B!CultB!OffCinemaDisneyDublagemEntrevistasExclusivoFilmes MusicaisMusicais

Entrevista: Conheça Lara Suleiman, dubladora da Jasmine no live-action “Aladdin”

Atriz, cantora e dubladora é a voz da princesa que ganha mais espaço e um solo inédito na versão live-action.

Recém estreado nos cinemas, a versão live-action de “Aladdin” vem sendo um dos assuntos mais comentados do momento, bem como os nomes por trás das vozes de cada icônico personagem, a exemplo da talentosa atriz, cantora e dubladora Lara Suleiman, a potente voz da princesa Jasmine, intérprete da inédita “Ninguém Me Cala”, no longa que lidera o ranking de bilheteria do Brasil, superando “Os Vingadores”.

Também não é de hoje que a Disney aposta em nomes do teatro musical para suas superproduções e com essa união, os papéis passam a ganhar mais que voz, ganham também rosto. Foi assim com a atriz Kiara Sasso em “A Pequena Sereia”, com Kacau Gomes em “Mulan” e “A Princesa e o Sapo”, com Any Gabrielly e Saulo Vasconcelos em “Moana”, Giulia Nadruz, Nando Pradho, Alírio Netto, Ivan Parente e Rodrigo Miallaret em “A Bela e a Fera”, Leandro Luna e Adriana Quadros em “Viva – A Vida é Uma Festa” – que também contou com Pradho -, e Bruna Guerin, Thiago Machado e Andrezza Massei em “O Retorno de Mary Poppins”.

Lara Suleiman é a voz da princesa Jasmine no live-action "Aladdin".
Atriz, cantora e dubladora Lara Suleiman | Foto: Caio Gallucci

Com apenas 20 anos, a atriz e cantora que divide o holofote da vez com Daniel Garcia, mais conhecido como Gloria Groove, no papel-título, driblou bem os nãos recebidos nas audições de “O Menino Maluquinho” e “Wicked” antes de conquistar seu espaço nos musicais. Seu primeiro grande sim veio com “Les Misérables”, onde foi cover de Éponine, papel dos sonhos – já realizado – de Lara. De lá para cá engatou um projeto no outro e entre produções Broadway, Off-Broadway e originais, pôde ser vista também em “A Noviça Rebelde”, “Romeu e Julieta ao Som de Marisa Monte” e “Tick, Tick… Boom”, conquistas que vieram como resultado de muito empenho e dedicação ao estudar canto, dança e teatro musical em diversas escolas dentro e fora do país há mais de 10 anos.

“Eu sempre gostei muito de ir ao teatro, cantar no chuveiro, pela casa, até que minha mãe percebeu e perguntou se eu não gostaria de fazer um curso de teatro musical. Meu primeiro foi no Teen Broadway, depois fiz canto com vários professores e me apaixonei pela técnica do Douglas Tholedo, foi a que melhor me adaptei”, conta a jovem, que tem ainda o maestro Marconi Araújo como coaching.

Lara Suleiman caracterizada como Éponine no camarim de "Les Misérables".
Lara Suleiman como Éponine em “Les Misérables” | Foto: Reprodução IG

Em entrevista exclusiva ao B!, Lara contou detalhes do processo vivido para ser escolhida como Jasmine, interpretada por Naomi Scott. Estreante na dublagem, atendeu um telefonema e compareceu a um teste sem fazer a menor ideia do que a esperava, tendo como base apenas um curso de dois finais de semana ministrado por Claudio Galvan, outro nome bastante conhecido do teatro musical – com quem a artista dividiu o palco em “Romeu e Julieta ao Som de Marisa Monte” -, mas principalmente uma grande referência na arte de dar voz a icônicos personagens como, Pato Donald, Ursinho Pooh, entre outros.

Quando cheguei lá e soube que faria uma audição de diálogo e de canto para o filme surtei. Por dentro estava surtando, mas por fora estava agradecendo e mantendo o profissionalismo (risos). Me lembro que não estava com a voz aquecida, mas me tranquilizei pensando que a música seria “Um Mundo Ideal”. Para a minha surpresa eles chegaram com a música “Ninguém me Cala – Parte 2”, que é um pé na porta, extremamente aguda, extremamente forte, acho inclusive que tem que estar um pouco preparada psicologicamente para cantar ela, mas eu tive que aprender na hora e fazer. Eu fiquei muito nervosa porque não tinha experiência alguma. Lembro que saí de lá e minha mãe perguntou se eu tinha ido bem, eu disse que achava que não, e então ela me perguntou se tinha me divertido fazendo, e minha resposta foi sim, muito, me senti grata só por ter feito a audição, pois é muito difícil entrar para a dublagem, já era uma benção pra mim, relembra Lara, que enfrentou depois mais três fases até conquistar o papel.

