Aconteceu na noite da última segunda, 18, no Hotel Copacabana Palace, a entrega do 2º Prêmio Cesgranrio de Teatro, criado em 2012, e idealizado pelo Professor Carlos Alberto Serpa – Presidente da Fundação Cesgranrio – para homenagear os melhores espetáculos teatrais do Rio de Janeiro, estimulando também a produção cultural da cidade.
Dividido em 12 categorias, sendo três delas voltadas especialmente para o teatro musical (Melhor direção musical, Melhor ator em espetáculo musical e Melhor atriz em espetáculo musical), a votação é feita através de uma comissão de jurados, todos críticos especializados no segmento teatral, e a premiação total chega aos R$ 300.000,00, R$25.000,00 por categoria, propondo aos artistas da classe um reconhecimento maior do que o atual panorama cultural da cidade oferece.
A edição de 2015 contou com a apresentação dos multitalentosos Claudia Raia, atualmente em cartaz na cidade carioca com o seu musical “Raia 30”, e Marcos Caruso, sucesso na novela A Regra do Jogo e na recém lançada, Escolinha do Professor Raimundo.
Dentre os indicados de Teatro Musical, a produção “Kiss me Kate – O Beijo da Megera”, da dupla Möeller & Botelho, em cartaz no Teatro Bradesco Rio, foi a grande vencedora, destacando José Mayer, como Melhor Ator em Musical, Alessandra Verney como Melhor Atriz em Musical e Carol Lobato por Melhor Figurino. Em Melhor Direção Musical, o prêmio foi para Marcelo Alonso Neves, por “Amargo fruto – A Vida de Billie Holiday”, protagonizado por Lilian Valeska (Tim Maia – Vale Tudo / Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos).
O plus da noite ficou para Cláudio Lins, que brilhou na Categoria Especial, pela Adaptação da obra de Nelson Rodrigues para o teatro musical, em “O Beijo no Asfalto”, onde também atuou, dividindo o palco com Laila Garin e repetindo o sucesso nacional de “Elis, a Musical”.
Alguma ideia se Kiss me Kate de M&B virá para São Paulo?