BiografiaCinemaDisneyDublagemMusicaisTV e Streaming

A comemoração em dose dupla de Kiara Sasso

Cantar, dançar e atuar. São essas as três paixões de Chiara Francesca Perin Di Santolo Sasso, artisticamente conhecida como Kiara Sasso, e que hoje completa 34 anos, sendo 20 deles, de carreira no teatro musical.

Um dos maiores nomes do gênero brasileiro, dona de uma das mais belas vozes e de um currículo admirável, para não dizer invejável, Kiara nasceu no Rio de Janeiro, mas aos três anos de idade se mudou para Redondo Beach, na Califórnia; Com apenas dois anos, já tinha o microfone como um bom amigo, mas foi aos oito que descobriu seu talento, quando começou a perceber seu interesse pela arte ao atuar na TV, em filmes e comerciais em Los Angeles, onde foi criada. Muito bem influenciada por Barbra Streisand e Patti Lupone, Kiara vem de uma família que admira teatro musical e cresceu assistindo a todos da MGM, mas só aos 14 anos é que ele ganhou de fato espaço em sua vida… De volta ao Brasil, em 1993, estreou no musical “Banana Split” e foi através dele que teve certeza do que queria seguir, dando início a um longo caminho trilhado com muito sucesso e que este ano, completa duas décadas.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 1995, fez parte do musical “Doidas Folias”, onde foi a personagem Mulata; No ano seguinte, se destacou como Luisa, no musical off-Broadway “Os Fantástikos”, em cartaz no Teatro Arena, RJ, e desde então, ela nunca mais parou. Participou dos espetáculos “As Malvadas”, de Charles Möeller e Claudio Botelho, e “Broadway in Café” em 1997, e depois disso, deu uma pausa para investir nos estudos. Kiara viajou para os EUA, onde cursou teatro musical na Faculdade Santa Monica e lá participou do musical “The Threepenny Opera” (1999), e do primeiro workshop do musical “Spring Awakening” (1999), do diretor Michael Mayer, vencedor do prêmio Tony.

Após essa temporada no exterior, Kiara retornou ao Brasil e em 2001 viveu Elza, em “Cole Porter, ele nunca disse que me amava”, também da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho, onde realmente começou a se destacar dentre os nomes do teatro musical, porém, foi em “A Bela e a Fera”, em 2002/2003, no palco do Teatro Abril – SP, que sua estrela brilhou como a protagonista. Por um ano a “Bela Kiara” deu vida a uma clássica princesa Disney de forma brilhante, se destacou, ficou conhecida, foi reconhecida e com pique total, emendou um espetáculo atrás do outro e hoje, coleciona uma série de outras protagonistas…

Kiara como "Francine Evans", em "New York, New York" - 2012 (Foto: Divulgação)
Kiara em “New York, New York” – 2012 (Foto: Divulgação)

Em 2004 integrou o elenco do musical “Tudo é Jazz” (M&B) e logo em seguida, entre os anos de 2005/2006/2007, se realizou como Christine, a mocinha de “O Fantasma da Ópera”, que de acordo com ela, foi o musical que lhe inspirou o canto e que considera ter aprendido muito, além de ter lhe feito amadurecer como pessoa e profissional… Sem descanso, Kiara foi a Ellen de “Miss Saigon” (2007), Maria Reiner/Von Trapp de “A Noviça Rebelde” (2008/2009), Emma Carrew de “Jekyll and Hyde, O Médico e o Monstro” (2010), Donna Sheridan, “a mãe” de “Mamma Mia!” (2011), Jeanie, a grávida hippie de “Hair” (2012) e no mesmo ano, viveu a cantora Francine Evans, em “New York, New York”.

