B!WorldInternacionalMusicaisMusicais BiográficosMusical

Lin-Manuel Miranda estreia “Hamilton” em Porto Rico

Um dos musicais mais disputados nas bilheteria da Broadway, “Hamilton”, que desde sua estreia, em 2015, vem contando a história de um órfão que deixa a ilha caribenha onde nasceu para se tornar um dos líderes da fundação dos Estados Unidos, fez sua estreia na última sexta, 11, no Centro de Belas Artes Luis A. Ferré, em Porto Rico, por uma causa nobre.

A produção é composta e estrelada por Lin-Manuel Miranda, nome que vem se destacando no mundo dos musicais, tanto nos palcos quanto nas telas, conhecido também por escrever “In The Heights”, onde deu vida ao protagonista Usnavi, e por seus trabalhos junto à Disney, seja compondo canções, como na animação “Moana” ou no futuro live-action “A Pequena Sereia”, ou atuando, já que atualmente pode ser visto ao lado de Emily Blunt como Jack, em “O Retorno de Mary Poppins“.

lin - fotografia de mark seliger para a revista rolling stone
Lin-Manuel como Alexander Hamilton | Crédito: Mark Seliger / Revista Rolling Stone

De origem porto-riquenha, o artista norte-americano vai reviver durante três semanas o personagem Alexander Hamilton, saído da biografia escrita em 2004 por Ron Chernow, como uma iniciativa especial de arrecadar dinheiro para San Juan, capital de Porto Rico, país que, em 2017, foi devastado pela passagem do furacão Maria – o pior no território em 90 anos.

São apenas 17 dias de apresentações que terão a maior parte dos ingressos vendidos por US $ 5 mil cada, além de 10 mil ingressos no valor de US $ 10, disponíveis por meio de uma loteria para estudantes universitários e famílias de trabalhadores que ainda lutam contra as consequências do desastre. O valor arrecado será revertido para o Flamboyan Arts Fund, fundo da família Miranda que apoia artistas porto-riquenhos.

Em entrevista ao New York Times, Lin contou que sua intenção é fazer com que as pessoas queiram ir ao país por causa do musical, mas que também tenham a oportunidade de ver de perto algo grandioso e trabalhoso de ser feito. A expectativa é de que as pessoas gastem mais dinheiro, ajudando assim a economia a girar.

hamilton

Solidariedade

Essa não é a primeira vez que o vencedor de prêmios como Pulitzer, Grammy, Emmy, Tony, entre outros, abraça uma causa local. Em outubro de 2017, o artista lançou a canção, “Almost Like Praying” – em versões em espanhol e inglês, para ajudar o país, e contou com o apoio e participação de diversas personalidades da música latina, entre elas Jennifer Lopez, Camila Cabello, Gloria Estefan, Rita Moreno, Luis Fonsi, e Juan Luis Guerra.
A canção cujo nome faz menção a uma das frases da música “Maria”, de “West Side Story”, lista as 78 cidades de Porto Rico em sua letra.
Confira o clipe:

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!