No Dia Internacional do Sapateado, o “A Broadway é Aqui!” traz uma matéria especial e cheia de curiosidades sobre um dos maiores sapateadores da historia e também aniversariante do mês, Frederick Austerlitz.
Quem nunca ouviu falar de um dos maiores ícones da historia dos Musicais, o ator e dançarino Fred Astaire?
Nascido em Omaha, em 10 de maio de 1899, filho de pai austríaco e mãe alemã, Frederick e Ann Austerlitz.
Fred estreou no mundo do show business aos 5 anos de idade, se apresentando ao lado da irmã, Adele Astaire, que também seguiu os passos de Fred e o acompanhava em revistas musicais nos anos 20. Por anos, até ela se casar, em 1932, a dupla fez uma excelente parceria, em seguida assumida por Ginger Rogeres, em Hollywood.
O Cinema
Antes de fazer sua grande estreia no cinema, os dançarinos apareciam nos filmes apenas “em partes”: os pés, as cabeças e os torsos eram compostos na sala de edição. Astaire, por sua vez, exigia ser filmado de corpo inteiro, e para isso, eram necessários longos ensaios – certa vez chegou a ensaiar por três meses, com dez horas diárias de trabalho, repetições feitas passo a passo e movimentos de câmara acompanhando a coreografia, tudo para a excelência de seu trabalho.
Em seus filmes, Fred conseguiu dar nova emoção à dança, fosse ela banal ou repleta de tragicidade. Sua interpretação enriquecia-se pelo que James Cagney (artista) chamava de “o toque do vagabundo”. Sempre trajado a rigor, seu charme tornou-se lendário.
Hollywood lhe rendeu um Oscar especial, em 1949, por sua contribuição à técnica dos musicais no cinema, prêmio que lhe foi entregue pelas mãos de Ginger Rogers.
Entre os grandes trabalhos em musicais que Fred Astaire atuou estão: Royal Weeding (Núpcias Reais-1951), The Gay Divorceé (A Alegre Divorciada-1934), Second Chorus (Amor da Minha Vida-1940), Top Hat (O Picolino- Ivirng Berlin-1935), Funny Face (Cinderela em Paris-1957), e Swing Times (Ritmo Loucos-1936).
Você conhece bem as obras de Fred Astaire?
Teste seus conhecimentos com um quiz especial!
1) Qual Filme é conhecido pelo famoso número em que Fred Astaire canta para Anne, sua amada, como o famoso Tom Bowen, e dança de cabeça para baixo em um cenário incrível do quarto de um hotel?
a) Royal Weeding (Núpcias Reais)
b) The Gay Divorceé (A Alegre Divorciada)
c) Second Chorus (Amor da Minha Vida).
2) Qual o nome do filme onde Fred Astaire contracenou com Andrey Hepburn?
a) Swing Times (Ritmo Loucos).
b) Top Hat (O Picolino- Ivirng Berlin)
c) Funny Face (Cinderela em Paris).
3) Qual país e cidade Guy Holden e seu amigo advogado, Egbert, jantam em um restaurante caríssimo e para pagar a conta Fred Astaire (Guy Holden) tem que dançar, se não teria que lavar os pratos?
a) Inglaterra/Londres
b) França/Paris
c) Estados Unidos/New York
4) Qual filme que a famosa dança chamada Continental (onde ao dançar os casais se beijam) se passa?
a) Second Chorus (Amor da Minha Vida).
b) Royal Weeding (Núpcias Reais)
c) The Gay Divorceé (A Alegre Divorciada)
5) Qual famosa cantriz dança com Fred Astaire a inesquecível canção “Night and Day”, de Cole Porter?
a) Ginger Rogers
b) Jane Powell
c) Paulette Goddard
6) Qual é o filme que Fred Astaire, vive Danny, um grande instrumentista de trompete que compete pelo amor de sua bela gerente, Ellen Miller?
a) Second Chorus ( Amor da Minha Vida).
b) The Gay Divorceé ( A Alegre Divorciada)
c) Royal Weeding ( Núpcias Reais)
7) Qual famosa cantriz trabalha com Fred Astaire em Swing Times (Ritmo Loucos-1936)?
a) Paulette Goddard
b) Ginger Rogers
c) Jane Powell
8) “Would You Like To Be the Love Of My Live”, “Poor Mr. Chisholm” e “Swing Concerto” fazem parte da trilha Sonora de qual musical?
a) Second Chorus (Amor da Minha Vida).
b) Royal Weeding (Núpcias Reais)
c) The Gay Divorceé (A Alegre Divorciada)
Amo esse artista amava ver os filmes dele nunca assisti um dançarino de sapateado igual a ele parecia que estava dançando nas nuvens me dá uma saudade de não ver mas os filmes com ele mas gostei da matéria que vi obrigada