Em paralelo a toda essa carreira abrilhantada, Kiara também se aventurou na televisão, no cinema e no teatro tradicional, usando de muita dedicação, percepção e autocrítica. Em 1995, fez uma participação na novela “Pátria Minha”, da Rede Globo; Em 1997 integrou o elenco do espetáculo “Dose Forte”, no Teatro Niterói; Em 1998 participou durante 1 semana da série global “Caça Talentos”, no papel de Brenda, ao lado da famosa “Fada Bela”, interpretada por Angélica; E em 2008 viveu a protagonista Julia no longa nacional “Dores & Amores”,  de Ricardo Pinto e Silva, ainda à estrear. – Durante suas estadas fora do país, participou do episódio piloto de “Young at Heart”, do filme independente “The Beak of Death”, ambos em 2000, e de outros trabalhos como “Off Limits”, “Jake & the Fat Man” e “Thirtysomething”, e em 2009 fez uma participação especial como Gloria, no episódio piloto da série policial norte-americana, “Rio”, de Scott Steindorff.

Algumas das personagens de Kiara Sasso (Foto: Arquivo Pessoal)
Algumas das personagens de Kiara Sasso (Foto: Arquivo Pessoal)

Um fato curioso sobre a carreira de Kiara, é que no ano passado, ela fez parte de um novo projeto, longe da atuação, mas ainda assim, perto dos palcos. Ao lado do diretor Adrian Steinway e do coreógrafo Newton Cole, ela foi à Salvador, em busca de seis atores para compor o elenco do espetáculo musical “Éramos Gays”, lá ela ministrou a oficina de voz do pocket escrito por Aninha Franco, atualmente em cartaz no Teatro Módulo – Pituba, e que ficou famoso por sua temática, responsável por polemizar a primeira montagem baiana em parceria com a Broadway.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

De certo, diante de tudo isso, é muito difícil encontrar quem nunca tenha ouvido falar de Kiara Sasso e pelo menos uma de suas impecáveis atuações, até porque, ela consegue ir além dos palcos e telas… Atuando e interpretando em dublagens de diversos clássicos da Disney. Quem não conhece Ariel, Cinderella, Mulan, Bela, entre outras?!  A diva dos musicais as vezes deixa seu canto lírico de lado, e empresta sua voz a alguns desses contos de fadas e a muitas de suas canções mais conhecidas, e considera esse trabalho, onde tudo tem que ser passado pela voz, a maior prova de interpretação, já que ninguém está vendo algo de fato…

Kiara Sasso mostra seu lado "confeiteira" (Foto: Divulgação)
Kiara Sasso em momento “confeiteira” (Foto: Divulgação)

E apesar de toda sua rotina agitada e quase que sem pausa, consumida sempre por muitos projetos e horas de ensaio, a carioca ainda conseguiu encontrar tempo para se mostrar uma artista de primeira em outra área: na cozinha! Durante a temporada de “Mamma Mia”, devido a um afastamento por motivos de saúde, Kiara se atreveu e se surpreendeu! Já famosa pelas delícias que faz, que fotografa e que compartilha em suas redes sociais, seus bolos, tortas e cupcakes muito bem decorados e aparentemente apetitosos, tem deixado muitos fãs e amigos curiosos e tentados a provar tudo. Com um visual digno de ser exposto em uma vitrina de doceria, a mais nova confeiteira abriu seus olhos e ouvidos para todos os comentários positivos e aceitou encarar uma vida cheia de encomendas. Agora você também pode conhecer – e provar – essa nova arte da Kiara entrando em contato com ela pelo e-mail: cupcakekiara@gmail.com, e fazendo seu pedido.

Assista ao vídeo e saiba mais em: “Os cakepops de Kiara Sasso” (TV Caras)

Atualmente, a cantriz, que está dando um tempo de tudo, inclusive dos palcos e das terras brasileiras, na certa tem aproveitado esse tempo especial para fazer coisas de que sempre gostou, como viajar e colocar em prática os cinco idiomas que fala, ir ao cinema, assistir às últimas estreias da Broadway, jantar fora, cozinhar coisas novas, estar entre amigos, com o namorado e se bobear, curtir uma boa noite de salsa, dança que adora… Tudo que por sinal, cabe muito bem à comemoração do dia de hoje e desse ano tão especial!

Vida longa à querida Kiara Sasso e sua carreira de sucesso!!

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!