Estreiam hoje no Theatro Municipal de São Paulo as óperas “Ainadamar“, do argentino Oslvado Golijov e “Um Homem Só“, do brasileiro Camargo Guarnieri. As duas produções, inéditas no Brasil, tem motivos de sobra para atrair a atenção dos fãs do gênero lírico, mas também de musicais. “Um Homem Só”, conta em um ato a história de um brasileiro chamado José Pires de Assunção, que sofre com as pressões do mundo cotidiano, ao som de canções em português. Já “Ainadamar” se aproxima ainda mais do universo dos musicais ao explorar em sua sonoridade a música eletrônica.
Outra surpresa de Ainadamar é a presença de Jarbas Homem de Mello, que executa números de coreografia flamenca ao interpretar o “alter-ego” do dramaturgo espanhol Federico García Lorca. A ópera encena a história da amizade entre a atriz catalã Margarita Xirgu, exilada da Espanha durante os anos de chumbo da ditadura do caudilho Francisco Franco, e o poeta executado pelo governo totalitário. “Ainadamar” significa em árabe “fonte das lágrimas” e nomeia o local onde Lorca foi fuzilado.
A direção musical e regência é de Rodolfo Fischer, auxiliado por Eduardo Strausser. Caetano Vilela cuida da direção cênica e desenho luz, que se desdobra sobre a cenografia de Nicolàs Boni. O figurino é assinado por Olintho Malaquias e as coreografias, por Marco Berriel. As óperas serão apresentadas sempre juntas, seguingo o cronograma abaixo:
22/4 (qua) 20h
24/4 (sex) 20h
26/4 (dom) 18h
28/4 (ter) 20h
30/4 (qui) 20h
2/5 (sáb) 20h
Os ingressos estão disponíveis no site especializado e na bilheteria do teatro, custando entre R$ 50 e R$ 120,00. Confira abaixo o elenco e regentes que apresentarão as récitas.
UM HOMEM SÓ
José Rodrigo Esteves
Mariana / Rita / Velha Luciana Bueno
Operário N. 2 / Alcides Saulo Javan
Médico / Sorveteiro / Cobrador Miguel Geraldi
Padre / Operário N. 1 / Dono Rubens Medina
AINADAMAR
Margarita Xirgu – Marisú Pavón
Federico García Lorca – Luigi Schifano
Nuria – Camila Titinger
Ruiz Alonso – Alfredo Tejada
Niña 1 – Carla Cottini
Niña 2 – Monique Corado
José Tripaldi – Rodrigo Esteves
Maestro – Rubens Medina
Torero – Miguel Geraldi
Ator – Jarbas Homem de Mello