
P
arece que a dupla de produtores Claudio Botelho e Charles Möeller está indo fundo em sua busca por autenticidade para o seu novo musical, “Nine“. Inspirado no filme “8½“, um relato autobiográfico do cineasta Federico Fellini, Nine conta a história de Guido Contini, diretor de filmes italiano que enfrenta um bloqueio criativo com a chegada de seus 40 anos. E para viver este protagonista, Möeller Botelho escolheram nada mais, nada menos do que um legítimo italiano: Nicola Lama. Nascido em Gênova, o ator é figura conhecida das produções da dupla, desde “Um violinista no telhado“, “O Mágico de Oz“, em que viveu o personagem clássico do Homem de Lata, e mais recentemente “Os Saltimbancos Trapalhões – O Musical“. Entre seus trabalhos também se inclui “Se Eu Fosse Você – O Musical“, da Aventura Entretenimento.
Além de Nicola Lama, mais dois nomes foram recentemente anunciados para o elenco: Malu Rodrigues e Totia Meirelles. Malu dividiu o palco com Nicola em “O Mágico de Oz”, além de ter integrado vários espetáculos da dupla, como “Beatles Num Céu de Diamantes“, “Todos os Musicais de Chico Buarque em 90 Minutos“, “Hair” e “Despertar da Primavera“. Totia foi protagonista de “Gypsy“, assinado por Charles e Claudio, e está envolvida na produção de “Pippin“, outro musical que teve seus direitos comprados pelos produtores. Na semana passada, também foram anunciados os nomes de Carol Castro, Letícia Birkheuer e Mayana Moura como membros do elenco. O espetáculo abrirá as portas do Teatro Porto Seguro, em São Paulo, no dia 21 de maio.
“Nine” estreou na Broadway em 1982, levando os prêmios Tony de melhor musical, melhor partitura, melhor figurino, entre outros. Em 2003 o espetáculo teve uma remontagem, estrelada por Antonio Banderas. Quatro anos depois, sob a direção de Rob Marshall (Chicago e Into The Woods), a peça ganhou uma adaptação cinematográfica, com a participação de Nicole Kidman, Penélope Cruz, Sophia Loren e a cantora Fergie.
Confira abaixo a lista do time criativo por trás desta nova produção:
Direção Artística: Charles Möeller & Claudio Botelho
Direção Musical: Claudio Botelho
Cenário: Rogério Falcão
Figurino: Lino Villaventura
Coreografia: Alonso Barros
Design de Som: Marcelo Claret
Design de Luz: Paulo Cesar Medeiros
Maestro: Paulo Nogueira
Visagismo: Beto Carramanhos
Coordenação Artística: Tina Salles
Produção Executiva: Edson Lopes
* Com informações da coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo e do site Teatro em Cena