B!CultB!OffEntrevistasExclusivoMusicaisPelo BrasilPrêmios

Atores de “O Rei Leão” brilham no palco do Troféu Raça Negra 2014

Aconteceu na noite da última segunda-feira, 24, na Sala São Paulo, a 12ª edição do Troféu Raça Negra, um evento promovido pela ONG Afrobras em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, e que tem como objetivo reconhecer e valorizar pessoas que se destacam em diversas atividades pelo país, entre elas na cultura, na educação, e na política, exercendo assim um papel importante de exemplo e referência para a sociedade.

A premiação, comandada pelos mestres de cerimônia Lincoln Tornado, que atualmente vive o cantor Jair Rodrigues no espetáculo “Elis, a Musical”, e pela atriz Erika Januza, celebrou a trajetória de luta e vitória do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, representado por sua viúva, Graça Machel, grande ativista de Direitos Humanos, e que foi aplaudida de pé pelos convidados.

Considerado o “Oscar Negro do Brasil”, o evento contou com diversos homenageados, entre eles, o ator e cantor Tiago Barbosa, que vive o personagem Simba, no espetáculo “O Rei Leão”, em cartaz no Teatro Renault desde 2013, e que abrilhantou a noite por sua contribuição à arte e história de vida, concluindo assim o seu ano de 2014 com a conquista de dois prêmios, uma vez que já havia saído vitorioso da segunda edição do Prêmio Bibi Ferreira, na categoria “Melhor Ator Revelação”.

Me sinto honrado por saber que finalizo esse grande espetáculo desta forma. Foi um período de muito suor e trabalho, muita abdicação e muito foco. Fico feliz por saber que esse personagem ultrapassou o palco e trouxe vida e sentido para a vida de muita gente, conclui Tiago.

_MG_8249

Em um clima de festa abrasileirado, mas com influências africanas, Tiago subiu ao palco não somente para receber a estatueta, como também para apresentar dois números musicais típicos; Ao lado de outros companheiros do musical, o homenageado integrou o coral de brasileiros e sul-africanos, composto por Portia Solani Manyike (cover Raffiki), Letícia Soares, Max Grácio, Sipho Mlombile, Camila Freitas, Nokwanda Khuzayo, Letícia Cardoso e Giba Luiz, que deram um show no canto e na dança, contagiando a plateia.

_MG_8252

O evento, que por alguns era desconhecido, se tornou marcante especialmente para os três africanos envolvidos, que deixarão o país assim que a temporada paulistana do espetáculo chegar ao fim.
Os simpáticos e talentosos membros do “Swilombe Group”, criado especialmente para o Troféu, poderão levar na bagagem uma lembrança de peso, com uma importância bastante particular, e a assessora intermediadora, Luanda Bueno, conta como se deu essa oportunidade.

“A ONG Afrobras, em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, entrou em contato com a T4F através do Troféu Raça Negra para convidar uma parte do elenco do musical ‘O Rei Leão’ à se apresentar no evento, mas por N questões internas, a solicitação foi negada.
Através do meu contato, pois já resolvia alguns assuntos referentes ao Tiago, eles mudaram a ideia de levar uma parte da apresentação do musical ao evento e solicitaram a intermediação para convidar os sul-africanos a fazerem uma homenagem a Nelson Mandela.
Após algumas reuniões, acertos de detalhes, de integrantes e escolha de músicas, os ensaios começaram, realizados ora na Universidade, juntamente com o Coral Zumbi dos Palmares, ora em hotel somente com os cantores e dançarinos.
A porta-voz do elenco, Portia, foi quem coordenou tudo, os integrantes, as canções, roupas e acessórios da apresentação, e no dia do evento, estavam todos felizes e ansiosos, pois como nunca haviam participado deste evento, que tem como escopo principal pessoas da sua etnia, e o peso de homenagear um ativista de seu país, a responsabilidade para eles era enorme com relação a qualidade da apresentação – que foi perfeita”, explica Luanda.

O B! acompanhou com exclusividade a turma da Savana, e conferiu de perto os bastidores dessa grande noite. Veja!

Veja a cobertura na íntegra em nossa página no Facebook.

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Fantástico! Parabéns B! por nos trazer o brilho deste momento em mais uma matéria sensacional! Vida longa ao Prêmio e que mais e mais pessoas maravilhosas, como o Tiago, possam ser homenageados por sua trajetória brilhante e inspiradora!

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!