Musicais 2026: Saiba o que estreia e reestreia no eixo Rio-SP
Entre estreias inéditas, reestreias aguardadas e grandes títulos internacionais, confira os musicais que já têm temporadas confirmadas no Rio de Janeiro e em São Paulo em 2026.

O teatro musical chega a 2026 com uma programação robusta, reafirmando o eixo Rio–São Paulo como um dos principais polos do gênero na América Latina. Ao longo do ano, os palcos das duas capitais recebem estreias inéditas no país, retornos de grandes sucessos internacionais, reestreias aguardadas e novas produções brasileiras, em uma temporada que dialoga com a música, a história e o imaginário nacional.
Clássicos da Broadway e do repertório mundial dividem espaço com musicais autorais e biografias de ícones da cultura brasileira. De títulos globais como Wicked, Shrek, Hadestown, West Side Story e Mamma Mia! a criações inspiradas em nomes como Gilberto Gil, Rita Lee, Fafá de Belém, Djavan e Gal Costa, a agenda de 2026 reflete a diversidade estética, a maturidade artística e a força do teatro musical no Brasil.
Mantendo a tradição da nossa publicação anual, o B! apresenta sua lista* com alguns dos musicais que já têm estreia, reestreia ou temporada confirmadas para 2026, reunindo produções nacionais e internacionais que devem movimentar os palcos do Rio de Janeiro e de São Paulo ao longo do próximo ano. Programe-se.

Domingo no Parque – Um Musical Brasileiro (SP)
Estreia em 3 de janeiro | Teatro Claro Mais SP
Clássico do Tropicalismo, a canção Domingo no Parque, de Gilberto Gil, ganha versão cênica em um musical negro que une teatro, música e capoeira. Com direção de Alexandre Reinecke e direção musical de Bem Gil, a montagem transporta a tragédia urbana para a Salvador dos anos 1970, em meio às tensões sociais e políticas da ditadura. Com elenco e equipe majoritariamente negros e aprovação do próprio Gil, o espetáculo destaca influências afro-brasileiras na cultura, na religiosidade e nos arranjos musicais, costurando drama, romance e crítica social a partir de um repertório que dialoga com a história da música popular brasileira.

Codinome Daniel (SP)
Reestreia em 6 de janeiro | Teatro do Núcleo Experimental
Musical original do Núcleo Experimental que presta uma homenagem poética à vida e à obra de Herbert Daniel, ativista, jornalista e escritor fundamental na luta contra a ditadura e pelos direitos da população LGBTQIAPN+ e das pessoas vivendo com HIV/Aids. Com texto e direção de Zé Henrique de Paula e músicas de Fernanda Maia, o espetáculo ilumina uma trajetória marcada por coragem, contradições e resistência política. A montagem integra a pesquisa do grupo em dramaturgia musical brasileira e abre as celebrações de seus 20 anos de atuação.

Felicidade (SP)
Estreia em 7 de janeiro | Teatro Sérgio Cardoso
Comédia musical escrita por Caco Galhardo e dirigida por Dani Angelotti, o espetáculo investiga, com humor e ironia, os conflitos por trás da obrigação social de ser feliz o tempo todo. Protagonizada por Martha Nowill, a trama acompanha a transformação inexplicável de uma jornalista que passa a viver em estado permanente de alegria, questionando se o mundo está preparado para conviver com tanta felicidade. Inspirada na canção Vai (Menina Amanhã de Manhã), de Tom Zé, a montagem conta com direção musical e participação em cena de Zeca Baleiro, unindo teatro, música e linguagem dos quadrinhos. Victor ou Victoria Clássico musical de comédia que aborda identidade de gênero, performance e engano no universo do entretenimento.

Hip Hop Hamlet (SP)
Reestreia em 07 de janeiro | Teatro YouTube (Galeria Magalu – Conjunto Nacional)
Escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, a tragédia ganha uma versão musical e contemporânea que cruza a dramaturgia shakespeariana com os elementos da cultura Hip Hop. Criado por Guilherme Leme Garcia em parceria com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o espetáculo transporta a trama para um universo periférico, abordando temas como racismo, patriarcado e desigualdade. Com elenco multidisciplinar e trilha que atravessa rap, soul e música brasileira, a montagem inaugura o Teatro YouTube com uma experiência imersiva que convida o público a refletir sobre ciclos de violência, justiça e transformação.

