Rock in Rio celebra 40 anos com novo musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”
Beto Sargentelli, protagonista do espetáculo, conta um pouco da experiência de contar essa história em um ano especial para sua carreira
Em comemoração aos seus 40 anos, o Rock in Rio anuncia sua nova produção original: o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”. A obra, criada por Roberto Medina, com produção musical de Zé Ricardo e direção de Charles Möeller, será uma das principais atrações da edição de 2024, transportando o público para os bastidores da criação do festival, que desde 1985 tem transformado o cenário cultural brasileiro.
Com estreia prevista para a próxima edição do festival, que acontece em setembro, o musical terá 35 minutos de duração e será exibido quatro vezes ao dia na Cidade do Rock. O espetáculo promete emocionar ao recontar a trajetória do Rock in Rio, destacando a importância de seguir sonhos, mesmo diante de adversidades. A produção traz elementos como música ao vivo com uma orquestra no palco, coreografias de Mariana Barros e um cenário inspirado na “Fábrica de Sonhos”, símbolo do festival. Além das músicas inéditas, a trilha sonora do espetáculo inclui grandes hits que marcaram as edições do Rock in Rio, tanto no Brasil quanto em Lisboa.
“Para mim, é uma grande honra participar de um espetáculo dessa magnitude, um musical que celebra os 40 anos do Rock in Rio, idealizado pelo próprio Roberto Medina. Tem sido uma experiência incrível, especialmente por interpretar um dos maiores sucessos do Queen, banda que marcou o festival, e cantar “Don’t Stop Believin'”, do Journey, na primeira participação da banda no evento. Este ano, 2024, tem sido especial, também por interpretar Elvis. Estou muito feliz e grato por esse momento em minha carreira”, conta Beto Sargentelli, um dos protagonista do espetáculo no papel de Roberto Medina, criador do Rock in Rio.
A narrativa gira em torno da publicitária Maria Antônia Lobo, interpretada por Bel Kutner e Malu Rodrigues em diferentes fases da vida, enquanto reflete sobre sua participação na criação do festival nos anos 1980. O enredo intercala a realidade da época, marcada por crises políticas e econômicas no Brasil, com momentos fictícios, como a aparição de Dom Quixote, personagem que simboliza a luta para realizar sonhos impossíveis.
Além do musical, o Rock in Rio 2024 contará com uma programação que inclui shows de Travis Scott, Imagine Dragons, Katy Perry, Ivete Sangalo, Ed Sheeran, entre outros artistas. O evento acontecerá entre os dias 13 e 22 de setembro, reunindo cerca de 700 mil pessoas na Cidade do Rock.
O Rock in Rio, que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pelo Estado e Cidade do Rio de Janeiro, promete uma edição histórica com novas experiências e uma série de homenagens à sua trajetória. Entre as novidades estão o Global Village, uma área dedicada à diversidade cultural, e a ampliação do Palco Sunset, que terá o mesmo tamanho de boca de cena do Palco Mundo, proporcionando uma experiência visual mais dinâmica para os visitantes.
Ao longo de 40 anos, o Rock in Rio já reuniu mais de 3.800 artistas, 11,2 milhões de pessoas em sua plateia e se consolidou como um dos maiores festivais de música do mundo.