Um musical para… Roberta Jafet
Ela é atriz, cantora, bailarina e Arquiteta – formada pela FAAP. Artisticamente iniciou sua trajetória na Graded American School of São Paulo, onde concluiu o curso de IB Theater HL. Na dança, obteve seu diploma em balé clássico pela Royal Academy of Dance na Escola de Ballet Lucianne Murta. Sua formação também inclui grandes mestres como Mary Setrakian, David Brunetti, Christian Fletcher, Neide Musette, Lynn Wallis e Christiane Matallo.
Soprano belter, legit e lírica, atualmente estuda canto com Sara Sarres. Já na interpretação, aprimora seus conhecimentos em aulas com Felíppe Moraes.
Em seu currículo traz a experiência de superproduções premiadas como “A Família Addams” – considerada por ela um “aquecimento” ao adentrar este universo -, “Wicked”, onde pôde ser vista como cover de Elphaba, e na sequência “Les Misérables”.
A Arquitetura, levada por alguns anos em paralelo ao teatro musical, pode ser considerada uma outra paixão de Roberta, que de alguma forma conseguiu uni-la à arte quando escolheu desenvolver o projeto de um Teatro Escola para o seu TFG – sob a orientação do Arq. Paulo Bruna, responsável pela reforma do Teatro Cultura Artística.
Hoje formada, optou por não exercer a profissão, muito embora ainda concilie alguns freelances -, e quem a conhece sabe que nada é capaz de tirar seu foco da carreira de atriz, onde pode também soltar a voz.
Exemplo disso é que em 2017, durante o espetáculo Les Misérables, integrou o projeto Karaokê Camarim 9, idealizado pelos atores Vânia Canto e Rodrigo Negrini. A proposta, que rendeu covers muito especiais, ganhou seu espaço no YouTube logo no primeiro vídeo, que trouxe trechos de clássicas canções da Disney, despertando em todos um interesse por ver novas versões. Cada episódio era composto pelas dez atrizes do ensemble feminino, interpretando trinta segundos de canções de diversos gêneros.
No mesmo ano se apresentou no show “Os Musicais no Cinema”, da 2ª edição do evento “Dia dos Musicais”, e na cerimônia online do Prêmio Destaque Imprensa Digital 2017.
Emendando um musical no outro, se prepara agora para estrear em “Annie“, onde viverá a personagem Star-to-Be, do clássico número “NYC”, um papel que em montagens internacionais já coube a grandes nomes como Sutton Foster, Laurie Beechman e Ashley Blanchet. O musical chega ao Teatro Santander, em São Paulo, no dia 30 de agosto.