Luana Piovani em Cantos da Lua (SP)
Estreia em 8 de janeiro | Teatro BDO Jaraguá
Marca a celebração dos 35 anos de carreira da atriz em um espetáculo intimista que une teatro e música. Inspirada no stand-up, a montagem combina histórias pessoais e números musicais em um texto autoral de Luana, sob direção de Ando Camargo. Em cena, acompanhada da musicista Hozana Matias Alves, a atriz compartilha memórias, experiências e reflexões em um formato leve, direto e confessional.

Morte e Vida Severina (SP)
Retorna em 8 de janeiro | Teatro Paulo Autran (Sesc Pinheiros)
Explora a jornada do retirante Severino e universaliza a luta contra a “morte severina”, ampliando o alcance do clássico para além de um retrato regional brasileiro. A montagem dá voz aos marginalizados e convida à reflexão sobre desigualdade e sobrevivência em um mundo marcado por exclusões recorrentes. Com texto de João Cabral de Melo Neto, músicas de Chico Buarque e direção geral de Luiz Fernando Lobo, o espetáculo tem direção musical e arranjos de Itamar Assiere, tendo recebido indicações e prêmios relevantes em 2022, incluindo Shell (Música) e APTR (Iluminação).

Djavan – O Musical: Vidas pra Contar (RJ, SP)
Reestreia em 8 de janeiro | Teatro Claro Mais RJ
São Paulo | Data e Local a confirmar
O musical celebra a vida e a obra de Djavan, tomando sua própria criação musical como eixo narrativo para revisitar episódios pessoais e artísticos que marcaram sua trajetória. Protagonizado por Raphael Elias, o espetáculo combina música, teatro e dança em uma encenação que conecta escolhas, afetos e processos criativos, reunindo canções emblemáticas como Oceano, Meu Bem Querer, Um Amor Puro e Luanda.

O Céu de Bibi Ferreira (RJ)
Estreia em 8 de janeiro | Teatro Sesc Ginástico
Musical-homenagem que celebra a vida e o legado de Bibi Ferreira, artista que atravessou gerações como atriz, cantora e diretora. Com texto de Gabriel Chalita, direção de Gustavo Barchilon e direção musical de Carlos Bauzys, a montagem reúne Giulia Nadruz, Barbara Sut, Luisa Viana e Fernanda Biancamano em cena, dando corpo às múltiplas facetas de Bibi em um jogo poético entre memória, identidade e arte.

Fala sério, mãe! – Elas só mudam de endereço (RJ)
Estreia em 8 de janeiro | Roxy Dinner Show
É a adaptação musical do best-seller de Thalita Rebouças e marca a estreia da autora nos palcos como atriz ao lado de Cella Bartholo e grande elenco. Sob direção de Abel Gomes, o espetáculo leva ao teatro o humor e a emoção da obra, explorando relações familiares e conflitos geracionais com leveza e identificação. A montagem propõe um encontro direto entre literatura, música e teatro em uma experiência acessível e contemporânea.

Fafá de Belém – O Musical (RJ)
Estreia em 16 de janeiro | Teatro Riachuelo
Celebra a trajetória da cantora a partir de suas raízes amazônicas, entre mitos, memória e música brasileira. Idealizado por Jô Santana, com texto e roteiro musical de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche, e estrelado por Lucinha Lins, Helga Nemetik e grande elenco.

Ópera do Malandro – na visão de Jorge Farjalla (SP)
Estreia em 23 de janeiro | Teatro Renault
Montagem inédita do clássico de Chico Buarque em leitura contemporânea que cruza sátira política, musical brasileiro e referências da umbanda. O elenco reúne nomes de peso como José Loreto, Amaury Lorenzo, Carol Costa, Totia Meirelles, Ernani Moraes, Andrezza Massei, Valéria Barcellos entre outros. Na visão de Jorge Farjalla, a direção musical é de Gui Leal e de coreografia de Leilane Teles.

Ney Matogrosso – Homem com H – O Musical (SP)
Reestreia em 30 de janeiro | Teatro Porto
Musical biográfico que retrata, de forma não linear, momentos marcantes da vida e da carreira de um dos artistas mais transgressores da cultura brasileira. Protagonizado por Renan Mattos, o espetáculo costura música, poesia e atitude para discutir liberdade, identidade e expressão de um dos maiores nomes da música, Ney Matogrosso.

