InfantilMusicaisPrêmios

“Matilda – O Musical”, um dos favoritos no Tony Awards 2013

Depois de encantar crianças e adultos em suas várias aparições na Sessão da Tarde, Matilda, a encantadora menina com poderes mágicos vem lotando e encantando plateias no palco da Broadway.

matilda11111

A História

Capa do Livro - Foto Divulgação
Capa do Livro – Foto Divulgação

A divertida história da garota inteligente e independente, filha de um casal pouco convencional, e que a maioria conhece apenas da televisão, é uma adaptação do livro homônimo, sucesso nos anos 80, escrito por Roald Dahl, também conhecido por outros contos infantis, como o clássicoA Fantástica Fábrica de Chocolates”.

A primeira adaptação da obra aconteceu em 1996, quando Danny DeVito resolveu dirigir o roteiro de Nicholas Kazan e Robin Swicord e levar aquela magia para o cinema. O diretor que também atuou no papel de Harry Wormwood, pai de Matilda, interpretada pela atriz Mara Wilson, dava vida a um vendedor de carros desonesto e vaidoso, casado com a acomodada dona de casa Zinnia (Rhea Perlman). Pais desastrosos e bastante relapsos, eles ignoravam a filha, suas vontades e suas qualidades bastante especiais.

Viciados em TV, jamais conseguiram entender de que forma a pequena “gênia” desenvolveu precocemente e sozinha, habilidades como andar e ler, e também não entendiam sua paixão pela leitura e a curiosidade por coisas tão diferentes dos gostos que tinham. A garota, cansada dos conflitos de família, então se descobre cheia de imaginação e capaz de fazer magia, arriscando até algumas travessuras em casa. Na ideia de se livrarem do “problema” e na tentativa de afastá-la de sua zona de conforto, a livraria, os pais resolvem matricular Matilda em um colégio que funciona como um campo de concentração, comandado pela tenebrosa diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris). Lá Matilda usa de sua mágica para se livrar das maldades da diretora e salvar seus amigos de classe, alunos da professora Honey (Embeth Davidtz), com quem se sente muito bem na presença e viverá dias mais felizes no desenrolar dessa história.

Matilda - O Filme
Matilda – O Filme

O Musical

A ideia de uma segunda adaptação, em forma de teatro, nasceu em 2009, mas sua primeira montagem musical só ganhou vida no dia 09 de dezembro de 2010, quando estreou na Inglaterra, no Courtyard Theatre, para uma curta temporada até 30 de janeiro de 2011. Com o roteiro do escritor Dennis Kelly, composições e letras de Tim Minchin e a direção de Matthew Wachus, o elenco teve Adrianna Bertola, Josie Griffths e Kerry Ingram se revezando no papel de Matilda, Bertie Carvel como Miss Trunchbull, Paul Kaye e Josie Walker como Sr. e Sra. Wormwood e Lauren Ward como Miss Honey. No mesmo ano, a produção da Royal Shakespeare Company entrou para o circuito West End, se mudou para o Cambridge Theatre, e depois de ter sua data adiada três vezes devido à problemas com as adaptações do local, estreou em 22 de novembro com novos nomes no elenco, onde faz uma excelente temporada.

Cena de "Matilda - O Musical" (Foto: Divulgação)
Cena de “Matilda – O Musical” (Foto: Divulgação)

Agora, depois de conquistar os palcos londrinos, essa aventura mágica rumou para a glamourosa Broadway e estreou em março deste ano, no Shubert Theatre. Um investimento de U$ 16 milhões, com algumas mudanças nas letras, adaptadas especialmente para os ouvidos americanos, e cenas que valorizam mais a orquestra do teatro, considerada um grande destaque, juntamente às crianças em cena.

No elenco, Sophia Gennusa, Oona Laurence, Bailey Ryon e Milly Shapir dão vida à nova Matildae Bertie Carvel (Miss Trunchbull), Paul Kaye (Sr. Wormwood), Josie Walker (Sra. Wormwood) e Lauren Ward (Miss Honey) estão de volta aos seus papéis, garantindo as palmas ao lado de outros nomes talentosos.

Sophia Gennusa, Oona Laurence, Bailey Ryon e Milly Shapiro (Foto: Charles Sykes, Invision, via AP)
Sophia Gennusa, Oona Laurence, Bailey Ryon e Milly Shapiro (Foto: Charles Sykes, Invision, via AP)

Dividido em dois atos com 10 canções cada, o espetáculo que tem duração de 160 minutos encanta por seu elenco impecável, números muito bem coreografados, figurinos bem elaborados, cenários coloridos e efeitos especiais de ilusionismo em alta tecnologia, simulando especialmente os dons de Matilda, que sem dúvida não poderiam faltar.

Foto: Divulgação

Premiações 

A versão londrina de “Matilda – O Musical” já faturou 25 prêmios dentre as indicações que recebeu até hoje e colheu os primeiros louros em 2010, quando conquistou o Peter Hepple de “Melhor Musical” no Critics ‘Circle Theatre Awards. Em 2011, a produção levou o Prêmio Sherrin Ned também de “Melhor Musical” no Evening Standard Theatre Awards e dois prêmios no Theatre Awards UK , de Melhor Produção Musical e Melhor Performance em musical (Bertie Carvel).

Em fevereiro de 2012 a produção brilhou em muitas listas de indicados, e ganhou prêmios importantes com Whatsonstage.com, onde conquistou quatro. Mas a produção surpreendeu realmente ao bater um recorde sendo indicada à 10 categorias no Oliver Awards e conquistar sete delas, garantindo seu lugar no livro do Guinness World Records, que ultrapassou a produção de 1980, “Nicholas Nickleby”, também produzida pela Royal Shakespeare Company, e que manteve o título por 20 anos com seis prêmios Olivier.

the_royal_shakespeare_companys_production_of_roald_dahls_matilda_the_musical-_photo_by_manuel_harlan_0307_resizedJá a versão americana de “Matilda – O Musical”, segue sua fase bem sucedida, de casas lotadas, boas críticas e também se destaca por suas indicações aos prêmios, pois com apenas três meses em cartaz, conquistou 17 ao total, valendo destaque para dois no Outer Critics Circle Awards, cinco no Drama Desk Award, um pelo New York Drama Critics’ Circle e um pelo Theatre World Award. Agora, a corrida e a torcida são para conquistar uma boa colocação no Tony Awards, onde ficando apenas atrás de “Kinky Boots”, concorre em 12 categorias:

Melhor musical ► Melhor roteiro de musical ► Melhor partitura original escrita para o teatro ►Melhor ator principal em musical ►Melhor ator em destaque no musical ► Melhor atriz em destaque no musical ► Melhor cenário de musical ► Melhor figurino de musical ► Melhor iluminação de musical ► Melhor direção de musical ► Melhor coreografia ► Melhor orquestração.

A premiação acontece neste domingo, dia 09! Façam suas apostas para o musical que já foi eleito cinco vezes “o melhor”!

Mostrar mais

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!