B!NewsBiográficoMusicaisMusicais BiográficosMusicalMusical BrasileiroRio de Janeiro

História de Chica da Silva vira musical no RJ

chica-da-silva-by-janderson-pires-84
Vilma Melo dá vida a protagonista que desafiou a ordem social escravocrata

Conhecida por muitos devido à novela exibida na extinta Rede Manchete na década de 1990, a história da escrava alforriada Chica da Silva ganhou uma versão musical de sua história, em cartaz no Centro Cultural dos Correios do Rio de Janeiro. Em cena, o texto assinado por Renata Mizrahi ganha vida na interpretação de Vilma Melo, que interpreta a protagonista da trama. O espetáculo também celebra 40 anos de lançamento do filme homônimo de Cacá Diegues, que teve Zezé Motta como estrela.

Diferentemente de apenas um relato biográfico, o musical trabalha em três planos complementares para falar da situação da mulher na cultura.O primeiro, resgata o passado histórico da protagonista na sociedade escravocrata brasileira, quando Chica da Silva se destacou ao enfrentar o conservadorismo e a ordem social e cruel vigente. O segundo plano mostra as conquista do espaço da mulher negra na sociedade atual, mas que ainda luta contra o preconceito. Já o terceiro plano é o ideal, em a protagonista imagina um mundo onde não houvesse discriminação.

Com canções originais, a direção musical é assinada por Alexandre Elias, que reúne ritmos evocando a ancestralidade da cultura negra. Uma banda ao vivo acompanha o elenco, formado por Antônio Carlos Feio, Ana Paula Black, Luciana Victor, Tom Pires e a já mencionada protagonista, Vilma Melo.

SERVIÇO:

Onde: Centro Cultural Correios
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro
Quando: Até 30 de outubro
Quanto: R$ 20,00

Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!