Susi – O Musical (SP)
Estreia em 19 de fevereiro | Teatro Sérgio Cardoso
Ícone da infância brasileira desde 1966, a boneca Susi ganha nova vida em um musical original que combina memória afetiva, fantasia e crítica social. Escrita por Mara Carvalho, com músicas de Thiago Gimenes e direção de Ulysses Cruz, a montagem, estrelada por Priscilla no papel-título, alternado com Clara Verdier, além de nomes como Bruna Guerin, Luana Tanaka e elenco, acompanha a jornada de Victor, um menino imerso no universo das telas, que embarca em uma travessia simbólica ao lado de Susi e personagens marcantes. Entre humor e emoção, o espetáculo aborda temas contemporâneos como identidade, autoestima, consumismo, feminismo e pertencimento, reafirmando a força cultural de um ícone nacional diante das transformações do tempo.

TINA – Tina Turner, O Musical (SP)
Estreia em 26 de fevereiro | Teatro Santander – Complexo JK Iguatemi
O musical internacional com 12 indicações ao Tony Awards chega ao Brasil como parte da programação de 10 anos do Teatro Santander para contar a trajetória de Tina Turner, artista que desafiou limites de gênero, raça e idade para se tornar a Rainha Global do Rock ’n’ Roll. Protagonizado por Analu Pimenta, com César Mello no papel de Ike Turner, o espetáculo percorre sua ascensão artística, conflitos pessoais e reinvenção, embalado por sucessos como The Best, What’s Love Got to Do With It?, Private Dancer e River Deep, Mountain High.

Adorável Trapalhão – O Musical (RJ)
Estreia em 26 de fevereiro | Teatro Sesc Ginástico
O musical celebra a trajetória de Renato Aragão, vivido por Rafael Aragão, em uma homenagem afetiva que revisita sua infância, a criação de Didi e a formação de Os Trapalhões. Com encenação de José Possi Neto, o espetáculo combina música, comicidade e atmosfera circense para refletir sobre o humor como identidade cultural e memória coletiva. A montagem propõe um encontro sensível entre teatro musical contemporâneo e um dos maiores ícones da cultura popular brasileira.

Diana – A Princesa do Povo (RJ, SP)
Estreia em 27 de fevereiro | Teatro Multiplan – VillageMall
Estreia em 14 de maio | Teatro Liberdade
O novo musical da Estamos Aqui Produções chega ao Brasil em 2026 revisitando a trajetória da princesa Diana sob um olhar emocional e humano, destacando sua força, vulnerabilidade e impacto histórico. Com versão e direção de Tadeu Aguiar, a montagem traz Sara Sarres no papel-título, ao lado de Claudio Lins, Simone Centurione, Giselle de Prattes, Marianna Alexandre, Giovanna Rangel e elenco. O espetáculo combina drama pessoal e dimensão pública para refletir sobre a relação da princesa com a monarquia, a mídia e o afeto popular.

Gal, O Musical (SP)
Estreia em 06 de março | 033 Rooftop – Complexo JK Iguatemi
Musical biográfico sobre Gal Costa, com texto de Marília Toledo e Emilio Boechat, direção de Marília Toledo e Kleber Montanheiro, direção musical de Daniel Rocha e coreografias de Samadha S. Rodrigues. Estrelada por Walerie Gondim, a obra, que contará também com nomes como Ivan Parente, Vinícius Loyola, Daniela Cury, Marco França, Bruna Pazinato e Dudu Galvão, propõe um mergulho sensível e potente em sua trajetória artística.

Tim Maia, Vale Tudo – O Musical (RJ)
Estreia dia 06 de março | Teatro Casa Grande
Baseado no livro homônimo de Nelson Motta e com curadoria de Carmelo Maia, o musical ganha nova roupagem e conta a trajetória de Tim Maia, vivido por Thór Jr., desde a juventude no Rio de Janeiro, às amizades com artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Elis Regina, Jorge Ben, até a consagração como um dos maiores nomes da música brasileira.

