EntrevistasMusicais

Ceftem dá novo passo e entra no circuito comercial com produção de “Godspell”, dirigida por João Fonseca

Montar um musical não é uma tarefa fácil. O exercício se torna ainda mais árduo quando se trata de um espetáculo internacional, que teve seus direitos adquiridos para a produção. Mesmo diante desse cenário, Reiner Tenente, João Fonseca e o time de alunos do Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (Ceftem) decidiram encarar o desafio. Após uma temporada de casa cheia, no Teatro Ipanema, e que por conta do sucesso chegou a ser prorrogada, o elenco da montagem estudantil de “Godspell” se prepara agora para entrar no circuito comercial do Rio de Janeiro.

elenco

Esse é o primeiro espetáculo que comercial produzido pelo Ceftem, que é uma empresa nova no mercado com apenas dois anos de existência. A entrada no circuito comercial é na verdade uma consequência da produção acadêmica que iniciamos em junho. Durante os ensaios, os próprios alunos demonstraram um nível artístico bem elevado e surgiu a possibilidade de prolongar a temporada, quando conseguimos comprar os direitos para a montagem“, explica Reiner Tenente, fundador e coordenador pedagógico do Ceftem.

A produção surgiu durante o planejamento de uma prática de montagem da escola, enquanto Reiner e João Fonseca trabalhavam juntos em “Bilac Vê Estrelas”. A convite de Reiner, João assumiu a direção compartilhando sua experiência com alguns rostos novos e outros já conhecidos, como Léo Bahia (“Chacrinha – O Musical”), Lyv Ziese (“Rock in Rio – O Musical”) e Vinicius Teixeira (“The Book of Mormon – UNIRIO”).

Entre os desafios propostos pelo espetáculo, estão os jogos cênicos que fazem parte do texto do musical, escrito por Stephen Schwartz e encenado na Broadway pela primeira vez em 1971. “Cada diretor levanta o seu material de acordo com o potencial humano que ele tem nas mãos. Nessa montagem especificamente, os atores também são encenadores, eles ajudam o diretor a conduzir o espetáculo, o que é uma característica muito própria do trabalho do João“, conta Reiner

Os trabalhos do Ceftem não param. Além do calendário de práticas de montagens e cursos específicos para quem deseja ter uma formação orientada ao Teatro Musical, a equipe de Reiner se propõe a fomentar o gênero em outras esferas, como a dos debates. Neste ano, a escola realiza pela terceira vez o Seminário Carioca de Teatro Musical, que tem início hoje e prossegue até o dia 08 de agosto no Theatro Net Rio.

As pessoas agora estão começando a perceber a necessidade de discutir o teatro musical, sobretudo dentro dos centros acadêmicos. O gênero durante muito tempo ficou à margem, sendo olhado apenas como mero produto da indústria do entretenimento e para mudar essa percepção a cada ano trabalhamos para trazer mais pessoas com interesse em discutir o teatro musical. O evento é gratuito, então não é há desculpas para não participar“, comenta Reiner aos risos. Confira abaixo a programação completa do evento e o serviço de “Godspell”.

IMG-20150806-WA0012

godspell

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!