B!CultB!OffEntrevistasExclusivoLeituraMusicais

Suellen Ogando fala sobre o lançamento de seu livro “O que é o Teatro Musical”

100_5137Acontece neste sábado, 30, em São Paulo, o lançamento do livro “O Que é o Teatro Musical”, de autoria da jornalista, atriz e cantora Suellen Ogando, pela Editora Giostri. Ela, que atualmente integra o Ensemble do Studio Marconi Araújo e tem ministrado algumas palestras pelo país, relata em 111 páginas a ascensão do cenário cultural brasileiro, especialmente do teatro musical, através de uma perspectiva da história que passa por sua origens e influências da Broadway, West End e Brasil. Em entrevista exclusiva ao B!, a mineira, de mudança para São Paulo, conta detalhes sobre a realização de seu novo projeto.
 …
B!: Como surgiu a ideia do livro em sua carreira?
SO: Eu dou aula de Historia do Teatro Musical desde 2012, e sempre fui apaixonada pelos musicais. Analisando o mercado brasileiro, não temos muitos livros com essa temática em nosso idioma, então resolvi escrever após 2014, quando estive em Londres e de tour pela Europa, pesquisando musicais; Lá tive acesso a muito material, livros, e então tentei colocar tudo isso no livro, que acabou precisando ser resumido pelas diretrizes da editora, mas de qualquer forma, a história é muito extensa e cheia de detalhes, seria impossível escrever em só um volume (risos).

13106574_10206743036839438_26308559_oB!: E qual foi o recorte que você escolheu para essa publicação?
SO: O recorte é uma perspectiva da história dos musicais, desde os primórdios até 2015, com foco na Broadway, West End e Brasil. Eu tentei construir junto ao leitor as noções de como a evolução do homem, das artes, e das vanguardas artísticas e intelectuais, como o Iluminismo por exemplo, contribuíram para o Teatro Musical que conhecemos hoje, seja o Teatro Musical de franquia ou o Teatro Musical Brasileiro.

B!: Quais foram os principais desafios para produzir esse livro? Além de questões editoriais?

SO: Foi tentar resumir o que era mais importante, pois o importante é muito subjetivo (risos).
B!: No caso, o livro tem um foco mais didático, para qualquer leitor que tenha interesse sobre o tema, ou segue uma abordagem mais direcionada para quem domina o linguajar do teatro musical?

SO:  Tentei buscar em nomes como Jorge Takla, Claudio Botelho, Soraya Ravenle, Reiner Tenente, Bianca Tadini, Marllos Silva, e várias outras pessoas relevantes nos musicais do nosso país, o conceito prático e teórico do que é o Teatro Musical, Teatro Musicado e o Teatro de Revista, claro, assim como busquei outras fontes bibliográficas nacionais e internacionais; Seria muita prepotência minha querer conceituar de forma subjetiva. Então, como jornalista e historiadora, pensei em convidar esses maravilhosos profissionais, que gentilmente colaboraram com o tema.

B!:  Você ressaltou que o mercado brasileiro carece de títulos voltados para o tema. Como acha que esta publicação pode colaborar para a formação dos atores e do próprio gênero no brasil?

SO: O artista de musical, assim como o leitor iniciante, vão conseguir ter acesso as informações do livro de forma clara e objetiva. Não quis intelectualizar o tema, e sim democratizar o acesso ao mesmo.
B!: E qual é a satisfação de trazer este trabalho para o mercado nacional?
SO: Me sinto feliz, pois escrevi um livro que eu desejava ter acesso e gostaria de ter lido, entende? Um livro que constrói capitulo por capitulo a história dos musicais e a história da arte e cultura do homem, a evolução de tudo isso, e deixa até uma reflexão sobre onde chegaremos.

B!: Você pretende fazer uma segunda edição, ou acrescentar um epílogo?
SO: Sim é o que desejo. Neste primeiro não tratei sobre a Lei Rouanet, por exemplo, que é o tema do ano, pois se a lei acabar, os musicais no Brasil podem acabar também. Quero ainda incluir outros grandes profissionais que me deram entrevistas, mas não entraram nessa edição, como por exemplo o Miguel Falabella e o Ivan Parente.

convite_lançamento
 *O livro será vendido pela Editora Giostri e sua rede de associados, custando entre R$ 42,00 e R$ 50,00.
Mostrar mais

Cláudio Martins

Há mais de 10 anos, Fundador do A Broadway é Aqui! Jornalista com especialização em Marketing

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!