Os Olhos de Nara Leão (RJ)
Reestreia em março | Teatro Clara Nunes
Interpretada por Zezé Polessa, a montagem revive a trajetória de Nara Leão, símbolo de uma geração que transformou a música brasileira. Com texto e direção de Miguel Falabella, o espetáculo celebra sua liberdade artística e legado cultural.

Espelho Mágico, O Musical – TV Globo 60 anos (SP, RJ)
Estreia em 20 de março | BTG Pactual Hall
Estreia em 15 de maio | Teatro Riachuelo Rio
Estrelada por Marcos Veras, Eliane Giardini, André Dias e grande elenco, a produção comemorativa da Aventura em parceria com a Rede Globo que celebra a história das novelas e da teledramaturgia brasileira em um musical inédito escrito e dirigido por Gustavo Gasparani, com direção musical e arranjos de Wladimir Pinheiro e coreografias de Alonso Barros.

Liberdade Liberdade – O Musical (SP)
Estreia em março | Cia da Revista
Uma releitura musical inspirada na obra de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, que celebra a luta pela liberdade em todas as suas formas, com linguagem de show de rock e forte diálogo com o presente. O musical é da Baldaquim Produções, com texto de Gerson Steves, Thiago Dombidau e Andressa Secchin, direção geral de Thiago Dombidau, direção musical de Daniel Carvalho e direção coreográfica de Rafa L.

Show Bar – Jukebox Musical (SP)
Estreia prevista para abril | Marte Hall SP
Criado pela Lumus Produções, o espetáculo propõe uma experiência cênico-musical imersiva que transforma o palco em um bar vibrante, onde histórias se cruzam ao som de grandes sucessos nacionais e internacionais. Inspirado na trajetória curatorial desenvolvida pelos mesmos produtores do projeto Teatro Musical Canta, a atração reúne intérpretes do teatro musical em diferentes formações e estilos. Com serviço de bar disponível ao público e clima descontraído, a montagem convida a viver uma noite de música ao vivo, afeto e celebração, em que cada canção ativa memórias e encontros.

Shrek – O Musical (SP)
Estreia em 15 de abril | Teatro Renault
Inspirado no filme vencedor do Oscar, o musical chega a São Paulo em montagem inédita acompanhando o ogro Shrek e seu inseparável Burro em uma jornada repleta de humor, música e aventura, que desafia padrões e celebra a diversidade. As atrizes Myra Ruiz e Fabi Bang, protagonistas do sucesso Wicked, se revezam no papel da Princesa Fiona, trazendo irreverência, força e carisma à personagem. No elenco, Tiago Abravanel interpreta Shrek, em produção assinada pelo Instituto Artium em coprodução com o Atelier de Cultura.

Rita Lee – Uma Autobiografia Musical (SP)
Reestreia em 17 de abril | Teatro Porto
Protagonizado por Mel Lisboa, o musical revisita a trajetória pessoal e artística de Rita Lee a partir de seu próprio olhar, combinando irreverência, humor e emoção. Sucesso de público e crítica, a montagem reafirma o legado de uma das figuras mais revolucionárias da música brasileira. Ney Matogrosso – Homem com H – O Musical (SP) Teatro Porto | 30 de janeiro a 29 de março Musical biográfico que retrata, de forma não linear, momentos marcantes da vida e da carreira de um dos artistas mais transgressores da cultura brasileira. Protagonizado por Renan Mattos, o espetáculo costura música, poesia e atitude para discutir liberdade, identidade e expressão.

Dibuk – O Musical (SP)
Estreia em 23 de abril | Teatro Sérgio Cardoso
Releitura musical do clássico do teatro ídiche de Sch. An-Ski, frequentemente comparado a “Romeu e Julieta”. Com texto de Alberto (Gingi) B. Worcman e Paula Targo e direção de Marcelo Klabin, o espetáculo une drama, música, dança e circo em uma experiência poética e sensorial sobre amor, destino e transcendência. O elenco conta com nomes como Nábila Vilela, Lilian Blanc, Verônica Goeldi, Rodrigo Miallaret, entre outros.

