B!CultMusicaisSão Paulo

Ópera e musical de mãos dadas no Theatro Municipal de SP

Estreiam hoje no Theatro Municipal de São Paulo as óperas “Ainadamar“, do argentino Oslvado Golijov e “Um Homem Só“, do brasileiro Camargo Guarnieri. As duas produções, inéditas no Brasil, tem motivos de sobra para atrair a atenção dos fãs do gênero lírico, mas também de musicais. “Um Homem Só”, conta em um ato a história de um brasileiro chamado José Pires de Assunção, que sofre com as pressões do mundo cotidiano, ao som de canções em português. Já “Ainadamar” se aproxima ainda mais do universo dos musicais ao explorar em sua sonoridade a música eletrônica.

Outra surpresa de Ainadamar é a presença de Jarbas Homem de Mello, que executa números de coreografia flamenca ao interpretar o “alter-ego” do dramaturgo espanhol Federico García Lorca. A ópera encena a história da amizade entre a atriz catalã Margarita Xirgu, exilada da Espanha durante os anos de chumbo da ditadura do caudilho Francisco Franco, e o poeta executado pelo governo totalitário. “Ainadamar” significa em árabe “fonte das lágrimas” e nomeia o local onde Lorca foi fuzilado.

opera_menor
A direção musical e regência é de Rodolfo Fischer, auxiliado por Eduardo Strausser. Caetano Vilela cuida da direção cênica e desenho luz, que se desdobra sobre a cenografia de Nicolàs Boni. O figurino é assinado por Olintho Malaquias e as coreografias, por Marco Berriel. As óperas serão apresentadas sempre juntas, seguingo o cronograma abaixo:

22/4 (qua) 20h
24/4 (sex) 20h
26/4 (dom) 18h
28/4 (ter) 20h
30/4 (qui) 20h
2/5 (sáb) 20h

Os ingressos estão disponíveis no site especializado e na bilheteria do teatro, custando entre R$ 50 e R$ 120,00. Confira abaixo o elenco e regentes que apresentarão as récitas.

UM HOMEM SÓ

José Rodrigo Esteves

Mariana / Rita / Velha Luciana Bueno

Operário N. 2 / Alcides Saulo Javan

Médico / Sorveteiro / Cobrador Miguel Geraldi

Padre / Operário N. 1 / Dono Rubens Medina

AINADAMAR

Margarita Xirgu – Marisú Pavón

Federico García Lorca – Luigi Schifano

Nuria – Camila Titinger

Ruiz Alonso – Alfredo Tejada

Niña 1 – Carla Cottini

Niña 2 – Monique Corado

José Tripaldi – Rodrigo Esteves

Maestro – Rubens Medina

Torero – Miguel Geraldi

Ator – Jarbas Homem de Mello

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!