B!CultB!NewsMusicais

Artistas apostam em financiamento coletivo para levantar projetos

A prática do crowdfunding ou financiamento coletivo vem ganhando adesão de várias áreas diferentes de conhecimento, e no campo das artes, não seria diferente. Com o crescimento da crise econômica no Brasil e a redução das verbas para patrocínios, alguns produtores de cultura passaram a apostar nessa estratégia para levantar os fundos necessários para a produção de seus espetáculos. Três casos bem sucedidos de musicais que chegaram aos palcos por conta do financiamento coletivo foram “Rent”, produzido pelos alunos e docentes da Casa de Artes das Laranjeiras, “Godspell”, produzido pelo Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), e infantil “O Palhaço e A Bailarina”, da O Alto Mar Produções Teatrais, do casal Kiara Sasso e Lázaro Menezes, em cartaz no Teatro Porto Seguro, em São Paulo..

Em 2016, uma nova leva de projetos começa a ganhar contornos por meio deste sistema. Ensaiado há pouco mais de um ano, o musical off-Broadway Ordinary Days, que teve uma única apresentação pocket em 2015, no Rio de Janeiro, dá um novo passo e convida amigos e espectadores a colaborarem com o projeto de viabilizar o espetáculo que chegará pela primeira vez na América Latina. No elenco, Hugo Bonemer, Gabi Porto, Vinícius Teixeira, Caio Loki, Julia Morganti, Fernanda Gabriela, Mau Alves e Tecca Ferreira se dividem para contar a história de jovens de Nova York, que tem suas vidas conectadas pelo destino.

O projeto, que é uma realização da Cerejeira Produções, em parceria com a Loki Entretenimento e o CEFTEM,  está no site Catarse e tem como meta alcançar R$ 14.645,00 para a produção do musical. Veja no vídeo abaixo como você pode colaborar e as recompensas que pode obter ao participar do investimento.

Outra empresa que está investindo no crowdfunding é a paulistana Bravart Entretenimento. A produtora tem um projeto de lançar um circuito com peças off-Broadway no eixo Rio de Janeiro – São Paulo e está convidando “investidores-anjos” para financiar o projeto, que em sua estreia apresentará o musical “Tick…Tick…Boom!”, de Jonathan Larson. Entre as contrapartidas que a empresa oferece estão brindes como canecas, workshops com profissionais do meio, tour pelos bastidores do espetáculo e visibilidade para as marcas que participarem como apoiadoras. Para saber mais e colaborar, basta acessar este link.

A estratégia de financiamento também tem sido adotada pelo universo musical, para o lançamento de CD’s, como foi o caso do ator e cantor Nandho Prado, de EP’s como tem divulgado a cantora, compositora e atriz Josi Lopes, a Nala de “O Rei Leão” (conheça aqui), e como também tem tentado a atriz, cantora e diretora Soraya Ravenle, figura conhecida nos musicais, que adotou a estratégia de captação através de financiamento para viabilizar o CD que celebra 20 anos de criação do show “LiberTango”, grupo do qual faz parte como convidada e vocalista. Sua meta é alcançar R$35 mil até o dia 28 de maio, quando se encerra a campanha, e para colaborar, basta acessar a página do financiamento e escolher uma das cotas disponíveis.

Outro projeto que está chegando com o intuito de encontrar novas soluções para o mercado cultural, agregando e intensificando a experiência de quem o acompanha, apoia e promove, é o Grupo InterArte, que vai atuar em diversas áreas como produção de entretenimento e eventos, assessoria de imprensa, marketing cultural e relações públicas, além da criação de novos veículos de informação. Os idealizadores, que tem como parceiros e apoiadores grandes nomes do meio, se preparam para criar uma plataforma de pesquisa, que promete ser revolucionária e indispensável para o universo do teatro musical, e apresentará em breve sua novidade através do financiamento coletivo.

LOGO INTERARTE

Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!