Gaiola das Loucas – O Musical (RJ)
Estreia em abril | Cidade das Artes

Meu Filho É Um Musical (RJ, SP)
Estreia em 28 de maio | Teatro Multiplan – VillageMall
São Paulo | Data e local a confirmar
Musical original que celebra a vida e o legado de Paulo Gustavo, acompanhando sua trajetória da infância em Niterói ao reconhecimento como um dos maiores artistas do país. Idealizado por Déa Lúcia e Ju Amaral, o espetáculo tem direção de Ju Amaral e João Fonseca e texto de Fil Braz. No elenco, Déa Lúcia participa de sessões especiais e, nas demais apresentações, é interpretada por Stella Maria Rodrigues, em uma homenagem marcada por humor, afeto e emoção, com produção da Touché Entretenimento.

Victor ou Victória (SP)
Estreia prevista para Junho | Teatro Bradesco
Clássico da comédia musical retorna aos palcos em nova montagem dirigida por Charles Möeller e Claudio Botelho, revisitando a história de Victoria Grant, uma soprano talentosa que, para sobreviver na Paris dos anos 1930, se passa por um transformista e alcança sucesso nos clubes noturnos. A obra, que deu origem ao filme de Blake Edwards em 1982 e ao musical da Broadway, combina humor, romance e música para abordar, com leveza e inteligência, temas como identidade de gênero, sexualidade e preconceito. Em 2026, o espetáculo ganha nova vida com Alessandra Verney no papel principal, ao lado de Miguel Falabella, Maria Clara Gueiros e grande elenco.

Flashdance – O Musical
São Paulo | Primeiro semestre – data e local a confirmar
O musical leva aos palcos a história que conquistou o cinema nos anos 1980 e se tornou um fenômeno da cultura pop. Inspirado no filme homônimo de 1983, o espetáculo acompanha Alex Owens, uma jovem operária que trabalha em uma usina durante o dia e dança à noite em um bar, enquanto luta para realizar o sonho de ingressar em uma renomada escola de dança. Embalada por uma trilha sonora icônica — que inclui sucessos como Flashdance… What a Feeling, Maniac e Gloria —, a trama combina romance, superação e determinação feminina, celebrando a força de quem desafia limites para transformar paixão em futuro. A montagem brasileira terá direção de Ricardo Marques, direção associada de Igor Pushinov, direção musical de Paulo Nogueira e coreografias de Tutu Morasi.

Wicked – A História Não Contada das Bruxas de Oz (RJ)
Estreia em 15 de julho | Cidade das Artes Bibi Ferreira
Após três temporadas de grande sucesso em São Paulo, a superprodução chega ao Rio de Janeiro para curta temporada, revelando a história das bruxas de Oz antes da chegada de Dorothy. Estrelado por Myra Ruiz como Elphaba e Fabi Bang como Glinda, o musical aborda amizade, coragem e escolhas que moldam destinos, inspirado no romance de Gregory Maguire. Com realização do Instituto Artium de Cultura em coprodução com o Atelier de Cultura, a montagem se destaca pelo uso de tecnologia cênica, efeitos de ilusionismo e sistemas inéditos de voo.

7 Mulheres e um Mistério – O Musical (SP)
Estreia em 30 de julho | 033 Rooftop – Complexo JK Iguatemi
Suspense cômico que mistura investigação, humor e reviravoltas, inspirado na obra 8 Femmes, de Robert Thomas. Ambientado em uma mansão isolada em clima natalino, o espetáculo reúne sete mulheres com segredos e motivos distintos em torno do assassinato do patriarca da família. Com músicas originais e linguagem do teatro musical brasileiro, a montagem é protagonizada por Alessandra Maestrini, Bruna Guerin, Laila Garin, Jeniffer Nascimento, Lilian Valeska, Stella Miranda e Verónica Valentino, convidando o público a desvendar quem é a culpada em meio a mentiras e revelações inesperadas.

Mamma Mia! (RJ, SP)
Estreia em 20 de agosto | Teatro Riachuelo Rio
São Paulo | data e local a confirmar
Com realização da Aventura e Möeller & Botelho, o fenômeno mundial do teatro musical, embalado pelos sucessos do ABBA, retorna celebrando leveza, afeto e relações familiares, com humor, romance e energia pop para diferentes gerações. O trio protagonista será vivido por Claudia Netto, Totia Meirelles e Gottsha.

