Obra de Ariano Suassuna é homenageada em musical
Uma nova página da literatura brasileira será explorada nos palcos. Chega em junho pelas mãos da Sarau Agência de Cultura e da companhia Barca dos Corações Partidos “Suassuna – O Auto do Reino do Sol“, novo espetáculo musical inspirado na obra do escritor paraibano, que se estivesse vivo, completaria 90 anos em junho de 2017. Desenvolvido em forma coletiva, a obra tem canções de Chico César, que assina a direção musical junto a Beto Lemos e Alfredo Del Penho. O texto é assinado por Braulio Tavares, enquanto a coordenação cênica está nas mãos Luís Carlos Vasconcellos.
O projeto surgiu a partir da relação próxima de Andrea Alves, Diretora da Sarau Agência de Cultura Brasileira, que convidou a trupe da Barca, -formada por Adrén Alves, Alfredo Del Penho, Beto Lemos, Fábio Enriquez, Eduardo Rios, Renato Luciano e Ricca Barros a partir de Gonzagão – A Lenda – para prestar esta homenagem a Suassuna. Em 2007, Andrea conheceu o escritor, por conta da programação dos festejos de 80 anos de Ariano, que com bom humor disse as seguintes palavras à produtora:
“Não venha comemorar meus 85 anos, eu não vou morrer, quero que você festeje os meus 90!”
A partir deste momento, a diretora da Sarau vislumbrou a “missão” de prestar essa homenagem ao artista, que faleceu em 23 de julho de 2014, aos 87 anos. A homenagem ao “poeta do sertão” contará ainda com os convidados Rebeca Jamir, Chris Mourão e Pedro Aune e está marcada para iniciar sua temporada no dia 15 de junho, no Teatro Riachuelo, Rio de Janeiro.
Sobre Ariano Suassuna
Suassuna foi um romancista, advogado, poeta e dramaturgo brasileiro, fervoroso defensor da cultura nordestina. Tal dedicação levou-o a fundar o chamado “Movimento Armorial”, iniciativa que se propôs a criar uma ponte entre a dita cultura erudita e a arte popular brasileira. Entre suas obras mais conhecidas estão o “Auto da Compadecida” e “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”.
Serviço
Suassuna – O Auto do Reino do Sol
Onde: Teatro Riachuelo – Rua do Passeio , 40, Centro, Rio de Janeiro
Quando: De 15 de junho a 20 de agosto – Quintas, sextas, sábados e domingos, às 20h30
Quanto: Entre R$ 40,00 e R$ 150,00