B!ExtraB!WorldElencoInternacionalMusicaisMusicalOutros paísesRevivals

“Les Misérables” estreia no México com atores da montagem brasileira

Assim como o Brasil no ano passado, o México ganhou uma nova montagem do clássico de Victor Hugo, “Los Miserables”. A superprodução, que já havia passado pelo país em 2002, em sua versão menos moderna e dinâmica, estreia hoje repaginada no Teatro Telcel para uma temporada de 22 meses curiosamente estrelada por 40 atores de cinco países diferentes.

O intenso e apurado processo de audições, que durou 10 meses e recebeu mais de três mil inscritos, resultou na escolha de três protagonistas que brilharam na montagem brasileira há um ano: o espanhol Daniel Diges e Nando Pradho, que vão reviver a parceria em cena como Jean Valjean e Javert, e Clara Verdier, que segue interpretando sua doce Cosette.

Em papo exclusivo com o B! – faltando apenas 17 minutos para a grande estreia -, Nando revelou não estar nervoso, sentindo apenas uma tensão natural, uma vez que a produção já vem realizando algumas previews para pessoas muito importantes do país, como artistas renomados, imprensa e até mesmo colegas de profissão, incluindo aqueles que não passaram nos testes para o elenco.
“Este foi um dia tenso para nós, que somos de outro país, pois é preciso mostrar a todos o porque de nos trazerem de tão longe, tem que ter muita serenidade e muita força ao mesmo tempo. Vou fazer 40 anos este ano e estou em um momento mais maduro e saudável, sabendo me alimentar e dormir como se deve, é preciso muita disciplina para que eu possa estar tranquilo e encarar sempre como mais um dia”, conta ele, que afirma estar vivendo um momento de muito orgulho. “É muito bacana estar fora do país, tendo que trazer o nome do Brasil para essa responsabilidade toda, de liderar um elenco e protagonizar um espetáculo deste tamanho com o nome do Brasil na camiseta, estou muito feliz”, completa.

Nando Pradho - Javert

Nando Pradho – Javert – Foto: Alejandra Carbajal

Já Clara, deu ao B! três motivos mais do que especiais para se sentir realizada neste novo e desafiador momento de sua carreira:
“Coração a mil!!!! Primeiro pelo privilégio de contar esta história tão única mais uma vez! Segundo pelo frio na barriga de fazer isso em uma língua que aprendi a falar em 2 meses (hahaha)! Terceiro porque o palco é onde sou mais feliz!
Cada vez que estou sobre as tábuas tenho a oportunidade de transformar alguém, seja na plateia ou no palco – e isso é muito especial!!!!! Merda pra nós!”, celebra ela.

Clara Verdier - Cosette

Clara Verdier – Cosette – Foto: Alejandra Carbajal

A produção mexicana de Cameron Mackintosh, dirigida por Corey Agnew mientras e com a direção musical de Graham Hurman, ‘exportou’ ainda os talentosos Leonardo Wagner, que ocupava aqui a importante função de ser cover dos dois protagonistas, e a atriz Laís Lenci, cover de Cosette. O elenco parcialmente estrangeiro se completa com quatro argentinos, um inglês e 30 mexicanos.

Fotos: Alejandra Carbajal

Confira uma apresentação da clássica “Un Día Más”:

–+–
Internacionais

Essa não é a primeira vez que brasileiros são escolhidos para protagonizar musicais no exterior. Em 1999 Saulo Vasconcelos, um dos maiores nomes do gênero, interpretou o Fantasma de “O Fantasma da Ópera”, na versão mexicana do clássico de Andrew Lloyd Webber, bem como Leonardo Neiva, que em 2002 viveu no mesmo país o idealista Enjolras em “Les Misérables”. O roqueiro Alirio Netto também estrelou una produção mexicana e foi Jesus no icônico “Jesus Cristo Superstar”. Indo além do México, a atriz Myrthes Monteiro há anos dá vida à princesa Jasmine, na versão Alemã do clássico da Disney, “Alladin”. A experiência vale também para o ator Tiago Barbosa, que se consagrou como Simba no Brasil tenha dois anos revive o personagem da montagem espanhola de “O Rei Leão”.

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!