto: perfil pessoal do ator no Instagram
Sérgio Dalcin caracterizado como “Peter Pan” Foto: perfil pessoal do ator no Instagram
Hoje, dia 4, o ator retorna ao palco para uma apresentação única no espetáculo “Peter Pan – O Musical” . A produção é realizada por Sérgio Machado, diretor da Lúmini Arts em parceria com o ator, cantor e compositor Jay Vaquer. Para viver o personagem título, Dalcin busca inspiração dentro dele mesmo. “Eu tenho muito do Peter Pan. Mesmo já tendo 30 anos, eu ainda sou muito moleque, gosto de fazer brincadeiras, gosto de fazer as pessoas a minha volta rirem sempre que tenho a oportunidade. Então fazer esse espetáculo, além de um novo desafio, além de ser o meu primeiro protagonista, me encanta pela possibilidade de mostrar algo que é muito forte em mim, esse espírito do Peter Pan”
Veja aqui outra entrevista com Sérgio Dalcin, Julianne Trevisol e Jay Vaquer sobre os bastidores da produção de “Peter Pan – O musical”. O espetáculo tem apresentação única no Vivo Rio, Rio de Janeiro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!