Os musicais no Grammy – veja a lista de vencedores do prêmio
FOTO CAPA: Getty Images
Ontem, 9, a cidade de Los Angeles recebeu a maior celebração da indústria da música nos Estados Unidos. Em uma cerimônia marcada pela representatividade – como a vitória de Cardi B na categoria de melhor álbum de rap – o universo do teatro musical tambem se fez presente na premiação. O espetáculo “The Band’s Visit“, vencedor do Tony Awards de melhor musical em 2018, faturou o troféu de melhor álbum de teatro musical do Grammy 2019, derrotando concorrentes como “Carousel”, “Once on this Island”, “My Fair Lady” e a trilha sonora do especial de TV “Jesus Cristo Superstar”.
Outro conhecido dos amantes de teatro musical que faturou um prêmio foi o filme “O Rei do Show” (“The Greates Showman”), vencedor na categoria de melhor álbum de trilha sonora. O longa-metragem é inspirado na vida do magnata do show business P. T. Barnum, criador do circo Barnum & Bailey Circus, e foi estrelado por Hugh Jackman no papel-título. Contou ainda com a participação de Zac Efron, Michelle Williams, Keala Settle, Zendaya e Rebecca Ferguson. O resultado deixa Jackman a um Oscar de conquistar o tão desejado “EGOT” – vencer em categorias dos prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Segundo o site Holywood Reporter, apenas 15 artistas conseguiram essa façanha, incluindo Andre Lloyd Webber, Tim Rice, John Legend, Audrey Hepburn e Whoopi Goldberg.
Os queridinhos do momento Bradley Cooper e Lady Gaga foram os vencedores na categoria “melhor performance pop em grupo ou dupla” pela apresentação da canção “Shallow”, integrante da trilha sonora do longa musical “Nasce Uma Estrela” (“A Star is Born”). A música também se destacou como “melhor canção escrita para mídia visual”, desbancando obras como “All the Stars“, do filme Pantera Negra, “Mystery of Love“, de “Me Chame Pelo Seu Nome”, “Remember Me“, da animação “Viva: A Vida É uma Festa” e “This is Me“, de “O Rei do Show”. Gaga também levou para casa um prêmio pela música “Joanne (Where Do You Think You’re Goin’?)”, do álbum de mesmo nome da artista.
“This is America”, de Childhs Gambino, alterego do ator Donald Glover se sobressaiu como a canção do ano no Grammy. Glover também integra o elenco do live-action de “O Rei Leão”, com estreia marcada para este ano e será responsável por dublar o protagonista Simba.
Veja a lista completa de vencedores do Grammy 2019
Álbum do ano
Golden hour – Kacey Musgraves
Gravação do ano
This is America – Childish Gambino
Melhor canção
This is America – Childish Gambino
Melhor artista novo (revelação)
Dua Lipa
Melhor álbum de rap
Invasion of Privacy – Cardi B
Melhor álbum de R&B
H.E.R. – H.E.R.
Melhor canção de rap
God’s Plan – Drake
Melhor álbum country
Golden Hour – Kacey Musgraves
Melhor performance pop de duo ou grupo
Shallow – Lady Gaga & Bradley Cooper
Melhor performance pop solo
Joanne (Where Do You Think You’re Goin’?) – Lady Gaga
Melhor álbum pop vocal
Sweetener – Ariana Grande
Melhor álbum de pop vocal tradicional
My Way – Willie Nelson
Melhor gravação Dance
Electricity – Jarami, Alex Metric, Riton & Silk City, produtores; Josh Gudwin, mixer (gravada por Silk City & Dua Lipa Featuring Diplo & Mark Ronson)
Melhor álbum Dance/eletrônico
Woman Worldwide – Justice
Melhor álbum contemporâneo instrumental
Steve Gadd Band – Steve Gadd Band
Melhor performance rock
When Bad Does Good – Chris Cornell
Melhor performance de metal
Electric Messiah – High On Fire
Melhor canção de rock
Masseduction – Jack Antonoff & Annie Clark, compositores (gravada por St. Vincent)
Melhor álbum de rock
From The Fires – Greta Van Fleet
Melhor álbum de música alternativa
Colors – Beck
Melhor performance de R&B
Best Part – H.E.R. Feat. Daniel Caesar