Naomi Scott em cena de "Aladdin" com um dos figurinos de Jasmine | Foto: Divulgação/Disney
Naomi Scott como Jasmine, dublada por Lara Suleiman | Foto: Divulgação/Disney

A resposta da aprovação promoveu uma grande celebração em família, e, por confidencialidade contratual, Lara dividiu a novidade apenas com os pais. No entanto, junto com este segredo veio o peso da responsabilidade por dar vida a uma das mais famosas princesas da Disney. Na hora que soube fiquei muito feliz, mas depois me bateu o desespero, bateu nervosismo, porque eu sei da importância do filme, sei da importância dessa princesa e da mensagem que ela está passando, foi meu primeiro trabalho na área e não queria fazer nada de errado, queria passar a mensagem clara e ser perfeitinha, conta, confessando ainda que, mesmo já tendo assistido ao filme algumas vezes e sabendo que nada mais pode ser mudado, sente frio na barriga ao se questionar se cumpriu bem a missão que lhe foi confiada.

Quando perguntada sobre os desafios deste trabalho, que para ela pouco se assemelha ao desempenhado nos palcos, ela diz: É diferente de teatro musical, pois não é só ler o roteiro, cantar e colocar suas emoções na música. Você pode colocar um pouco de você em tudo, conhecer a história, mas precisa acompanhar cada movimento, entender o que a personagem está passando ou fazendo, transparecer suas emoções, olhar para o rosto dela e cantar do jeito que ela está cantando, sincronizando certinho a fala com a boca, enfim… Enfrentei muitos desafios, mas apesar das dificuldades, todos da TV Group me ajudaram muito, foram um amor comigo, muito pacientes e carinhosos me permitindo fazer e refazer até acertar. Como começamos a gravar com bastante antecedência, pudemos deixar tudo bem bonito antes de ir para o cinema. Foi como um workshop, eles foram explicando e eu fui aprendendo enquanto trabalhava, detalha.

Nesta nova versão, mais moderna, a filha do Sultão surge com ainda mais personalidade e suas atitudes ganharam uma canção inédita, “Ninguém me Cala” (Speechless), que faz jus ao empoderamento feminino que defende e que vem fazendo um enorme sucesso na voz de Lara. Acho muito importante, principalmente por ser dublado, a gente representar isso muito bem, porque muitas crianças estão assistindo e é importante para elas receberem uma mensagem dessa desde cedo. Desde as audições, me avisavam que a Jasmine estava muito mais empoderada, com os dois pés na porta, então foi onde me peguei desde o começo para tudo. Fico muito feliz que as pessoas estejam gostando, comemora. 

Ouça a música:

.

Fã assumida da energia que envolve o mágico universo criado por Walt Disney, a artista que traz no sangue uma descendência árabe e se sente conectada de várias formas com este momento profissional, enxerga nele também muita realização pessoal, seja ao relembrar momentos em família, regados à muita música e ‘noites da arábia’, ou ao confessar ter se emocionado enquanto gravava a clássica canção “Um Mundo Ideal”, que marcou sua infância. Confesso que chorei quando fui gravar, fiquei emocionada de verdade. Quando eles passaram a cena pela primeira vez para eu assistir não acreditava que estava gravando um dos meus VHS’s preferidos, junto de ‘A Bela e a Fera’ e ‘O Rei Leão’. Foi um sonho, eu não sei nem dizer, só sei que é muito gratificante”.

Saiba quem são as vozes por trás da dublagem do live-action de “Aladdin”

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Tive a oportunidade de prestigiar a Atriz na peça “Les Misérables”. Lara Suleiman é dona de uma voz encantadora .e sua interpretação foi incrível . Adorei a entrevista e a simplicidade em suas palavras. Sucesso !!!

  2. Eu confesso que fiquei muito curioso para saber de quem era essa voz incrível que tocou lá no fundo. Já havia assistido Lara no Studio do Maestro Marconi Araujo e ela é perfeita. Muito sucesso mesmo!!!! ABS, Elton Soul.

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!