
Entre os dias 31 de janeiro e 24 de fevereiro, o Arena Sesc Copacabana recebe a encenação do musical “REZA”, livremente inspirado no conto “Reza de Mãe, de Allan da Rosa. O elenco é formado por integrantes do grupo Orquestra de Pretos Novos, que contam a estória de três mulheres negras da periferia do Rio de Janeiro, que tem em comum o nome: Pérola. A trama mostra os percalços desse grupo frente aos dilemas da sociedade brasileira sob a ótica de Carmen Luz, diretora e responsável pela adaptação. Ao todo, três músicos (Vinicius Santos, Júlio Florindo e Thiago Kobe) e sete atores (Wal Azzolini, Andre Muato, Edmundo Vitor, Lorena Lima, Luiza Loroza, Leonardo Paixão e Samara Costa) se fazem presentes no palco.
https://www.youtube.com/watch?v=fkycqCEL_Jg
As composições e direção musical são assinadas por André Muato. “Reza de Mãe” é uma reunião de contos do escritor Allan da Rosa lançada em 2016. Escritor, educador e Mestre em cultura pela Universidade de São Paulo (USP), Rosa ganhou destaque ao lançar a editora Toró com o propósito de incentivar jovens autores periféricos
O espetáculo segue a linha de representatividade que vem ganhando força no teatro musical recentemente, sobretudo com o premiado “ELZA“, biografia de Elza Soares que retornou em cartaz ao Rio de Janeiro e que coloca em pauta o lugar de fala da mulher negra ao mesmo tempo em que narra a trajetória da homenageada. Outro musical que aposta na representatividade é “Lugar de Escuta”, obra do Coletivo M.O.T.I.M (Mulheres Organizadas por um Teatro em Infinito Movimento) que coloca no palco questões relacionadas ao feminismo. Na mesma linha, podemos encontrar o infantil “Malala, a menina que queria ir para a escola”, inspirado na história da mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa defendeu o direito das meninas estudarem em seu país e se tornou ícone ao ser ferida pela milícia Talibã.
Serviço – Reza