Cinderella: a nova princesa da Broadway
Muitas princesas fazem parte do conto de fadas infantil e são referencias para mulheres de todas as idades, mas nenhuma é tão conhecida como a Cinderella, a gata borralheira apressada e distraída, que após uma noite dos sonhos no baile real, perde seu sapato de cristal na escadaria do palácio…
Mais um clássico de sucesso que vem conquistando o mundo a mais de cinco décadas será eternizado em um musical… Depois de ser encenado como óperas e peças de teatro, chega à Broadway pela primeira vez em 25 de Janeiro de 2013, “Cinderella”… Mas ao contrário do que muitos pensam, não será a versão do Estúdio Walt Disney, e sim da dupla Richard Rodgers e Oscar Hammerstein’s. A adaptação da peça, que em 1957 foi escrita especialmente para a TV, é um musical dividido em 3 atos, original da CBS e que teve como atriz principal a premiada Julie Andrews, foi assistido por 100 milhões de espectadores e concorreu a 2 “Emmy Awards”, na categoria de Melhor Atriz (Julie Andrews) e de Contribuição de Melhor Musical da Televisão (Richard Rodgers). Em 22 de Fevereiro de 1992, foi ao ar na CBS o primeiro remake da versão, com a atriz Lesley Ann Warren no papel de Cinderella, Withney Houston como a fada madrinha, Peters Bernadette como a madrasta, Woopi Goldberg como a rainha e Jason Alexandre como Lionel, atingindo mais de 22 milhões de espectadores. E em 02 de Novembro de 1997, um segundo remake foi feito pela ABC, estrelando Brandy como a gata borralheira, sendo visto por 60 milhões de espectadores e vencendo um “Emmy Award” para Outstanding Direção de Arte na categoria Variedade ou Programa de música.
O mais próximo que o espetáculo chegou de uma montagem estilo Broadway foi em 2001, durante uma turnê nacional no Madison Square Garden. A versão Tour estrelou Jamie-Lynn Sigler como Cinderella e Eartha Kitt como a Fada Madrinha… Nesta nova montagem, um elenco estrelado e cheio de nomes premiados, já conhecido de outros musicais, assume a responsabilidade de fazer brilhar os olhos da plateia: Laura Osnes será Cinderella, Santino Fontana o príncipe encantado, Victoria Clarke a fada madrinha, Phumzile Sojola o Lord Pinkleton, Harriet Harris a madrasta de Cinderella e Ann Harada e Marla Mindelle as meia irmãs Charlotte e Gabrielle, respectivamente, além de Peter Bartlett como Sebastian e Hildreth Greg no papel do rebelde Jean-Michel.
Em associação com a “Center Theatre Group produce”, a equipe responsável pela realização fica por conta da produção de Robyn Goodman, a coreografia de Josh Rhodes, o design definido por Anna Louizos, os figurinos de William Ivey Long, o design de iluminação de Kenneth Posner e de som por Nevin Steinberg. Para os palcos, o novo roteiro de Douglas Carter Beane, baseado no original de Hammerstein’s, passou por algumas alterações e modernizações, como por exemplo Cinderella salvar o príncipe encantado no final, o que faz dele atípico, mas ainda assim, sem desviar muito da trama original. E ainda que não haja muito mais detalhes sobre esta e outras mudanças no rumo da história, a única certeza é de que o musical, que tem a direção de Mark Brokaw, contará com todos os clássicos elementos visuais; Com uma simbologia forte, pode-se esperar para ver de perto a abóbora puxada por cavalos, a carruagem e o sapatinho de cristal; E quanto a trilha sonora, um dos pontos fortes da obra, o diretor musical e maestro Andy Einhorn, cuidará para que o musical tenha todas as clássicas canções, como “In My Own Little Corner” (No Meu Cantinho), Impossible/It’s Possible (Impossível/É possível) e “Ten Minutes Ago” (Dez Minutos), além das novas de Rodgers e Hammerstein’s e um plus de alguns cortes de canções dos musicais “South Pacific” e “A Noviça Rebede”.
Cogita-se ainda uma abertura especial, com uma espécia “quem-é-quem”, com antigas “Cinderellas”, os produtores Robyn Goodman, Stephen Kocis e Jill Furman planejam convidar as atrizes que já deram vida a princesa, incluindo Andrews, Warren, Brandy, Drew Barrymore, Anne Hathaway, Hilary Duff, Jennifer Lopez, e Julia Roberts, para brilhar nos primeiros instantes das apresentações do musical.
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E ainda que os meses de janeiro e fevereiro sejam considerados “fracos” para as casas de teatro na Broadway, J. William Bruce, representante de vendas de “Applause-Tickets.com” garante que a temporada será um sucesso, prevê-se que seja atingida a marca total de venda dos ingressos, superlotando 8 shows por semana no Broadway Theatre. O resultado disso sem dúvida está girando em torno do fato de ser uma aposta certa, uma grande espera, tanto para os disneymaníacos, como para românticos e sonhadores assumidos. E ainda que o Brasil tenha a caminho outras produções apaixonantes, como “Mary Poppins” e “A Pequena Sereia”, fica a expectativa para a vinda de “Cinderella” também.
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