MusicaisPelo Brasil

“Sassaricando” realiza sétima temporada no Rio de Janeiro

“Sassaricando – E o Rio Inventou A Marchinha” é um dos poucos espetáculos teatrais brasileiros que conseguiram criar uma carreira tão longeva, ao ponto de em 2013 estrear sua sétima temporada. Desde sua estreia em 2007, a peça se tornou um marco no calendário teatral do Rio de Janeiro, sendo apresentada  no período carnavalesco. Prova do sucesso foi a criação do “Bloco Sassaricando”, feito em homenagem ao espetáculo e que desfila partindo da Praça Russel, no bairro carioca da Glória.

Elenco de "Sassaricando" que estreou em 2007
Elenco de “Sassaricando” que estreou em 2007

A peça foi criada pelo jornalista Sérgio Cabral e por Rosa Maria Araújo, após uma longa pesquisa entre mil canções e marchinhas de Carnaval de nomes como Noel Rosa, Haroldo Lobo, Lamartine Babo e João de Barro, mais conhecido como Braguinha. O resultado é um espetáculo que apresenta uma crônica da vida e dos costumes dos cariocas, interpretados por Eduardo Dussek, Inez Vianna, Alfredo Del-Penho, Juliana Diniz, Pedro Paulo Malta, Beatriz Faria e Pedro Miranda. Em cada cena, os atores se revezam para dar vida aos personagens das canções e aos famosos tipos sociais do Rio de Janeiro, como o já bastante conhecido “Malandro Carioca”, divididos em dez temas.

Ao montar o espetáculo, Sergio Cabral e Rosa Maria convidaram grandes nomes para a equipe técnica: direção ficou a cargo de Cláudio Botelho, enquanto os cenários, inspirados nos bailes de Carnaval dos anos 1940-1950, foram criados por Charles Möeller. O maestro Luis Filipe de Lima ficou encarregado da direção musical do espetáculo e criou os arranjos para o mesmo. Os figurinos, que vestem tantos os atores como a banda, são obras de Marcelo Marques. Durante  o musical, dividido em dois atos, são projetados filmes de época, que ajudam a contar a história do Carnaval e do Rio. No vídeo abaixo, veja cena do espetáculo comentada pela autora Rosa Maria.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R5VTmkyU5V0]

O texto é diferente do que estamos habituados a ver. Não são diálogos cantados ou falas memorizadas, mas números musicais que se sucedem sem um enredo que costure a trama, semelhantemente ao teatro de revista norte-americano, a chamada “revue”. Após a sua estreia em 2007, “Sassaricando” já foi apresentado em turnê no Festival de Teatro de Curitiba, em Brasília, Recife, Porto Alegre,  Vitória, Belém, Manaus e  São Paulo. Em 2012, como parte da comemoração do Ano do Brasil e Portugal, houveram duas sessões do musical no Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa. Até o momento, mais de 230 mil espectadores já assistiram ao espetáculo num total de apresentações que ultrapassa 300 sessões.

555193_333451826769291_1749685510_n
Elenco atual de Sassaricando em cartaz no Imperator

Sassaricando também coleciona  muitos na categoria teatral:

– em 2008, recebeu o Prêmio Contigo de Melhor Musical nacional de 2007;

– no mesmo ano, Sérgio Cabral e  Rosa Maria Araújo ganharam o prêmio Shell na categoria especial pelo seu trabalho de pesquisa e criação do musical;

– os autores também receberam o Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo na área de música;

– A revista Veja Rio elegeu Rosa Maria Araújo personalidade cultural do ano de 2007 pelo seu trabalho em Sassaricando;

– O musical ganhou ainda o Prêmio APTR (Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro) de melhor produção do ano.

O musical está em cartaz no Centro Cultural João Nogueira, no shopping Imperator, no bairro suburbano do Méier até dia 3 de março. O bloco “Sassaricando” neste ano sairá no domingo dia 10, partindo da Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. O musical também está disponível em DVD, gravado em 2007, no Teatro João Caetano em parceira com a Biscoito Fino. Acesse o site do espetáculo para ver os horários especias do Carnaval e fique de olho na fan page para receber novidades do musical.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Comente

Botão Voltar ao topo
Fechar