B!NewsB!OffB!WorldEntrevistasExclusivoInternacionalMusicaisMusicalOutros paísesVídeos

“O Rei Leão” da Espanha terá rugido brasileiro

Nas palavras do canal americano ABC, a descoberta do cantor e ator Tiago Barbosa durante o processo de audições para a montagem brasileira de “O Rei Leão”, ao final de 2012, foi mágica, foi como achar ouro. O carioca, na época com 27 anos, ficou conhecido pelo mundo ao emocionar a criadora Julie Taymor enquanto soltava a voz em uma das canções mais marcantes, “Endless Night”, já versionada para português, durante a reta final dos testes.
No vídeo, a diretora, que já aprovou elencos em mais de 15 países, não conseguiu esperar que o processo de seleção fosse concluído para poder escolher aquele que protagonizaria seu maior sucesso no Brasil, e em meio a lágrimas e aplausos, reconheceu no jovem pedagogo, recém chegado a São Paulo, talvez sua maior e melhor escolha em quase 20 anos.  “Acho que ninguém jamais fez como você fez, não, jamais, em qualquer lugar…”, disse ela emocionada ao já chama-lo de Simba.

Relembre aqui:

Na pele do jovem leão por quase dois anos, a entrega de Tiago e a dedicação ao personagem o coroou com o reconhecido Prêmio Bibi Ferreira de Melhor Ator Revelação em 2014, e no mesmo ano, sua história de superação, – que o levou de São João de Meriti, ao Morro do Vidigal, e do Morro do Vidigal ao reality musical Ídolos, na mesma época em que entrou para o maior espetáculo da Broadway -, lhe rendeu uma homenagem por sua trajetória de vida e contribuição à arte no Troféu Raça Negra.

Sem conseguir sair de cena há quase quatro anos, Tiago descobriu um forte sentimento pelo teatro musical e ao se tornar parte deste universo, emendou um espetáculo no outro; No mesmo palco em que se despediu de Simba, viu nascer o capanga TJ, em “Mudança de Hábito”, e após um ano, dá vida aos nobres Lord Pinklenton e Príncipe Topher, personagens que defende honrosamente em “Cinderella, o Musical”, onde se destaca por ser o primeiro negro a interpretar o Príncipe na superprodução da Broadway pelo mundo.

13169915_1183690884983613_2081842299_o (1) (1)
Foto: Divulgação Cinderella

O que ninguém esperava era que o jovem talentoso fosse se despedir não apenas de sua jornada dupla em palco paulistano, com a temporada que se encerra em 05 de junho, no Teatro Alfa, mas também de todos os palcos brasileiros, pelo menos temporariamente.
Há pouco mais de duas semanas, Tiago foi surpreendido por um e-mail em sua caixa de spam, enviado por parte da companhia espanhola de “El Rey León”, com um interesse direto em saber se o eterno leão brasileiro gostaria de recuperar a coroa e reviver o papel, mas agora em palco estrangeiro, do Teatro Lope De Vega, em Madri.
Sem pensar duas vezes, Tiago respondeu que sim. “Um dia depois já corri atrás de estudar e aprimorar o conhecimento. Busquei a ajuda de alguns amigos para a assimilação do idioma, como a Vanete Fernandes, Letícia Soares e a Raquel Antunes. Fui também buscar o texto, e tentei me antever deles, para poder estar com tudo o mais pronto possível, e eu consegui ter as cenas e músicas decoradas em três dias, estudando de manhã, de tarde e de noite, inclusive sozinho”. – isso tudo conciliado às sessões de ‘Cinderella’ e aos preparativos do seu show, “Living Room Concert”, que aconteceu no último dia 11, já em tom de despedida.

O REI LEAO 2_ensaio- DNG
Foto: Divulgação O Rei Leão

Embora considere sua passagem pelo espetáculo um divisor de águas em sua vida e o inicio de tudo, Tiago, que sempre desejou sair do país, conta que quando a temporada brasileira acabou, buscou concluir o ciclo e seguir em frente, tentando ao máximo não se apegar a ideia de continuar na produção, tudo para não se frustrar de alguma forma. Após viver um período de entendimento, e descansar da savana em férias pela Europa – onde inclusive conferiu o espetáculo em Londres e Madri -, mergulhou de cabeça em outros trabalhos, sem nem mais imaginar que, após três anos, isso ainda pudesse acontecer. “Tudo tem acontecido muito rápido, a ficha ainda não caiu, mas ao mesmo tempo, quando olho para trás, vejo que não foi tão rápido assim, pois sei o quanto batalhei durante todo esse tempo para que isso pudesse se tornar realidade um dia”.

Com o processo de mudança correndo, Tiago, que já passou por testes de adaptação ao idioma via Skype com alguns criativos espanhóis – e foi aprovado –, não terá muito tempo para se organizar, se despedir e menos ainda para curtir seu novo país quando desembarcar lá. Ao que tudo indica, a produção conta com a chegada do novo Simba o quanto antes, mas isso não assusta o carioca, que teme apenas enfrentar certa dificuldade com o fuso horário de cinco horas de diferença.

“Eles querem que eu já chegue para poder trabalhar, entrar no show, e estou tentando fazer tudo isso com muita calma, pois a jornada de trabalho é muito intensa, são nove shows por semana, e vou reiniciar todo o processo de cara, sendo assim, a minha imersão ao “O Rei Leão” será muito grande, e não terei muito tempo para conhecer a cidade. Literalmente minha nova vida se inicia, mais uma vez, dentro do “O Rei Leão”, mas agora em outro país. Será uma experiência incrível. Pelo que sei, a companhia de Madri é muito diferenciada, eles são muito profissionais”.

E sobre a expectativa dessa nova oportunidade, que Tiago considera como um grande desafio, e que deve durar ao menos um ano, ele conta: “Estou tentando não pensar muito e simplesmente fazer, para que eu possa estar pronto para avançar, e ao mesmo tempo regressar, para ‘O Rei Leão’. Estou abraçando isso com tudo que posso e com toda a minha força, pois existem coisas que estão para poder acontecer lá, e eu quero viver isso. Um dia, ‘O Rei Leão’ me trouxe essa esperança, de poder começar uma carreira lá fora, e não foi a toa, agora eu posso, eu vou”.

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!