“Sassaricando” realiza sétima temporada no Rio de Janeiro

“Sassaricando – E o Rio Inventou A Marchinha” é um dos poucos espetáculos teatrais brasileiros que conseguiram criar uma carreira tão longeva, ao ponto de em 2013 estrear sua sétima temporada. Desde sua estreia em 2007, a peça se tornou um marco no calendário teatral do Rio de Janeiro, sendo apresentada no período carnavalesco. Prova do sucesso foi a criação do “Bloco Sassaricando”, feito em homenagem ao espetáculo e que desfila partindo da Praça Russel, no bairro carioca da Glória.

A peça foi criada pelo jornalista Sérgio Cabral e por Rosa Maria Araújo, após uma longa pesquisa entre mil canções e marchinhas de Carnaval de nomes como Noel Rosa, Haroldo Lobo, Lamartine Babo e João de Barro, mais conhecido como Braguinha. O resultado é um espetáculo que apresenta uma crônica da vida e dos costumes dos cariocas, interpretados por Eduardo Dussek, Inez Vianna, Alfredo Del-Penho, Juliana Diniz, Pedro Paulo Malta, Beatriz Faria e Pedro Miranda. Em cada cena, os atores se revezam para dar vida aos personagens das canções e aos famosos tipos sociais do Rio de Janeiro, como o já bastante conhecido “Malandro Carioca”, divididos em dez temas.
Ao montar o espetáculo, Sergio Cabral e Rosa Maria convidaram grandes nomes para a equipe técnica: direção ficou a cargo de Cláudio Botelho, enquanto os cenários, inspirados nos bailes de Carnaval dos anos 1940-1950, foram criados por Charles Möeller. O maestro Luis Filipe de Lima ficou encarregado da direção musical do espetáculo e criou os arranjos para o mesmo. Os figurinos, que vestem tantos os atores como a banda, são obras de Marcelo Marques. Durante o musical, dividido em dois atos, são projetados filmes de época, que ajudam a contar a história do Carnaval e do Rio. No vídeo abaixo, veja cena do espetáculo comentada pela autora Rosa Maria.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=R5VTmkyU5V0]O texto é diferente do que estamos habituados a ver. Não são diálogos cantados ou falas memorizadas, mas números musicais que se sucedem sem um enredo que costure a trama, semelhantemente ao teatro de revista norte-americano, a chamada “revue”. Após a sua estreia em 2007, “Sassaricando” já foi apresentado em turnê no Festival de Teatro de Curitiba, em Brasília, Recife, Porto Alegre, Vitória, Belém, Manaus e São Paulo. Em 2012, como parte da comemoração do Ano do Brasil e Portugal, houveram duas sessões do musical no Teatro Nacional Dona Maria II em Lisboa. Até o momento, mais de 230 mil espectadores já assistiram ao espetáculo num total de apresentações que ultrapassa 300 sessões.

Sassaricando também coleciona muitos na categoria teatral:
– em 2008, recebeu o Prêmio Contigo de Melhor Musical nacional de 2007;
– no mesmo ano, Sérgio Cabral e Rosa Maria Araújo ganharam o prêmio Shell na categoria especial pelo seu trabalho de pesquisa e criação do musical;
– os autores também receberam o Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo na área de música;
– A revista Veja Rio elegeu Rosa Maria Araújo personalidade cultural do ano de 2007 pelo seu trabalho em Sassaricando;
– O musical ganhou ainda o Prêmio APTR (Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro) de melhor produção do ano.
O musical está em cartaz no Centro Cultural João Nogueira, no shopping Imperator, no bairro suburbano do Méier até dia 3 de março. O bloco “Sassaricando” neste ano sairá no domingo dia 10, partindo da Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. O musical também está disponível em DVD, gravado em 2007, no Teatro João Caetano em parceira com a Biscoito Fino. Acesse o site do espetáculo para ver os horários especias do Carnaval e fique de olho na fan page para receber novidades do musical.
Um Comentário