B!NewsMusicaisMusicais BiográficosPelo Brasil

Isabel Fillardis leva ao palco história da primeira cantora negra do Brasil

Lapinha-Isabel-grande-final-333x500Estreou neste mês no Rio de Janeiro, “Lapinha”, musical que tem como protagonista Isabel Filardis.  O espetáculo surgiu após pesquisas de atriz sobre a figura que dá nome ao musical: Joaquina Maria Conceição da Lapa, a primeira cantora lírica negra do país, que fez carreira entre o fim do século XVIII e início do XIX no Rio de Janeiro. Há poucos registros históricos sobre a personagem, possivelmente devido ao preconceito da época e a ausência de uma crítica musical estabelecida no país. Apesar dos desafios, Isabel conseguiu tirar o projeto do papel e colocá-lo em cena no palco do Teatro Clara Nunes, na capital carioca.

O texto de João Batista apresenta uma versão romântica da vida da cantora, sem deixar de mostrar as dificuldades de ser negra no período pré abolicionista. Um dos fatos mais marcantes, que não deixa de ser apresentado na peça é quando para se apresentar, Lapinha precisa cobrir o rosto com pó de arroz para deixar sua pele o mais clara possível.

Isabel-e-Zezé

O espetáculo conta ainda com uma trilha sonora original, composta pelo cantor e ator Wladimir Pinheiro, inspirado em composições de Beethoven e Mozart, além de ritmos de origem africana, como o samba. O enredo segue desde a infância de Lapinha até a sua ida para Portugal, com a bênção da Rainha Dona Maria, onde encontra o poeta João Sarmento, com quem se casa. Outro nome de destaque no elenco é Zezé Barbosa, que interpreta da mãe da cantora. Completam o elenco    Rubem Gabira, de “Priscilla, A Rainha do Deserto”, Helga Nemeczyk, de “Emilinha e Marlene”, Ivan Vellame e Naná Nascimento.

elenco-Lapinha

Serviço:

Onde: Teatro Clara Nunes – Shopping da Gávea
Quando: quarta 21h, quinta 18h30 e sexta 19, até 19/12
Quanto: R$ 60,00

Mostrar mais

Artigos relacionados

Um Comentário

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!