Gil – Andar com Fé (SP)
Estreia em 22 de agosto | Teatro Santander
O musical é a primeira biografia musical de Gilberto Gil, celebrando sua trajetória artística e cultural do exílio à consagração internacional. O espetáculo reúne clássicos como Andar com Fé, Domingo no Parque e Tempo-Rei para revisitar momentos decisivos de sua vida e obra. A montagem, com texto de Newton Moreno e direção de Miguel Falabella, propõe um olhar sensível sobre um dos maiores nomes da música brasileira.

Piaf – Eu Não Me Arrependo (RJ, SP)
De Agosto a Novembro – Rio de Janeiro e São Paulo – Datas e locais a confirmar
Musical produzido pela Aventura sobre a vida intensa de Edith Piaf, explorando sua trajetória artística, amores e dores, em um formato inédito no Brasil, com texto de Newton Moreno e direção de Sérgio Módena.

West Side Story (RJ, SP)
De Agosto a Novembro – Rio de Janeiro e São Paulo – Datas e locais a confirmar
Espetáculo de Charles Möeller e Cláudio Botelho, produzido pela Aventura, considerado um clássico absoluto do teatro musical, inspirado em “Romeu e Julieta”, que transporta o conflito para a Nova York do século XX, abordando preconceito, imigração e violência urbana por meio da dança e da música.

Percy Jackson – O Ladrão de Raios (SP)
Estreia em 10 de outubro | Teatro Liberdade
Baseado na saga literária de Rick Riordan, o musical acompanha a jornada de Percy, um adolescente que descobre ser filho de Poseidon e precisa impedir uma guerra entre os deuses do Olimpo. Em sua primeira montagem autorizada na América Latina, a produção inédita da Lab Cultural aposta em linguagem moderna, trilha rock e forte apelo visual para dialogar com o público jovem e familiar. Dirigido por Daniel Salve, o espetáculo tem João Lucas no papel de Percy Jackson e Marianna Alexandre como Annabeth, celebrando temas como amizade, coragem e pertencimento em uma aventura épica que chega aos palcos brasileiros impulsionada pelo fenômeno global da franquia.

Hadestown (SP)
Estreia no segundo semestre – data a confirmar | Teatro Renault
Musical premiado internacionalmente que reconta o mito de Orfeu e Eurídice em linguagem contemporânea, misturando folk, jazz e poesia. A produção é da Caradiboi em parceria com a T4F Musicais.
e mais…

Titaníque – Uma Comédia com os Hits de Céline Dion (RJ)
Rio de Janeiro | data e local a confirmar
Comédia musical irreverente que revisita o clássico Titanic sob a ótica exagerada e camp de Céline Dion, que assume o papel de narradora da história. Fenômeno internacional premiado, o espetáculo mistura humor escrachado, estética queer e grandes hits da cantora em uma celebração do pop, do cinema e do teatro musical. Na versão brasileira, a montagem tem direção de Gustavo Barchilon e traz Alessandra Maestrini como Céline Dion, além de Giulia Nadruz, Marcos Veras e grande elenco.

Tom Jobim – O Musical (RJ, SP e turnê)
Datas e locais a confirmar.
Musical biográfico que percorre a trajetória de um dos maiores compositores da música brasileira, conectando sua obra a momentos-chave da história cultural do país. A dramaturgia costura vida pessoal, criação artística e o impacto internacional da bossa nova.

A Pequena Loja dos Horrores
Data e local a confirmar.
Clássico do teatro musical que combina comédia sombria, humor ácido e crítica social em uma narrativa marcada por números musicais icônicos. A obra acompanha a ascensão improvável de um jovem florista e sua planta misteriosa, criando um jogo entre ambição, desejo e consequências inesperadas.

The Cher Show (SP)
Data e local a confirmar.
Narra a trajetória de uma das cantoras mais icônicas do século XX, acompanhando seus altos e baixos, conquistas, relacionamentos e reinvenções ao longo de décadas. No palco, três atrizes interpretam Cher em diferentes fases da vida, da infância em Los Angeles ao sucesso mundial de Believe, em 1998. Com texto de Rick Elice, direção de João Fonseca e direção musical de Thiago Gimenes, o musical celebra a carreira da artista em uma encenação exuberante, marcada por figurinos icônicos e grandes sucessos como If I Could Turn Back Time, I Got You Babe e Believe.

__
*Esta lista está sujeita a atualizações.



